Dúvida – Quais os requisitos mínimos para trabalhar em offshore?

posted in: Duvidas | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oi meu nome é Felipe tenho 17 anos , vou cursa o ultimo ano do ensino médio.

Gostaria de ser piloto de offshore

Tenho dúvidas em qual curso fazer que é de piloto comercial ou qual , qual aeronave eu preciso fazer as horas de voo, quantas horas de voo é preciso pra me forma, depois de formado posso trabalhar já ou tenho que fazer mais horas de voo pra poder trabalhar, também que for preciso posso vira instrutor de voo para atingir essas horas

Grato.

Felipe.

Nossa resposta

Felipe,

Para responder à sua pergunta, encaminhei-a para a sra. Jovilde Calisctil, que é checadora da escola Vertical em Jundiaí, e da Go Air-SBMT. Segue abaixo a resposta dela:

“Olá! Para voar offshore, a carreira tem o mesmo começo: PPH, PCH e IFR. Hoje, as companhias offshore exigem um mínimo de 500 horas de voo. Normalmente, o PPH é feito em R22, que é a aeronave mais comum nas escolas, e tem a melhor relação custo/beneficio. Da mesma forma acontece com o PCH.

Para fazer as horas de voo necessárias ao PCH, um caminho é fazer o INVH e conseguir uma vaga de instrutor numa escola. Faça as horas trabalhando e ganhado experiência. Quanto ao IFR, depois da prova, é preciso o treinamento em simulador e em R44 IFR, mas o check prático precisa ser numa máquina biturbina ou simulador C, com motion e homologado pela ANAC. Depende muito do mercado: companhias aceitam o IFR apenas teórico quando precisam de pilotos. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços e bons voos,

Jovilde”

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes