O avanço tecnológico pelo mundo inteiro é assustadoramente rápido. Muitas coisas possuem relativamente poucos anos de existência, mas já é possível perceber a tecnologia sobre essas coisas. Onde já se viu, por exemplo, utilizar um celular para pagar passagens de ônibus urbanos pelas cidades?
Na aviação, que é nosso foco, percebemos os avanços em poucos meses. Impressoras 3D fizeram parte da construção de um dos aviões mais modernos já criados. Diversas coisas, no entanto, visam a facilidade e principalmente a segurança, algo muito exigido para todo tipo de equipamento.
Na Alemanha, por exemplo, a fabricante E-volo tem realizado testes com helicópteros elétricos, que podem ser controlados de forma remota. Mas não se trata de helimodelos elétricos, e muito menos drones. Eles criaram esse equipamento para alocar duas pessoas, a fim de voarem de forma mais segura e ecológica.
O Volocopter, como é chamado, promete ser de baixo custo (R$ 750.000,00), e já está sendo preparado para a linha de produção em série, com base no modelo testado. Já existem diversos pedidos pelo mundo todo. Se a linha de produção vingar, o investimento no desenvolvimento – que foi da ordem de 4 milhões de Euros – será compensado rapidamente.
Durante os testes, o Volocopter voou por vários minutos, atingindo uma altura de 22 metros. A empresa afirma que o equipamento é silencioso, e não tem vibrações perceptíveis durante o voo. Na questão de segurança, a empresa afirma que não há espaço para erro humano, já que só há um joystick para comando, e o computador de bordo auxilia no resto.
De acordo com a empresa, ele pode alcançar até 70 km/h, mas por enquanto ainda possui a autonomia limitada em 20 minutos. Há ainda um estudo para um sistema de propulsão híbrida. Seu peso totaliza 300 kg, sendo que 100 kg é o peso da bateria que fornece energia para os motores.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=CzP0Zqxam7E]
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015