Esperar pelo pior nem sempre é pessimismo

Muitas pessoas acham que imaginar uma situação ruim, antes de um voo longo ou rotineiro, é algo que traz má sorte ao voo. Não veem isso com bons olhos, mas a coisa não é bem por aí. Saber cair também envolve conhecer sua aeronave, o terreno sobre o qual você vai voar, bem como os recursos que você terá à mão. Resumindo, é saber tudo sobre o seu voo, e entender que quanto mais você estiver familiarizado com esses dados, mais chance de sobrevida e preservação da aeronave você terá.

Temos como exemplo o caso que ocorreu com o voo da US Airways, onde o comandante decidiu por pousar a aeronave no rio Hudson após uma falha nos dois motores. Ao contrário do que leigos pensam, a decisão não foi por conta do comandante conhecer pouco a região ou os aeroportos em volta, mas sim exatamente pelo contrário. Ele, um comandante com 57 anos de idade, se preocupou em conhecer o local que voava, e em pensar numa possível emergência naquela área. Ele sabia onde ficava cada aeroporto na região, e que não seria possível levar a aeronave até eles. Parece perturbador, mas numa entrevista, ele disse que uma das primeiras coisas em que pensou foi no pouso no rio, apesar do risco.

Perceba então que saber cair envolve três aspectos primordiais: o antes, o durante e o depois. Obviamente, o antes e o durante são os mais importantes. Eles determinarão sua sorte e, se você falhar no “durante”, o antes fará uma grande diferença. Se o piloto conhece bem sua aeronave e preparou-a de forma correta e concordante com suas limitações ao voo, embora fique nervoso e erre alguns procedimentos, não correrá o risco de entrar em estol repentino ou perder o controle da aeronave. O piloto, de certa forma, vai estar protegido pelo prévio planejamento do seu voo, seja por escolher o lugar para pouso, ou lidar com a aeronave e com o tempo presente. Obviamente que o “durante” conta muito. No entanto, isso vai ser assunto pra os capítulos posteriores.

A partir dessas ideias e exemplos, percebamos também que é mais fácil julgar do que entender como seria saber cair. Pensando mais sobre a frase dita pelo filho do piloto desaparecido, “meu pai sabe cair”, acredito que ele quis dizer duas coisas: que seu pai tinha muita experiência de voo naquela região, mas também que sabia lidar com a aeronave que voava. Ou seja, ele tinha larga vantagem sobre uma situação adversa, pelo fator “antes” do saber cair.

Acredite, isso não precisa ser exclusividade de quem somente já passou por uma emergência. A experiência é o produto mais caro que você pode adquirir na aviação. Minha dica? Economize.

Eduardo Mateus Nobrega
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