Estou muito velho para começar na aviação?

posted in: Alexandre Sales, Textos | 42

Então senhores, através das estatísticas do blog, vejo que muitas pessoas chegam até o Canal Piloto pesquisando nos sites de buscas dúvidas como “Qual a idade máxima para ser Piloto de Linha Aérea”, “Estou velho demais para a aviação?”, “Qual a idade máxima para ser piloto?” e etc

Atualmente nós vemos que a maioria do pessoal que está começando na aviação tem entre 17 e 21 anos, e sabendo disso, algumas pessoas com uma idade mais avançada ficam com receio de se podem ou não começar a formação levando em conta a sua experiência de vida.

Então vamos à explicação que irá tirar algumas dúvidas:

A primeira coisa que temos de levar em conta é o cargo que você tem em mente, pois algumas pessoas tem como objetivo final e sonho absoluto a profissão de “Piloto de Linha Aérea”, então quando estes falam “Quero ser Piloto de Avião”, elas querem dizer na verdade “Quero ser Piloto de Linha Aérea”.

Por outro lado, outras pessoas são como eu, que só querem voar, independente do cargo, aeronave ou empresa, essas pessoas se sentiriam realizadas com qualquer tipo de cargo: Piloto de Malote, Piloto Agrícola, Piloto de Táxi Aéreo, Instrutor de Voo, Co-Piloto de Aviação Executiva e etc.

É importante dizer que nenhum desses dois grupos são diferentes no sentido de importância ou humildade, cada pessoa tem o seu objetivo dentro da aviação e devemos correr atrás desse sonho.

Analisando esses dois grupos, temos de levar em conta mais um fator antes de dar a resposta, esse fato é a “Situação do Mercado de Trabalho na Aviação”.

Um tempo atrás a aviação comercial no Brasil sofreu um dos seus piores momentos, com a falência de algumas grandes Linhas Aéreas o mercado estava muito retraído, o que acarretou em: Aviadores se formando, número de vagas diminuindo, e Pilotos da ativa sendo demitidos e voltando para cargos menores, ou seja, muitos pilotos e poucas vagas. Houve casos até de pilotos renomados de Linha Aérea tendo de voltar a dar instrução de Paulistinha nos Aeroclubes para assim poder pagar o sanduíche de presunto de cada dia.

Atualmente (Julho de 2011), a aviação está na situação oposta, o mercado está mais aquecido e quem se forma hoje já sabe que o primeiro emprego não vai demorar para aparecer (se o piloto tiver uma boa formação é claro). As empresas, tanto de Táxi Aéreo, Aviação Executiva, Aeroclubes e Linhas Aéreas, estão em expansão, ou seja, os aviadores que se formam, estão sendo promovidos em um espaço relativamente curto de tempo, portanto os pilotos do mercado estão concentrados nos cargos mais altos da aviação, e assim: Estão faltando pilotos para a aviação de base. Se você está lendo esse texto muito após a data de publicação, provavelmente o cenário pode já ser outro. Viu como o mercado muda?

Voltando ao assunto, a atual falta de pilotos na aviação de base pode ser visto claramente nos aeroclubes, na maioria deles muitos alunos estão tendo dificuldades para marcar aulas de voo, não por falta de dinheiro ou por falta de aeronaves e sim por falta de instrutores.

Finalizando esse ponto aproveito para alertar, quando você escutar em matérias sensacionalistas de TV a frase “Está/irá faltar pilotos”, entenda isso como “Estão faltando pilotos qualificados” ou “Estão faltando profissionais qualificados em certo setor específico”, como o setor de instrução citado anteriormente. Ou seja, não leve essas frases de TV ao pé da letra.

Além de tudo isso, outro fator importante é o tempo de formação: Se você está lendo essa postagem por se achar um pouco velho para começar, provavelmente você já deve ser formado e está trabalhando em outra área. Isso é um fator valioso, pois assim você já tem o seu “$$$ Pé de Meia $$$”, e pode se formar mais rapidamente, coisa que os mais novos nem sempre podem fazer justamente por falta de capital.

Então senhores, sabendo de tudo isso vamos à uma breve análise:

Levando em conta que você, assim como eu, só quer voar, independente do cargo ou aeronave, sabia que na maioria dos lugares, não existe idade limite pra você. Há casos de pessoas que se formam na casa dos 40 anos, mas conseguem um cargo como instrutor, piloto de malote/carga, co-piloto de aeronave de pequeno porte e etc. Pois vendo o mercado atualmente, se você tiver o seu CHT, CMA e etc de Piloto Comercial, nenhuma empresa da aviação de base irá lhe dispensar só por causa da sua idade.

Agora quanto ao futuros Pilotos de Linha Aérea, se você quiser começar a se formar na aviação hoje (Julho de 2011), e você quer ser SÓ Piloto de Linha Aérea durante o auge de sua carreira, sabia que a casa dos 30 anos é meio que um limite para você. Como eu disse, tudo varia com o mercado e a disponibilidade de pilotos, mas um piloto de 30 anos e com pouca experiência na aviação, nem sempre tem a vaga garantida nas Linhas Aéreas

(Logo abaixo, um video onde respondo duvidas, dentre elas o “fator idade”)

Por exemplo, se você tiver 25 anos, mas tem seu emprego em outra área, e pode se formar com agilidade, você tem mais chances do que alguém de 23 anos mas que poderá levar muito tempo para se formar pois não tem o seu capital garantido.

Um ponto que tem de ser explicado é que algumas pessoas falam, “Um dia fiz o voo de Linha Aérea e o piloto tinha uns 55 anos, então o mercado está aberto pra qualquer idade”. O X da questão é que ele está na “ativa” com 55, mas provavelmente ele está formado há vários anos, e por causa dessa experiência, mesmo com essa idade ele pode tranquilamente ser demitido e conseguir outro emprego rapidamente, levando em conta o mercado atual.

Então senhores, vamos a um pequeno conselho aqui, levando em conta que você é formado em outra área e está ganhando seu salário todo mês com esse outro trabalho, deixo aqui o exemplo de alguns grandes amigos meus: Alguns dos ótimos amigos que fiz na aviação, estão nesse cenário, estão formados em outra área mas desejam “migrar” para a aviação, apesar disso, estes não tem pressa, eles seguem a seguinte doutrina:

“Eu vou me formando e aproveitando as aulas de voo, se no fim da formação eu conseguir um vaga, irei mudar de profissão com todo prazer, mas se eu não conseguir por casa da minha idade ou por causa do mercado, sem problemas, eu tenho meu emprego anterior e tenho também o que eu mais queria: O direito de pilotar”

Então sigam esse exemplo e tenham cautela senhores, o mercado está aquecido mas não é qualquer um que consegue, dinheiro e vontade nem sempre são tudo na aviação, não confunda “agilidade” com “pressa”, essa euforia já impediu muita gente de seguir em frente.

Eu juntamente com os amigos citados acima gravamos um CP Cast (podcast em áudio) sobre o tema Idade na Aviação, recomendo fortemente que você escute essa 1h de conversa em áudio sobre o assunto – Clique na imagem abaixo, e ao final da postagem que se abrirá na nova janela, dê o “play” na postagem e escute a conversa:

Caso você tenha uma idade maior do que os exemplos do texto, não se desespere, são apenas exemplos, como foi dito tudo depende do mercado, atualmente ele está aquecido, nada impede que daqui a alguns anos ele fique ainda mais atrativo, por tanto você que está na incerteza atualmente, poderá ser um piloto muito requisitado daqui a alguns anos, portanto não desvie do seu objetivo seja ele qual for: Aviação geral ou Linha Aérea.

Então senhores, como vocês puderam ver, dependendo do seu objetivo final, não está tarde demais, o tempo pode ter lhe tirado alguns anos de vida mas lhe deu muita maturidade e experiência, duas coisas que são muito bem vindas na aviação, portanto analise a sua situação e veja se é viável, pois vendo o mercado nós sabemos que a hora de começar, é agora.

Nos vemos lá em cima.

Abraços

Sales

Redes

Alexandre Sales

Piloto Privado de Avião, desviando de urubus nos céus da Terminal São Paulo desde o primeiro voo
Redes
  • Dario

    Osca Lima Alpha!

    Cmt Sales!

    Estou com 38 anos, tenho meu emprego, sou policial militar no Paraná, mas meu sonho desde criança sempre foi o de ser piloto. Fiquei meio indeciso sobre meu sonho e a uns 3 anos atrás resolvi "meter a cara" em busca desse sonho. Fiz e chequei o PP, também fiz o teórico do PC e também já passei na banca, agora só falta juntar as horas pra pelo menos checar o PC visual para e garantir o INVA. Tá um pouco difílcil pela questão financeira e eu ter familia pra cuidar, mas vamos até o fim. Não sei se vou garantir um emprego na aviação. Pra mim não importa que seja, aviação geral, executiva , agrícola ou até mesmo instrutor de vôo, assim vou poder ensinar meu filho e colocá-lo nesse caminho. Assim já terá valido a pena realizado o meu sonho de voar.

    Abraço!

    • Rui

      Olá Dario,eu sou da Policia de Segurança Publica em Portugal.Como tu é um sonho de criança.Com a esposa Brasileira,pensei tirar o curso e trabalhar no Brasil.Poderias explicar-me como funciona o curso de piloto passo a passo no Brasil?
      Grato
      Rui

  • wellington lemes

    parabéns pelo seu trabalho abraço!

  • Sempre gostei de avião, no meu tempo de menino cheguei a caminhar a pé 15 km só para ver um aviãozinho pulverizar a lavoura de um fazendeiro da época, hoje eu tenho 54 anos e me divirto com aeromodelo e flight simulator rsrsrrs, uma vez ou outra vou a alguns aeroclubes ver os aviões de perto, e em uma desta visita aos aeroclubes conheci um piloto instrutor de voous que me encheio de ânimo, ele era músico e apaixonado por avião como eu, nunca tinha dinheiro também como eu rsrsrs, e somente aos 50 anos começou a pensar em colocar seus sonhos pra virar realidade, foi uma luta, ao 53 anos coneguiu o CCF e finalmente iniciar suas aulas praticas, hojé é piloto instrutor, nao ganha muito dinheiro mais o prazer de ser piloto e alegria de voar quase todo dia o transforma em um homem feliz e realizado, como meu sonho é só pilotar um avião acabei de iniciar a minha caminhada, vou conseguir? não sei, mais vou tentando até que alguém me fale, agora vc nao pode continuar rsrsrsr
    Abraço

  • juliano oliveira

    CMT SALES

    sou policial militar de sp e assim como o oscar tenho o sonho de ser piloto comercial, nunca vi um exemplo cair tao exato como caiu pra mim tenho 25 anos emprego fixo e vou fazer o que o senhor orientou vou fazendo o curso e manteno meu emprego conforme for dando certo e se reamente se tornar ua coisa viavel eu quero me tornar um piloto comercial.

    o sr poderia me indicar uma escola seria aqui de sp para curso de pp?

    obrigado cmt sales

    • Alexandre Sales

      Em SP tem várias comando, EACON, ABC Fly, Wings, Aeroclube de SP, e outras que não devo me lembrar agora. Veja no Google e compare todas, para assim escolher a melhor, a dica de ouro é não ir por impulso. Abç!

  • alex marconato

    parabens pelo seu trabalhao, desde pequeno sempre quiz ser piloto, mas sendo muito pobre e morando nas favela de ribeirao preto, a unica coisa que o brasil me ofereceu foi uma vida ruim, aos 14 anos minha mae me mandou pra italia, cresci to com 25 anos e graça ao teu trabalho e incentivo vejo que tudo é possivel, esta sendo um grande incentivo isso pra, o unico problema é que moro ainda na italia, mas mesmo assim ganho bem, vo ajunta um dinheiro e vou pro brasil fazer este curso, o meu medo era de ser velho de mais pra isso… mas meus objetivo é voar igual o teu… vc saberia me informar o preço total que sai entre curso de PP e PC??? as horas que eu faço de pp se pode somar aquela de pc pra chegar as 150 horas? ou preciso fazer 150+40?? parabens ainda e boa sorte na tua caminhada.

    • Alexandre Sales

      Fala comando

      As horas PP + PC saem entre 70 e 100 Mil reais (sim, vária bastante de lugar pra lugar)

      E sim, as horas do PP são acumulativas, assim, você faz PP (40) + PC (110)

      • alex marconato

        Atè Pra mim que moro na italia e consigo tirar 2.000 euro por mes é muito dinheiro 100.000 reais, tipo eu nao penso muito no dinheiro pq como eu disse, sou uma pessoa que gosta de seguir sonhos, mas a minha pergunta é '' depois de ter gastado tudo isso vou conseguir recuperar esse dinheiro gasto com o trabalho de piloto? vai ser facil achar empredo depois cheja daquilo que for na aviaçao?'' parabens ainda…

      • André Marmo

        Sales eu estou em um impasse justamente com essa questão de horas do PP+PC. Eu estou com 110 horas de vôo e estou acumulando para fazer o check de PC.
        No aeroclube um instrutor me informou que as horas do PP não poderia contar para PC, já que para o PC tem que ser hora EM COMANDO, e por você ser piloto aluno durante o PP não poderia contar.
        Enfim… estou tentando confirmar isso porque não acho justo exigirem 15 horas em comando para checar o PP e depois dizer que isso não vale para o PC.
        Abraço

        • Alexandre Sales

          É que as horas do PC tem de atender pré-requisitos amigo, não é qualquer tipo de hora que podem formar essas 110, vamos à um exemplo:

          Dessas 110 do PC, você precisa de 70h em comando (navegações visuais). Agora supomos o seguinte

          No PP você faz lá toda sua formação e pede seu voo de check, mas enquanto a data do voo de check não chega vc vai e resolve fazer 5h de voo a mais com seu instrutor para revisar as manobras: Essas horas são "duplo comando", ou seja, não contam como "hora em comando" para o seu PC

          Ai supomos que vc faça o voo de check e faça novamente mais 5h de voo: Agora você é checkado, tem sua CHT e seu CANAC, portanto você voou dessa vez como "piloto em comando" e pode contar essas 5h como "hora em comando" para o seu PC

          Solicite ao seu instrutor ai, a divisão certinha das horas, navegações, voos IFR e noturnos, ai você poderá se organizar

          Abs

  • Passei nos exame médico exigido pela anac aos 54 anos de idade no último dia 26, isso foi pra mim motivo de muita alegria, pois já havia comentado aqui, que meu sonho de pilotar um avião tinha ido de agua baixo, lógico que não vou ser piloto comercial, não vou buscar emprego em nenhuma empresa áerea, mais não me importa o que quero mesmo é voar por ai .

  • souza o-

    idade avançada pra começar ??? que nada…
    há menos que queira ser jogador de futebol profissional.

  • Ricardo

    Oi, como vai? Eu tenho 38 anos, sou advogado recem formado, (pois já iniciei outras faculdades mas só fui terminar Direito), e sou apaixonado por aviação. Estou iniciando curso de Comissário de Voo, e penso muito em, com esse dinheiro, iniciar o curso para piloto. Qual a possibilidade de almejar a carreira de piloto comercial? Desde já agradeço.

    • Alexandre Sales

      Essa tática é usada por muitas pessoas atualmente, e teoricamente é funcional. O lado bom disso é que você consegue o capital para o seu PP/PC e ainda conhece gente de dentro da empresa (Q.I.) – O lado ruim é que não é tão fácil conseguir vagas dependendo da temporada…

  • elder

    Olá, valeu pelo blog, meu nome Elder, eu tenho 43 anos, entrei na aviação a 3 anos atrás, já chequei PP, PC, LPQD e INVA já estou na casa das 600 horas, consegui emprego no próprio aeroclube onde fiz todos os meus cursos, estou começando a fazer o curso de piloto agrícola (cavag) e pretendo voar já na safra 2012/2013.Acho que a idade muitas vezes joga a nosso favor, por termos uma experiência de vida e de trabalho já acumulada em nossa vida, assim temos certeza de onde queremos chegar.Tive muitos colegas muito mais jovens que eu, lutando pelas mesmas vagas, mas uma coisa eu tenho para dizer; "todas as oportunidades que apareceram p/ mim eu as peguei, e dei o máximo para que todas atingissem o objetivo de quem me deu estas oportunidades. Vejo a aviação como um sonho, e neste pouco tempo em que estou nela, uma coisa é certa, que só fica nela quem é apaixonado por estas máquinas voadoras, e tiver muita força de vontade para encarar tanto as partes teóricas e práticas. Se alguem quiser uma dica de uma escola, eu com toda a certeza indicaria o AEROCLUBE DE CARAZINHO RS, onde p/ quem quer seguir na aviação esta escola dá as oportunidades que no inicio são as de maior importância.

  • Evandro

    Opa, to vendo que o pessoal fala muito sobre fazer o curso completo nos EUA. Será que em países tipo Chile, Bolívia e Argentina o curso possa ser encarado como no mesmo nível do Brasil?
    Moro numa capital onde não tem o curso pra PPH, então queria ver se tem como tirar fora do Brasil, pois moro em região de fronteira.

  • Luis Carlos Santos

    Inicialmente, parabéns, pelo documentário,. Tenho 45 anos e estou cursando o PP, tenho como foco ser piloto de malote, co-piloto de aeronaves de pequeno porte ou instrutor. Aproveitando uma desses oportunidades. Foi importantíssimo o foco da reportagem, pelo fato de muitas pessoas nos desistimularem, estou mais confiante agora. Abraços Luis Carlos

  • J.L

    Comando Sales tudo bem??…tenho 28 anos e estou cursando manutenção aeronautica de aviões e helicopteros pq não tinha dinheiro para as horas de voo, meu sonho é ser co-piloto da aviação executiva ou do taxi aéreo.

    Vc acha que tenho chances de conseguir um dia ser piloto ?…

    • Alexandre Sales

      Amigo, a resposta é exatamente o texto dessa postagem, você leu?

  • Gunnar

    Não concordo com a parte do texto onde diz:

    "Agora quanto ao futuros Pilotos de Linha Aérea, se você quiser começar a se formar na aviação hoje (Julho de 2011), e você quer ser SÓ Piloto de Linha Aérea durante o auge de sua carreira, sabia que a casa dos 30 anos é meio que um limite para você. "

    Sei de casos de pessoas com 49 anos entrando na linha aerea. Meu instrutor de vôo entrou na linha aerea com 32/33. Conheço outros casos de pessoas com mais de 40 entrando na linha aerea justamente pela experiência de vida, como se portar no trabalho, maturidade e responsabilidade. Tem que ter muito cuidado ao colocar números em um texto como esse, porque através desse texto, você pode incentivar ou desmotivar várias pessoas, e para elas a aviação é um sonho. Claro que quanto mais velho mais dificil, mas cabe a cada um tentar realizar seus sonhos.

    • Alexandre Sales

      Sim, você está certo. A idade citada no texto na verdade é uma média, não um marco. Abs

  • jéssica

    oi, tudo bem meu nome é jéssica, tenho 16 anos ,
    e gostaria de ssaber como dar o pontapé inicial, nesta carreira,?
    sou de familia pobre do interior de São Paulo, e pelo que pesquisei é muito caro para ser piloto….

  • Rui

    Olá Alexandre,depois de eu chegar ao Brasil com a licença faa (muito mais barato do que em portugal) há muitos gastos para converter em licença Brasileira?Também gostaria de saber se já acabaram com aquela lei que dizia que a profissão de piloto é reservada a cidadãos Brasileiros.Muito obrigado pela ajuda que está a dar a todos.

  • Rui

    Porque apagaram todos os comentários?

  • Marcus

    Caro Sales:
    Agradeço as motivadoras palavras. Estou com 41 e resolvi por em prática um sonho de criança que é voar. Me aposento daqui a 8 anos e espero realmente me encaixar na Aviação pois acho que ainda tenho muito tempo e disposição para dar minha força na aviação (seja na Geral oa até Linha Aérea) de qualquer forma muito obrigado.
    E Como você mesmo saudou no final, nos vemos, em brave, nos céus.
    Abraço
    Marcus

  • Alexandre Neves Lopes

    Ótimos conselhos, Sales. Mandou bem. 32 anos.

  • disqus_6EZGNawi0j

    Boa noite, Sales!

    Mesmo que já tenha se passado um tempo com relação a sua publicação, conforta-me saber que existe sim essa possibilidade de buscar nosso sonho, independente da idade.

    Para vc ter uma idéia, é só eu entrar num aeroporto, meu sangue começa a agitar…é uma paixão adormecida e hoje, depois de um passeio de helicóptero de 4 minutos pela primeira vez, eu me convenci que é isso que eu quero fazer, pilotar!!
    Já passei dos 40 e tenho certeza que em breve estarei no “meio”, fazendo o que gosto de verdade.

    Abraços,

    Cris

  • rssc

    E vendo todos esses depoimentos, foi a mesma coisa de tomar uma injecao de animo novamente. Tenho 30 anos, casado uma filha, passei dois anos consecutivos em vestibulares para ciencia aeronatica e nunca consegui custear curso. Depois fui para aeroclube fiz teorico do PP e nao consegui ate hoje fazer as horas. MAS uma coisa eu digo, esse ano 2013 vou dar novo paco desta vez definitivo. Acredito que as vezes as coisas nao acontecem e porque nos temos medo de infrentar situacao onde todos falam nao ser pra gente, mas isso e passado, muitos chegaram la, e todos somos dotados da mesma inteligencia. O dinheiro pode acelerar processos mas jamais e mais importante do que a forca de vontade para correr atras daquilo que se almeja. Abc forte a todos..e que esse sonho jamais finde, pois nao nos tornamos pilotos, ja nascemos com esse sentimento, e isso e o que importa.

  • Olá , tenho 53 anos, estou em forma fisicamente e psicologicamente .. tenho chances de ser um piloto comercial… Por onde começo ??

    • Toda as respostas estão no texto amigo, leia novamente e veja os links

      • Marcelo Post

        Olá Sales,

        Sou de Curitiba, qual escola vocês poderiam indicar uma boa escola de aviação aqui de Curitiba?

  • alexandrerusso3@gmail.com

    Olá Sales, tudo bem ?

    Bom, sou Alexandre, tenho 28 anos e penso parecido com seus amigos. Sou formado e trabalho em outra área, porém quero o direito de pilotar. (PP) Se um dia aparecesse uma oportunidade para trabalhar voando seria realmente um sonho, mas juro que me contento em voar com a família e amigos como hobby. Gostaria de saber se a hora de voo com a família ou amigos custa a mesma hora de quando você está fazer as aulas práticas. Por exemplo, hoje sou piloto privado formado e quero voar no final de semana com amigos, o valor da hora de voo custaria a mesma de quando estava fazendo o curso ? Obrigado pelos inúmeros videos. Assisti quase todos. Rs

  • Rosemary de Fátima Cassani Tei

    Olá Sales !! Quando menina queria pilotar caça, mas não era permitido. Hj não tenho mais idade. O que me restou foi a Aviação Civil. Amo dirigir, então piloto o meu carro sonhando que é um avião. Rsrs
    O que eu gostaria de saber de você, é se posso ainda trabalhar como piloto ?? Existe mercado pra mim ?? Mulher e com mais de 40 anos ??
    Me ajuda por favor !!! Fazer o PPA e PCA é um investimento alto, mas eu consigo. Mas do que irá adiantar se eu não puder fazer nada ??

  • Rafael Vergani

    Alexandre. Parabéns pelo seu trabalho.

  • ANTONIO CARLOS DONDÉ

    Cambio!
    Sou piloto agricola a 22 anos com muitas horas que nem anotei mais na minha CIV.
    Mas com certeza mais de 5.000 horas. Nesse tempo graças a Deus consegui constituir uma empresa e a ter meus 4 aviões. Mas, com 52 anos já fiz minha parte no agricola. Estou vendendo os agricolas e mudando o tipo.
    Quero explorar o turismo e taxi aéreo. Já me mudei pro sul, Porto alegrte e estou vendo a possibilidade de colocar um hidro 206 ou similar no guaiba. Parar de voar jamais. Está no sangue. Mas se pudesse pilotar um 737 eu voaria com o maior prazer. Grande abraço a todos e céus de brigadeiro.
    Cambio!

  • kelly Abreu

    Essa é a minha dúvida, sou Kelly Abreu tenho 26 anos em novembro faço 27, mas desde de nova gostaria de ser piloto, mas meus país nunca poude me ajudar, eu tive uma oportunidade de estudar linguas na Alemanha, faz 8 meses que estou aqui, mas eu fui porque já uma oportunidade de ter idiomas ja pensei para ser piloto, mas eu quero saber com a minha idade eu posso ainda ser. Vocês podem me esclarecer isso por favor.
    obrigada!!!

  • Marcelo Ferreira

    Uma vez fiz esta pergunta a um instrutor (eu comecei a voar PP já bem tarde): ainda tenho chance de ingressar em uma companhia aérea, ou mesmo executiva, com minha idade? Ele respondeu algo que até hoje me motiva: se você fosse dono de uma aeronave que vale milhões, a colocaria nas mãos de quem? De um menino, ou de um homem maduro, experiente e muito mais responsável? Isto não significa que os jovens não possuam estas características, mas estes fatores estão sim muito mais presentes na vida daqueles com mais horas de existência. E faz diferença sim!