Europrop minimiza problemas sofridos pelo motor do A400M

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A Europrop Internacional, fabricante dos motores do cargueiro militar da Airbus A400M está confiante que o problema nos motores que impediu o avião de se apresentar em voo durante a Farnborough 2012 sem resolvidos. Além disso, o problema não ameaça a entrada em serviço do primeiro exemplar, prevista para o ano de 2013.

Nos dias que precederam o show, um sistema de diagnóstico detectou barulhos metálicos anormais em um dos motores do primeiro A400M padrão de produção, o MSN006. De acordo com o presidente da Europrop, Simon Henley, afirmou que o barulho significa a deterioração em um dos rolamentos do motor.

A Europrop acredita que a ocorrência de deterioração em um motor TP400, que equipa a aeronave, que possui poucas horas de voo, indica uma eventualidade com a falha do rolamento, ao invés de uma falha mais grave e frequente.

Porém, Henley afirma que a Airbus Military decidiu exibir o avião em uma exposição estática como medida de precaução, ao invés de sujeitar o avião à esforços adicionais, que poderiam comprometer sua segurança. Entretanto, a análise está sendo conduzida no motor suspeito, de acordo com Simon. Problemas de motor também impediram o avião de se exibir em voo durante o show aéreo do ano passado, em Paris, na França.

O problema de vibração recente envolveu um motor de desenvolvimento, e não um motor de produção. “Nós estamos a um par de semanas longe de um teste final para provar isso”, observa Henley.

Para verificar a fonte de vibração, a caixa de velocidades foi modificada para ser acoplada a um equipamento de teste, em Turim, Itália. O equipamento, desenvolvido originalmente para investigar os problemas de ressonância iniciais em 2011, foi trazido de volta em ação para este evento, afirma Henley. “Nós alteramos o equipamento para colocar nas engrenagens novas, e nós sabemos que temos a causa”.

As questões recentes “não deve diminuir a partir do fato de que tivemos muito poucos problemas. Os pilotos estão muito satisfeitos com a receptividade, e nós entregamos a penúltima versão do software de controle do motor”, Henley afirma, acrescentando que a carga final é “na faixa” para entrega no final do ano.

EPI também está trabalhando com os elementos finais do contrato de suporte a serviços com a força aérea francesa, que está definido para pegar o primeiro A400M março de 2013. Junto com a Airbus, EPI diz que está agora a começar as negociações com os mesmos países seguintes na linha: Turquia, Reino Unido e Alemanha.

Por Antonio Ribeiro

Renato Cobel
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