Quem já jogou o famoso GTA V sabe de que aeronave estamos falando! Hoje é aniversário do Aero L-39 Albatros. Faz 46 anos que ele realizou seu primeiro voo. Essa aeronave tem servido mais de 30 forças aéreas em todo o mundo, exercendo na maioria das vezes funções como aeronave de instrução.
Ele é alimentado por um único motor soviético Ivchenko AI-25TL, com capacidade de gerar 3.792 lbf. A angulação de sua asas permite que ele seja muito manobrável. Seus sistemas secundários são alimentados por sistema hidráulico, enquanto os primários são alimentados por sistemas elétricos. Sua tolerância em G vai de +8g a -4 g.
Na região caucasiana da Abecásia, em 2008, diversos drones georgianos foram abatidos por forças separatistas locais. Estas alegaram que um de seus L-39, equipado com mísseis, havia abatido um Hermes 450 não tripulado, que realizava missões de reconhecimento pelas regiões de Abecásia.
A Força Aérea Síria tem um número significativo de aeronaves L-39ZA para ataque leve. Em 2012, durante a Guerra Civil Síria, L-39s foram rotineiramente empregados contra forças rebeldes. Mesmo assim, alguns L-39 foram abatidos por antiaéreos terrestres. Em outubro de 2014, insurgentes destruíram pelo menos um L-39 em solo na Base Aérea de Al-Nayrab, após dispararem um míssil TOW.
Além do uso militar, algumas versões mais recentes foram convertidos para o uso civil, podendo ser encontrados em posse de colecionadores e pessoas com dinheiro o bastante para manter e sentir a sensação de tripular um caça de combate. Podem ser encontrados principalmente nos EUA.
Em 2012, um total de 255 L-39s estavam registrados na FAA, além de quatro registrados no Canadá. Várias equipes de exibição aérea – como os Patriots Jet Team, que possuem 6 L-39s, a Breitling Jet Team, com 7 unidades, e o Black Diamond Jet Team, com 5 L-39s – fazem parte da lista, e com o investimento privado, participam de vários shows aéreos.
Além disso, existem também vários L-39s disponíveis para passeios em países como República Checa, França, Alemanha, Espanha e EUA. Estes L-39s são, na maioria das vezes, encontrados nas mãos de particulares, como citado acima. Porém, alguns também pertencem a órgãos governamentais, tais como em Vyazma, na Rússia, que também realiza o mesmo tipo de serviço.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015