Esta bela máquina pode não ser muito conhecida por nome, mas garanto que você já a viu em alguma foto. Hoje ela completa não só 59 anos do seu primeiro voo, mas sim 59 anos de história.
Este helicóptero tem um design um tanto quanto estranho, mas foi o primeiro a conter um motor com uma turbina a gás da história, já que normalmente eram equipados com motores convencionais a pistão bem mais pesados.
Seu uso principal foi para fins militares, sendo empregado para observação, fotointeligência, salvamento aéreo-marítimo, e formação de novos pilotos. Também chegou a levar mísseis anti-tanque (Nord SS.11) e até torpedos teleguiados. Foi o primeiro helicóptero no mundo a ser equipado com munições anti-tanque.
Já na área civil, ele foi muito utilizado para evacuação (utilizando duas macas do lado externo), pulverização e um guindaste voador, limitado a apenas 500 kg.
Em 1955, o Alouette II estabeleceu um recorde de altitude para um helicóptero, chegando a voar 8.209 metros (26.926 pés). Em 1958, este recorde foi quebrado pelo mesmo modelo, chegando a uma altitude de 10.984 metros (36.027 pés).
Essas máquinas são equipadas com um motor Turbomeca Artouste. A título de curiosidade, este motor foi concebido originalmente para ser utilizado como APU, mas foi convertido e transformado num motor de propulsão para asas rotativas, dando a este helicóptero 400 cv de potência. Como APU, ele alimenta o Handley Page Victor, o Kawker Siddeley Trident e o Vickers VC-10.
Estes helicópteros fizeram história também por seus resgates em locais de difícil acesso. Em 1956, uma destas unidades permaneceu por um bom tempo nas primeiras páginas dos jornais, como notícia principal ao se tornar o primeiro helicóptero a resgatar um alpinista no meio de uma montanha, a mais de 4 km de altitude. O alpinista havia sofrido uma parada cardiorrespiratória.
Em 1957, ele foi requisitado para resgatar uma tripulação de um Sikorsky S-58, que caiu enquanto realizava buscas para resgatar dois montanhistas no Mont Blanc.
Estes helicópteros foram utilizados em mais de 80 países, sendo 47 deles em forças armadas. Foi produzido sob licença pelo Brasil, Suécia, Índia e EUA, com um total de 1.500 Alouettes produzidos entre 1955 e 1975.
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