Hoje daremos início a série “First Flights”, que nada mais é do que uma “comemoração” ao aniversário do primeiro voo de determinada aeronave que fez história de alguma forma.
Hoje não poderia ter sido um dia melhor para dar início a esta série, se nã
o fosse falar da primeira aeronave “widebody” birreator da história da aviação, bem como a primeira aeronave produzida pela Airbus S.A.S., o Airbus A300.
Completando hoje 41 anos, o primeiro protótipo do A300 voou no dia 28 de outubro de 1972, após a homologação pelas autoridades francesas e alemãs, em Março de 1974, as primeiras unidades foram entregues à Air France.
Com capacidade de transportar até 280 passageiros com a configuração “widebody”, o A300 foi projetado para voos de médias distâncias, vendendo cerca de 900 unidades pelo mundo à fora.
Em suas versões, o A300B2 foi o primeiro a ser lançado. Posteriormente, foi lançada uma versão com melhor aerodinâmica, conhecida como A300B2-200, ou somente A300-200. O A300B4 foi a última versão, lançada em 1980, com capacidade para 266 passageiros mais 32.900 libras de carga e autonomia de 7.700 km sem escalas tendo, segundo o fabricante, um custo operacional 9% mais baixo que seu competidor da época: o Boeing 767.
No Brasil, os principais operadores desta aeronave foram a VASP, VARIG e Cruzeiro, utilizando o modelo A-300B2 e B4/200 em rotas nacionais e continentais. A VASP foi a pioneira no uso dessas aeronaves na América do Sul e fez muito sucesso na rota São Paulo – Brasília – Manaus. Infelizmente, hoje os que ainda restaram inteiros, estão apodrecendo no Aeroporto de Congonhas.
Atualmente, muitos dos A300 que já operaram em toda parte do mundo, foram convertidos para a versão cargueira, ainda sendo utilizadas por operadores como DHL, UPS e FedEx.
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