First Flights: Bombardier Dash 8

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Completando 31 anos hoje, o Dash 8 foi conhecido anteriormente como de Havilland Canada Dash 8, ou DHC-8. Este turboélice de médio alcance, produzido pela Bombardier Aerospace, possui mais de 1000 exemplares construídos até hoje. O desenvolvimento desta aeronave teve início na década de 70, com um investimento pesado da de Havilland no projeto da Série 7, buscando uma aeronave com um desempenho de curto alcance, área onde esta empresa já era especializada.

Inicialmente, a de Havilland projetou uma aeronave para a série 7 com quatro motores de média potência, e com grandes hélices para operar em aeroportos pequenos. Como a maioria das aéreas regionais estavam interessadas em custos operacionais de baixo desempenho, a de Havilland optou em projetar essas aeronave com dois motores.

A chegada do Dash 8 aconteceu num momento bem vantajoso, onde a maioria das aéreas estavam passando por um processo de adição de novas aeronaves. Houve, por conta disso, uma grande expansão nas indústrias aeronáuticas nos anos 80.

Como a geração de aviões regionais em operação na época era ultrapassada, com aeronaves dos anos 50 e 60 já se aproximando da aposentadoria, a de Havilland tinha como “dever” projetar aeronaves suficientes para atender à demanda de substituição. Infelizmente, porém, não conseguiram dar conta dessa responsabilidade.

Com o crescimento da demanda por aeronaves regionais nos anos 90, a de Havilland conseguiu responder com melhorias em seus projetos, tendo como sua principal concorrente a ATR série 50-70. A versão Q400 da de Havilland saiu com vantagem ao alcançar uma velocidade de cruzeiro perto da maioria dos jatos regionais, e com motores que necessitam de manutenções com menos frequência.

Podendo ser equipado com motores PW120A/PW121, PW123 ou PW150A, esta aeronave pode acomodar até 86 passageiros e voar com um teto operacional de 27.000 pés, com um alcance de até 1.567 nm a uma velocidade máxima de até 667 km/h.

Andrews Claudino