O aniversariante do dia é o Convair B-58 Hustler, o primeiro bombardeiro pesado supersônico da história. Completando hoje 57 anos de idade, permaneceu em serviço por apenas 10 anos.
Em 1956, o Hustler quebrou vários recordes mundiais de velocidade e distância. Foi um dos mais ambiciosos aviões de combate criados na época, com cápsulas para a tripulação de três homens sentados em tandem, em cabines individuais.
Em terra, este modelo se destacava pela altura de seu trem de pouso, desenhado para dar lugar à enorme cápsula que transportava uma arma nuclear, e grande parte do combustível para as missões a grande distância.
Foram criados dois protótipos XB-58. Em seguida, surgiram outros 28 aviões YB-58B para voos de testes. Posteriormente, alguns foram transformados em aviões estratégicos de conhecimento. O bombardeiro operacional era o B-58A, do qual foram fabricadas 86 unidades. Estas tinham a possibilidade de transportar um compartimento duplo, onde o maior continha combustível, e o menor, vários sensores avançados ou armas.
O Hustler foi o primeiro bombardeiro da história a quebrar a barreira do som. Entretanto, era complexo demais de ser mantido. Seu alto consumo e custo de manutenção o tornavam uma aeronave muito dispendiosa. Por isso, seu projeto durou pouco, sendo aposentado em janeiro de 1970.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=saeejPWQTHw]
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015