First Flights: Eurocopter EC130

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Hoje é aniversário do Eurocopter EC130. Completando apenas 15 anos, ele não possui tantas mudanças ou novidades, mas foi muito bem aceito para o uso de transporte de empresários, bem como em operações policiais, como tem sido utilizado no Paraná. O EC130 foi desenvolvido a partir do Eurocopter AS350 pelo Grupo Eurocopter – ou Airbus Helicopters, se preferir. Então, podemos dizer que ele é uma variante do AS350 B3, com um corpo mais largo e com a diferença do rotor de cauda “fechado”.

Esse tipo de rotor de cauda, em comparação com o AS350, diminui o ruído em até 50%. Foi concebido para o seu primeiro operador, a Blue Hawaiian Helicopters. O EC130 possui uma cabine mais espaçosa com uma excelente visibilidade externa, sendo capaz ainda de acomodar até sete turistas.

Por conta de sua grande cabine, ele tem se tornado muito popular dentro do serviço aeromédico, onde pode acomodar uma ou até duas macas. Sua variante EC130T2 também tem sido bem aceita para este serviço.

O T2 possui algumas atualizações em comparação com o 130, recebendo motores mais potentes, os Arriel 2D, além de modernização na caixa de transmissão principal, incorporação de um sistema ativo de controle de vibração, melhoria no sistema de ventilação e desembaçamento, estrutura interna da cabine redesenhada com piso plano, e muitas outras mudanças.

O motor do T2 é 10% mais potente que o do modelo anterior, com menor consumo de combustível. Essas novas tecnologias aumentaram o intervalo entre as revisões gerais. O EC130 possui uma nova geração de ar condicionado, e o para-brisa vem com proteção solar.

Andrews Claudino