O aniversariante do dia é um veterano de guerra, mais precisamente o Hawker Hurricane, um dos mais famosos aviões de caça britânicos da Segunda Guerra. Hoje esta bela máquina completa 78 anos.
O Hurricane é a única aeronave que foi projetada pela Hawker Aircraft exclusivamente para a Royal Air Force (RAF). Embora ofuscado pelo Supermarine Spitfire, o Hurricane passou a ser conhecido na Batalha da Grã-Bretanha, contribuindo com 60% das vitórias da RAF, além de fazer parte de todos os principais combates da Segunda Guerra Mundial.
Desde o seu projeto inicial, na década de 30, ele foi o mais rápido e avançado que havia na linha de frente entres os caças da RAF. No entanto, o design e modo de construção já estavam ultrapassados quando foi introduzido.
Mesmo com esse pequeno problema, mais de 14 mil exemplares foram construídos até o final de 1944. Dentre eles, houve diversas versões e adaptações, como caças-bombardeiros e apoio de solo, chamados de Hurribombers, e o Sea Hurricane, que com suas modificações, permitiu que pudesse ser operado em navios. Alguns foram convertidos para serem lançados por catapulta, servindo de escolta de comboios, ficando conhecidos como “Hurricats”.
Durante toda a guerra, o Hurricane teve participações em países como Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Checoslováquia, Egito, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Índia, Irã, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, África do Sul, União Soviética, Turquia, Inglaterra e Iugoslávia. Entre todos estes países, muitos foram capturados e utilizados para adestramento de seus aviadores.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Es2ZN2uzAws]
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015