First Flights: Kamov Ka-52 “Alligator”

posted in: Artigos | 0

O Kamov KA-52 é uma evolução do Ka-50, e exatamente hoje, está completando 17 anos desde o seu primeiro voo. Ele efetua os mesmos papéis do Ka-50, de uma forma mais evoluída. Seu papel consiste em detectar veículos blindados, pequenas embarcações, helicópteros, caças e aeronaves subsônicas, instalações e tropas terrestres em qualquer condição meteorológica.

A construção da primeira estrutura do Ka-52 começou em meados de 1996, e o primeiro exemplar foi lançado em Dezembro do mesmo ano. Esse mesmo exemplar realizou seu primeiro voo em 1997, e a produção em série só começou em 2008. Após estar de acordo com os regulamentos russos e internacionais para helicópteros militares, ele foi colocado à prova, para demonstrar que poderia realizar operações de combate tanto de dia quanto de noite, em todas as condições meteorológicas, podendo ser utilizado também como um helicóptero de treinamento.

Com base na estrutura do Ka-50, a seção frontal de sua fuselagem foi redesenhada para incorporar uma cabine que acomode dois tripulantes lado-a-lado, e um nariz um pouco maior e mais largo para acomodar um sistema de radares coaxiais. Esses radares coaxiais servem para detectar alvos aéreos e terrestres simultaneamente. Ele possui duas torres esféricas acima do cockpit, e uma abaixo do nariz com um sistema de mira térmica. Possui ainda sistemas para reduzir as chances de ser detectado por radares inimigos.

[youtube http://youtu.be/QB-ngYpB3qA]

Semelhante ao Ka-50, o Alligator possui seis bases para mísseis anti-tanque, foguetes e mísseis ar-ar. Ele também está armado com seis mísseis anti-tanque Vikhr guiados a laser, e dois lançadores de foguetes S-8 de 80mm para ataques ar-terra.

Para propulsionar esta máquina e fazê-la voar para qualquer lugar em qualquer temperatura, sua alimentação conta com dois motores VK-2500 de 1.863 kW cada, que podem garantir que ele voe a 310 km/h. Para garantir maior segurança, além do já mantido assento ejetor para os pilotos, seu tanque de combustível vem com sistema à prova de explosão.

Andrews Claudino