Completando exatos 45 anos, esta aeronave tem, desde seu primeiro voo, 1.100 fuselagens produzidas.
Seu desenvolvimento foi iniciado na década de 60 pela checa Let Kunovice, em resposta à necessidade da Aeroflot em substituir o Antonov An-2.
Após alguns estudos preliminares, a aeronave foi designada como L-400. A versão que seria introduzida passou a ser chamada de L-410 Turbolet. O primeiro protótipo, nomeado de XL-410, realizou seu primeiro voo equipado com um motor P&W Canada PT64-24, por conta no atraso do desenvolvimento de um motor adequado.
Após a seleção de um motor mais apropriado, o L-410 passou a ser equipado com motores Walter M601. A Aeroflot, no entanto, passou a utilizar uma versão adicional, chamada de UVP L-410, que melhorava muito o desempenho nos pousos e decolagens, aumentando a área da cauda e da asa.
No dia 3 de Setembro de 2013, a empresa russa UGMK adquiriu a LET Kunovice Aircraft Industries. Assim, foi anunciado que toda a produção do L-410 passaria a ser feita por conta da Rússia.
Com diversas versões, esta aeronave é operada em diversos países, inclusive o Brasil. Entre seus operadores, estão as empresas NHT Linhas Aéreas, Noar Linhas Aéreas, Sol Linhas Aéreas, TEAM Linhas aéreas e BRAVA Linhas Aéreas.
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