Hoje é aniversário de uma aeronave que fez história pelo mundo inteiro. Completando 56 anos, o L-188 Electra foi o primeiro turboélice comercial construído nos EUA, realizando seu primeiro voo no dia 06 de dezembro de 1957.
O Electra foi muito bem recebido desde a sua linha de produção. Para atender às exigências da American Airlines, o Electra passou a ser desenvolvido em 1954, realizando seu primeiro voo em 1957, e entrando em serviço em 1959. Seu primeiro voo comercial foi realizado pela Eastern Airlines, já que a American estava com uma greve de pilotos na época.
Dentre essas datas, os pedidos para esta aeronave já ultrapassavam a marca de 145, entre as aéreas americanas. Infelizmente, o Electra não teve uma boa reputação durante o começo de suas operações, sofrendo uma série de acidentes dentro de um ano. Dentre eles, dois exemplares se partiram ao meio durante o voo. Assim, desses mais de 145 pedidos, uma grande quantidade foi cancelada.
Para apurar tal falha, a Lockheed, juntamente com a NASA, investigou qual poderia ter sido o problema. Apuraram que, por conta de um erro no projeto das naceles dos motores, estes geravam uma vibração chamada de “whirl mode”. A frequência de ressonância era transmitida para a asa, fazendo com que esta oscilasse de uma forma que vinha a romper sua estrutura.
No Brasil, por outro lado, o Electra poderia ser chamado de o rei da Ponte Aérea Rio-SãoPaulo. Após a retirada de serviço dos últimos Vickers Viscount da VASP, em 1975, o Electra passou a ser o equipamento exclusivo para estas rotas.
O Electra foi utilizado por algumas companhias como VASP, VARIG, Cruzeiro e TransBrasil. Independente das companhias aéreas, a tripulação técnica era sempre da VARIG.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015