Hoje é aniversário de um helicóptero que eu, particularmente, acho dos mais bonitos que existem.
Completando 37 anos, o Sikorsky S-76, inicialmente designado como S-74, é um potente helicóptero projetado para atender a demanda corporativa a favor das bases petrolíferas.
Mais tarde, em homenagem ao bicentenário da revolução americana, comemorada em 1976, a Sikorsky redesignou o S-74 para S-76. Seu design segue a linhagem dos modelos S-70/UH-60 Seakawk e Black Hawk.
Tendo algumas variantes, os modelos S-76C+ e S-76C++ são alimentados por dois motores Turbomeca Arriel 2S1 e 2S2, respectivamente. Estes modelos são os mais encontrados em operação. Já a variante seguinte passou a ser alimentada por dois motores PW-210S, acrescentando controle de vibração e também desempenho melhorado.
A parte mais interessante está localizada em seu sistema de rotor. Ele tem um rotor principal totalmente articulado, com um único estágio de compressor centrífugo, em vez do multi-estágio axial.
A base do rotor foi desenhada em uma peça única de alumínio com rolamentos de elastômero, projetados para não necessitar de lubrificação ou qualquer outro tipo de manutenção durante sua vida útil.
Um elastômero nada mais é do que a ligação entre moléculas lineares, que produzem polímeros tridimensionais com alta massa molar, tendo assim propriedades “elásticas”. Este material suporta grandes deformações antes da ruptura, fazendo com que seja mais simples e barata a manutenção quando colocada em serviço em um motor de helicóptero, por exemplo.
Uma versão que chama muito a atenção no S-76 é a versão Shadow, que é na verdade um estudo, acrescentando uma cabine do então cancelado Boeing-Sikorsky RAH-66 Comanche em um S-76.
Este teste foi feito para avaliar a possibilidade de um piloto com um capacete HMD exercer uma “sobrecarga” de funções em um helicóptero tripulado somente por um piloto, incluindo reconhecimento, ataque, observação e outros. Como foi determinado que seria inseguro resultar em uma grande sobrecarga, o Comanche passou a ser projetado para dois tripulantes. Mesmo assim, o projeto foi cancelado.
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