Fly-by-muitos outros!

É um erro achar que todo o avanço do voo controlado por um sistema computadorizado se limitou ao Fly-by-wire. Ele foi muito além, à medida que a tecnologia foi avançando e proporcionando novas idéias. Existem equipamentos que estão sumindo ou ficando bem mais leves, por exemplo. Sem fugir disso, esse sistema controlador seguiu a ideia de se modernizar, afinal, ele tem se mantido o mesmo desde a década de 80. Deste modo, novos conceitos de ‘’fly-bys’’ surgiram. Eficientes ou não, isso somente o tempo dirá, mas é indiscutível que prometem avanços inimagináveis em poucos anos. Então, entendamos e conheçamos alguns desses novos conceitos.

O mais similar e que segue o conceito do Fly-by-wire é o pouco conhecido Fly-by-optics. O nome já nos é bem intuitivo no que tange seu conceito, no entanto, alguns se impressionam quando descobrem que o mesmo já vem sendo muito mais utilizado que o próprio antecessor, pelo simples fato de que ele tende a ser mais leve e mais confiável. Mas por quê? O fly-by-optics é um sistema que também transfere informação eletronicamente, no entanto o faz por fibra ótica, cerca de 40% mais leve que um fio comumente utilizado para a mesma tarefa. Outra vantagem desse novo modelo é que a informação é transmitida mais rapidamente, e não sofre nem produz interferência sobre demais sistemas. Em uma aeronave de médio ou grande porte, não é raro encontrar fios totalmente blindados por conduzirem alta voltagem, aumentando assim seu peso. Desta forma, o fly-by-optics se faz até mesmo mais seguro.

Um outro modelo de sistema de controle é fly-by-NOwire, ou simplesmente NOwire. Mesmo menos conhecido e utilizado, já vem sendo altamente castigado por críticos e pensadores. O NOwire utiliza o mesmo processo de recebimento-filtragem e avaliação do comando, como todos os outros sistemas. No entanto, a forma de transmissão mudou: esta não é mais feita fisicamente, mas sim pela mesma maneira que a WI-FI da sua casa opera neste exato momento. Ou seja, toda a transmissão de dados é feita de forma digital e sem fio, assim todo o peso dos fios não é só reduzido, mas sim deixa de existir! Esse sistema não foi muito feliz em ser aceito no mercado, em função de uma coisa que você mesmo pode perceber: a perda de sinal. Isso acontece repetidas vezes quando utilizamos a internet de um local mais afastado, ou quando há interferência. Essa perda de sinal jamais poderia existir em uma aeronave em voo, e uma vez que ocorresse, não haveria uma maneira para recuperar.

O fly-by-wire até hoje é o mais popular, mas não sejamos céticos de não acreditar que novos modelos e conceitos venham a ganhar fortemente o mercado, uma vez que seriam pensados para a economia e segurança do voo.

Eduardo Mateus Nobrega
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