Para quem se recorda, há alguns dias abordei o tema sobre sistemas controladores de voo, desde o mecânico até o totalmente sem fios. No meio de todos os temas, sem dúvida não pude deixar de abordar sobre o tão conhecido fly-by-wire, que, por talvez ser título de inúmeras discussões e eventualmente bate bocas dentro de aeroclubes, acabou sendo mais assistido e comentado durante a série semanal. Surgiram então algumas dúvidas, discordâncias, e percebi que o próprio artigo não chegou a ser bem específico sobre o tema. Então, partindo do pressuposto que o Canal Piloto é um site informativo e dinâmico, venho novamente trazer esse assunto à mesa, e convidá-los a mais uma semana de discussão e reflexão sobre esse tema em específico. É livre o acionamento!
Primeiramente, por que confiar num emaranhado de fios para controlar uma aeronave com centenas de pessoas a bordo? Simples: um emaranhado de fios é muito mais seguro do que dois ou três cabos esticados e enferrujados. Seja qual for o piloto para quem você pergunte, ele irá dizer que a pior situação numa aeronave é estar dentro dela sem controle algum. Foi pensando nisso que outros sistemas, melhores e por vezes piores, foram pensados para fazer a aviação crescer e progredir no que tange a segurança. Se não fosse esse pensamento e a tentativa de solução para os problemas encontrados em voo (leia-se todos os efeitos aerodinâmicos negativos), ainda estaríamos voando em aeronaves pequenas e jamais saberíamos como é romper a barreira do som.
O fly-by-wire entrou em cena justamente aí. É um sistema de controle unicamente utilizando fios, para levar e trazer informação de voo imprimida pelo piloto ao manche, e filtrada por um ou dois computadores durante o voo. Baseia-se em eximir o piloto de forças muito grandes, e prevenir a aeronave de manobras desnecessárias ao voo regular.
O Primeiro protótipo foi feito na Segunda Guerra e testado posteriormente no antigo F-16, com falhas que levaram à morte de um piloto nos testes. No entanto, a persistência levou o F-16 ao voo perfeito. Voo esse que, segundo os engenheiros, seria impossível sem esse sistema. Mais recentemente, a Embraer fabricou a primeira aeronave operando totalmente com esse sistema, o Legacy 500, um verdadeiro orgulho para nossa aviação.
Acredite ou não, você pode estar utilizando esse sistema todos o dias. Em alguns modelos de carros com computador de bordo, existe um sistema bem semelhante chamado drive-by-wire, que permite o controle das principais funções do carro assim como no avião.
Durante a semana, quero trazer mais detalhes sobre esse sistema tão presente e tão promissor na aviação de hoje, em alguns dias mostrando suas desvantagens e vantagens, bem como detalhes e curiosidades sobre seus princípios.
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