Formação de Piloto de Planador – Voo 08

posted in: Carlos Damasceno, Textos | 0

Boa!

  Hoje na coluna de Formação de Planador, vamos terminar o dia que começou a ser relatado na semana passada e até hoje foi o mais proveitoso em questão de tempo de vôo.

  Depois daquele reboque que durou 30min, usamos a vela três e fizemos algumas glissadas e giros em térmicas, realizamos mais alguns outros giros, até que a lista de espera acabou e recomeçamos ela. Para a minha sorte, acabei conseguindo voar pela segunda vez no dia.

  O pôr-do-sol estava previsto para às 18h do horário Local (21h UTC). Portanto, às 17h e 45min do horário Local, todas as aeronaves tinham que estar em solo. Às 16h30min estávamos prontos para a decolagem e, 5min depois, o rebocador estava alinhando para nos rebocar.

  Nossa segunda decolagem seria muito mais calma: Ventos fracos e orientados na cabeceira 36 de Jundiaí.

  O instrutor me passou todos os comandos e disse que só iria intervir em caso de emergência ou para corrigir algo que estivesse muito fora. Pequenas correções seriam orientadas verbalmente para que eu mesmo as fizesse.

  Realmente a decolagem foi bem tranquila, não foram necessárias grandes correções de pedal para manter o centro da pista e, com 80Km/h comecei a puxar o manche e fui tirando o PZA da pista. Após a decolagem, era esperada uma rajada de vento como na primeira decolagem do dia, mas esta não aconteceu. Ainda bem! O reboque foi muito tranquilo.

  Sem turbulência e com muitas térmicas, fomos marcando os lugares que passaríamos para procurá-las depois. Desligamos à 600m e dessa vez por causa das limitações impostas pelas operações na 33 de Viracopos.

  Fomos informados pelo pessoal em solo que o nosso era o último vôo do dia. Isso quer dizer que poderíamos voar até o pôr-do-sol e que deveríamos fazer um pouso longo para tentar nos aproximar ao máximo da sede para empurrar o mínimo possível.

  Decidimos procurar aquelas térmicas para ficarmos próximos a elas e tentar manter os 600m durante os exercícios de glissada.

  Assim que achamos uma térmica, iniciamos as glissadas. Para relembrar: Pedal no batente para um lado qualquer (de preferência para o lado do vento) e vamos abaixando o aileron contrário gradativamente para manter a trajetória, porém, com o nariz deslocado.

  Fizemos uma seqüência de quatro glissadas para lados alternados. Depois disso, retornamos àquela térmica para subir novamente aos 600m, curtir o vôo e acompanhar o sol descendo devagar… A partir daí, foi só curtir a paisagem e treinar muita entrada, giro e saída de térmicas!

  Ficamos cerca de 30 minutos rodando em térmicas, em vários lugares, de vários modos. Quando chegávamos aos 600m, admirávamos um pouco a paisagem e perdíamos um pouco de altitude para subir depois.

  Passados 30min curtindo, ainda nos 600m e já em quase 45 min de vôo, decidimos nos preparar para a aproximação. Nossa vontade era aproveitar a tranquilidade do aeroporto (sem NENHUM tráfego) que, em 15min, estaria bombando por causa do final de domingo quando a maioria das pessoas volta para suas casas.

  Sendo assim, largamos aquelas belas térmicas e prosseguimos em direção ao aeroporto. Fizemos mais duas glissadas e já estávamos à 500m em cima da torre.

  Fizemos muitas curvas sobre a torre até chegar perto dos 350m, e então, ingressamos na perna do vento da 18 (a pista já tinha mudado). Programamos um pouso longo, então a aproximação seria um pouco alta e a perna base um pouco mais curta.

  Os comandos estavam todos comigo, o instrutor me ajudaria somente para manter a rampa para conseguirmos fazer um pouso mais longo.

  Com o vento calmo foi tranquilo aproximar, chegamos mais alto que o necessário, aumentamos um pouco a razão de descida e fomos retornando ao normal gradativamente até que arredondamos e tocamos o solo. Deixamos a aeronave correr um pouco, mas acabei pousando muito antes, e não atingimos a taxiway do aeroclube.

  Livramos o planador e empurramos por uma boa distância. Mas depois de um vôo de uma hora próximo ao pôr-do-sol, não foi problema empurrar.

  Chegando à sede onde todos estavam nos esperando para o debriefing, fiz o cheque de abandono e guardamos o PZA no hangar.

  Fizemos o debriefing e, sem nenhum aviso importante, fomos dispensados. Assinamos os diários de bordo, e quem tinha que pagar alguma coisa acertou as contas.

  Agora aqueles dois vôos de 15min foram compensados com esse de 1h. Somando os dois vôos do dia, temos 1h e 30min de vôo, o que aumentou novamente a média para 30min.

  Agradeço aos instrutores do dia, ao rebocador e a todos que ajudaram e sempre ajudam nas operações do APP de Jundiaí.

  Um abraço e até a próxima!

  Não esqueçam de postar comentários e acessar meu blog que ultimamente está carente de atualizações mas em breve vai vir com algumas novidades, novos projetos e postagens!

 Carlos Eduardo Damasceno

 

Renato Cobel
Redes