Goodyear Inflatoplane: Avião inflável?

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Esse projeto experimental foi sem dúvida o mais inusitado de toda a Guerra Fria. Imagine a reação de um leigo ao citarem que um Boero é revestido por tecido, e não chapas metálicas, e que se você for se apoiar para conversar com os amigos de pista, é capaz que você fure a aeronave.

Certamente, a reação e opiniões nunca são positivas. Agora imagine se você citar um avião inflável! Uma coisa muito inusitada – e não podemos negar, algo sem necessidade alguma, que chega a ser uma grande idiotice. Para piorar mais ainda a situação, a intenção do fabricante era pôr o avião de forma operacional na guerra.

Experiências com planadores infláveis começaram em 1931. As aeronaves poderiam ser construídas em apenas 12 semanas. A Goodyear Inflatoplane criou sua aeronave em 1956, com a ideia de que sua aeronave pudesse ser usada para resgates e, em casos mais extremos, ser descartados em linhas inimigas.

Uma das versões criadas dessa aeronave demorou cerca de cinco minutos para inflar. Ela era equipada com um motor de dois tempos com 40 cv, podendo decolar com a carga máxima de 110 kg. Com somente 76 litros de combustível, a aeronave poderia voar 630 km com uma velocidade máxima de 116 km/h.

A ocupação da pista também foi uma coisa muito surpreendente: 250 pés para decolagem, e 350 pés para pouso. Sua razão de subida era de 550 pés por minuto, e seu teto de serviço foi estimado em 10.000 pés. Durante os testes, também pôde ser testada sua capacidade de libras por polegada quadrada: 25 psi normais e 8 psi mínimos.

Durante os testes de voo, ocorreu um acidente fatal, com o Ten. Aviador Wallace em comando. A aeronave estava em uma curva descendente, quando um dos cabos de controle sob a asa saiu da polia, bloqueando o movimento das superfícies de comando em curva, fazendo então a aeronave mergulhar enquanto a asa perdia o ar interno.

Mesmo sendo uma coisa inútil e algo improvável, a aeronave provou ser capaz de atender seus objetivos de projeto. No total, foram 12 aeronaves construídas desde 1955 até 1962. Mesmo após esses anos, o projeto continuou em desenvolvimento, até que foi completamente cancelado em 1973.

Andrews Claudino