Google cria doodle para homenagear aniversário de Amelia Earhart

posted in: Canal Piloto Reporta | 1

 

Esse mês, os amantes da Aviação estão com tudo, ao menos no Google. Após a criação de um “doodle” comemorativo, para homenagear o inventor do avião (ao menos para os brasileiros), o nosso conterrâneo Santos Dumont, que completaria no dia 20 desse mês, se estivesse vivo, 139 anos. Vale lembrar que, ontem, completaram-se exatos oitenta anos da morte de Dumont.

Mas o doodle que apareceu neste segunda-feira (23) é um Lockheed Vega 5b, avião no qual a aviadora Amelia Earhart realizou os seus primeiros grandes feitos e recordes aeronáuticos durante as décadas de 1920 e 1930. O avião, em um tom de marrom, possui pintado na parte de baixo de suas asas, da esquerda para a direita, o nome Google.

Amelia Mary Earhart nasceu em Atchinson, estado do Kansas, Estados Unidos, no dia 24 de julho de 1897. Durante seus possíveis 41 anos de vida, já que desapareceu a bordo de seu Lockheed Electra em 1937, atuou como uma aviadora pioneira na terra do Tio Sam, além de ocasionalmente defender os direitos femininos, graças à suas conquistas.

Durante uma visita a um dos primeiros campos de pouso existentes, em 1920, e realizar um voo de dez minutos, Amelia percebeu que estaria totalmente realizada de conseguisse voar. E, para conquistar esse sonho, passou por várias profissões, como fotógrafa, caminhoneira e até telefonista, juntou os mil dólares necessários para tirar seu brevê.

Vários recordes foram quebrados pela lendária aviadora, como a travessia do Atlântico, em 1928, realizada pela primeira vez por uma mulher. Vários outros recordes vieram após esse, até seu desaparecimento, no dia 2 de julho de 1937, durante uma das últimas etapas de uma volta ao mundo, a bordo de um Lockheed Electra 10.

Por mais intensas que fossem as buscas, nenhum vestígio do avião de seus ocupantes, Amelia e seu engenheiro de voo, jamais foi encontrado. Mas uma expedição começou em Julho desse ano, com o objetivo de localizar o avião.

O filme Amelia retrata a vida da aviadora, interpretada pela atriz Hilary Swank. Vale a pena assistir, além de aprender uma parte da história da Aviação.

Por Antonio Ribeiro

Renato Cobel
Redes