Sempre que há uma data comemorativa, o Google muda seu logotipo durante o dia, e cria um logotipo comemorativo, homenageando a data festiva. Datas políticas como a independência de países, aniversários de grandes inventores ou personalidades e até mesmo homenagens a artistas falecidos fazem parte do cotidiano da equipe de desenvolvedores dos Doodles.
Como não poderia deixar de ser, a Aviação possui suas datas comemorativas, e nesse 20 de julho, homenageia o brasileiro Alberto Santos Dumont, que estaria completando 139 anos se estivesse vivo. Por uma incrível coincidência, no dia 23 de julho, completarão oitenta anos de sua morte. O Doodle é composto do nome Google, uma caricatura do inventor e outra do 14 Bis, primeiro avião a voar por seus próprios meios, sem nenhum auxílio externo, como uma catapulta.
Na antiga cidade de Palmira, atual Santos Dumont (MG), Alberto Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873, sendo filho de Henrique Dumont e Francisca de Paula Santos. Henrique era cafeicultor, propiciando a seus filhos uma vida relativamente confortável, possibilitando a Alberto focar em seus projetos, fonte inesgotável de prazer.
Em Paris, fez história com seus balões e com o 14 Bis, que foi o primeiro avião comprovadamente capaz de voar por seus próprios meios, no ano de 1906. Mas seu maior sucesso foi os Demoiselles, produzidos em larga escala durante a década de 1920, vendidos como aviões particulares. Porém, até hoje, os irmãos norte-americanos Wright são considerados os responsáveis pela invenção do avião em grande parte do mundo.
O inventor também se dedicou à Astronomia, além de outras invenções fora da Aviação. Ao ver que, com o passar do tempo, aviões eram usados em guerras e batalhas, ficou deprimido, achando que criou um mal para a humanidade. Aos 59 anos, na cidade do Guarujá, veio a se suicidar com uma gravata, enforcando-se. Atualmente, seu coração encontra-se conservado em formol no Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, e seu corpo descana no Cemitério São João Batista, também no Rio de Janeiro.
Para ver alguns Doodles criados esse ano, clique aqui.
Por Antonio Ribeiro