Handley Page V/1500: O “Super Handley”

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O Handley Page V/1500 foi um bombardeiro pesado britânico para missões noturnas, produzido para atender às exigências do Ministério do Ar em 1917. Eles requisitaram um bombardeiro grande, que pudesse invadir a Alemanha de uma forma mais eficaz do que seu antecessor, o O/100, e ainda pudesse transportar 1,5 toneladas de bombas.

Prontamente, a Handley iniciou o projeto de uma aeronave com uma fuselagem semelhante ao O/400, biplano com quatro compartimentos e alimentado por quatro motores Rolls-Royce Eagle VIII de 375 hp cada, montados em duas naceles. Um motor puxava e o outro motor empurrava a aeronave.

Os materiais utilizados para a construção desse gigante foram, basicamente, madeira e tecido. O diferencial que mais chamou a atenção de todos era que o projeto colocava um artilheiro na traseira, mas não no meio. Ele ficava na extremidade da empenagem, junto com os quatro lemes de direção.

Devido à grande pressão para a produção dessa aeronave, a Handley fez uso de fábricas em outras localidades, para que o processo fosse agilizado e feito com mais segurança. O primeiro protótipo foi construído em Belfast, na Irlanda do Norte, e realizou o primeiro voo em Maio de 1918. No total, 210 aviões deveriam ser produzidos. No entanto, apenas 40 foram concluídos, e outros 22 foram produzidos para reposição.

Uma das aeronaves produzidas fez o primeiro voo da Inglaterra até a Índia, entre dezembro de 1918 e janeiro de 1919, voando por Roma, Malta, Cairo, Bagdá, e finalmente chegando em Karachi, comandanda pelo Maj. A.CS McLaren e Cap. Robert Halley, acompanhados pelo Brig. Gen. N. DK McEwan.

Essa mesma aeronave desempenhou um papel fundamental para acabar com a Terceira Guerra Anglo-afegã, em maio de 1919. Comandada pelo Cap. Halley, ela voou até Cabul, e lá, o Ten. E. Villiers soltou quatro bombas de 51 kg e dezesseis bombas de 10 kg. Quatro bombas atingiram o Palácio Real. Embora o bombardeio tenha feito pouco dano físico, ele teve um grande impacto psicológico sobre os cidadãos. Poucos dias depois, o rei Amanullah pediu paz, pondo fim à guerra de quase um mês.

O primeiro V/1500 foi enviado para Newfoundland no início de 1919, para fazer o primeiro voo transatlântico non-stop. No entanto, o prêmio foi dado a um piloto que comanda um Vickers Vimy. A produção final do V/1500 totalizou 60 aeronaves. Eles acabaram sendo substituídos pelo Vickers Vimy. A aeronave que foi utilizada para atacar Cabul terminou sua vida consumida por cupins.

Andrews Claudino