História das Companhias Aéreas – Capítulo 21

posted in: Artigos | 0

Capítulo 21

Desde o ano de 1917, a cidade polonesa de Poznán abriga a Poznán International Fair, a maior feira industrial da Polônia. Em uma área que conta atualmente com 110 mil metros quadrados de salas de exibição e 35 mil metros quadrados de espaço aberto, aproximadamente 13.200 expositores de 70 países diferentes apresentam seus produtos e serviços, para um número aproximado de 486 mil visitantes, provenientes de 82 países diferentes.

Como é esperado de acontecer, a aviação também marca sua presença em cenários movimentados de negócios como esse, seja com fabricantes de aeronaves entre seus expositores, ou mesmo no transporte de executivos de e para a exposição. E foi em um ambiente altamente produtivo como esse que surgiu a primeira companhia aérea polonesa, com uma missão no mínimo inusitada.

A Aerotarg foi fundada em 21 de Maio de 1921, com o intuito de servir exclusivamente os participantes e visitantes da Feira Internacional. Naquela época, a Feira ainda não era um evento fixo, ocorrendo apenas em períodos sazonais. A edição de 1921 ocorreu entre 28 de Maio e 5 de Junho, e a Aerotarg operou seus voos apenas e justamente por esse período. Para isso, foram arrendadas seis aeronaves Junkers F.13, que interligaram a cidade de Poznán a Varsóvia, capital da Polônia, e à cidade de Danzig, então uma cidade-estado independente.

A Agência Polonesa dos Correios chegou a utilizar a Aerotarg para seu transporte de malotes, emitindo um selo específico para tarifar as correspondências que necessitassem do transporte aéreo. Em sua curta existência, a Aerotarg transportou em torno de 100 passageiros e 3.000 quilos de malotes. Uma vez que seu balanço financeiro não foi considerado suficientemente rentável para justificar a continuidade de suas operações, a Aerotarg deixou de existir, tendo seus ativos posteriormente concedidos para a composição da LOT Polish Airlines, a atual companhia de bandeira da Polônia.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)