História das Companhias Aéreas – Capítulo 25

posted in: Artigos | 0

Capítulo 25

A Deruluft foi uma companhia aérea fundada em 24 de Novembro de 1921, com base na cidade russa de Königsberg. De lá partiram seus primeiros voos, com destino à capital Moscou. Mais tarde, a partir de uma nova base em Berlim, partiram voos com destino a Leningrado (atual São Petersburgo), passando pela cidade de Tallinn, capital da Estônia.

Apesar de operar em território russo, a maioria dos participantes da organização eram alemães, assim como as aeronaves que utilizavam. O popular Junkers F.13 fez parte de sua frota, assim como outro modelo da companhia, o Junkers Ju 52. Este último modelo, um trimotor com capacidade para até 17 passageiros, ganharia fama ao se tornar o transporte pessoal de líderes como Adolf Hitler e Chiang Kai-shek, líder do partido nacionalista chinês a partir de 1925.

Com o tempo, aeronaves soviéticas também passaram a integrar a frota da Deruluft. Foi o caso do Tupolev ANT-9, um trimotor com capacidade para 9 passageiros, que serviu à companhia operando a rota Berlim-Moscou a partir de 1933. Também integraram a frota da Deruluft o holandês Fokker F.III e o alemão Dornier Merkur, que ilustra este artigo.

A Deruluft encerrou suas operações em 31 de Março de 1937, vindo posteriormente a integrar a Aeroflot, a atual companhia de bandeira da Rússia. No vídeo abaixo, é possível observar a construção e operação do Tupolev ANT-9, uma das aeronaves utilizadas pela companhia:

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)