História das Companhias Aéreas – Capítulo 31

posted in: Artigos | 0

Capítulo 31

Fundada em 1 de novembro de 1923, a Finnair é a quinta companhia no mundo com maior período ininterrupto de existência. A companhia de bandeira da Finlândia tem como sócio majoritário o governo finlandês, que detém 55,8% de suas ações. Ela domina todo o mercado de voos domésticos e internacionais de seu país, operando a partir do aeroporto de Helsinki, sua principal base de operações.

O primeiro voo da companhia aconteceu no dia 20 de Março de 1924, partindo de Helsinki para Tallinn, capital da Estônia. Sua primeira aeronave foi um modelo do bem sucedido Junkers F.13, equipado com flutuadores para operações aquáticas. As operações prosseguiram assim até Dezembro de 1936, quando foram construídos os primeiros aeródromos no país.

Como seria de se esperar, o advento da Segunda Guerra Mundial, em 1939, trouxe tempos bastante difíceis para a Finnair. Metade de sua frota foi requisitada pelas forças aéreas. Outras aeronaves, ainda, foram utilizadas para evacuar crianças finlandesas para a Suécia, durante o conflito conhecido como “Guerra de Inverno”, episódio em que a União Soviética atacou a Finlândia.

O período pós-guerra trouxe uma situação bem mais favorável à empresa. A aquisição de aeronaves como o Douglas DC-3 e o Convair 440 reestabeleceu o transporte entre a Finlândia e a Europa, tendo a cidade de Londres como um de seus destinos mais importantes. A partir de 1961, aeronaves a jato passaram a integrar a sua frota. Aviões como o Caravelle e o Douglas DC-8 possibilitaram à Finnair atingir destinos como Nova Iorque e Las Palmas, nas Ilhas Canárias.

Atualmente, a Finnair opera voos para a Ásia, América do Norte e grande parte da Europa, conectando-se ao resto do mundo através de seus acordos de codeshare e da Oneworld, a aliança aérea da qual faz parte. Sua frota atual é composta de aeronaves Airbus, além dos nossos Embraer 170 e 190, que orgulhosamente nos representam em rotas domésticas e européias. Com toda essa estrutura, a Finnair ostenta o título de uma das companhias mais seguras do mundo, contabilizando apenas dois incidentes fatais, ocorridos nos anos de 1961 e 1963 com aeronaves DC-3.

Através do vídeo abaixo, disponibilizado no canal da companhia no YouTube, você conhece um pouco mais do esmero que a Finnair emprega até nos menores detalhes de seu trabalho. Confira:

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)