História das Companhias Aéreas – Capítulo 72

posted in: Artigos | 0

Capítulo 72

Localizada na Europa Central, a Polônia tem como sua capital a cidade de Varsóvia, também conhecida como “Cidade Fênix” por haver se reerguido completamente após duas destruições totais, ocorridas nas duas guerras mundiais. Varsóvia é também a cidade onde cresceu o virtuoso pianista Frédéric Chopin, considerado um dos varsovianos mais ilustres – apesar de haver nascido no vilarejo de Żelazowa Wola, e se mudado para a cidade aos sete meses de idade. Além de haver composto obras imortais como a “Polonaise”, Chopin também empresta seu nome ao aeroporto internacional em Varsóvia, porta de entrada na Polônia para viajantes de todo o mundo.

A resiliência da cidade de Varsóvia parece aplicar-se também à companhia de bandeira da Polônia, sediada no Aeroporto Internacional Frédéric Chopin. Estabelecida como uma companhia estatal em 1 de Janeiro de 1929, a LOT Polish Airlines também atravessou as duas guerras mundiais, e permanece em operação até os dias de hoje, sendo uma das companhias aéreas mais antigas em atividade. Seus primeiros voos utilizaram aeronaves Junkers F.13 e Fokker F.VII, em rotas regionais com destino às cidades polonesas de Bydgoszcz e Katowice. Em 2 de Agosto daquele mesmo ano, aconteceu o primeiro voo internacional da companhia, com destino a Vienna, capital da Áustria.

Na década de 1930, surgiram as rotas com mais de um trecho, como a que interligava Varsóvia com Bucareste, na Romênia, passando pelas cidades de Lwów e Czerniowce. A fim de atender à nova demanda por voos mais longos e com mais escalas, a frota da companhia recebeu atualizações, passando a incorporar aeronaves como o Douglas DC-2, e os Lockheed 10A Electra e 14H Super Electra. O crescimento e a continuidade de operações da companhia seriam brutalmente interrompidos na década seguinte, quando em virtude da Segunda Guerra Mundial, as aeronaves da frota da LOT foram ou destruídas, ou detidas na Romênia.

Com a conversão da Polônia em república popular comunista no ano de 1952, houve uma mudança radical no fornecimento de aeronaves à LOT Polish Airlines. A utilização de aeronaves russas tornou-se praticamente obrigatória, levando a frota da companhia a ser composta por aparelhos Ilyushin, Tupolev, Yakovlev e Antonov. Raras exceções foram abertas para aeronaves ocidentais. Entre estas, estavam o Convair CV-240 e o Vickers Viscount. O regime comunista viria a cair em 1989, permitindo a aquisição de aeronaves mais modernas do ocidente. Foi assim que a LOT foi a primeira companhia do leste da Europa a operar com o Boeing 767-300, além de ser a primeira companhia no mundo a adquirir o Embraer E-170, de fabricação brasileira.

Atualmente, a LOT Polish Airlines voa para 83 destinos ao redor do mundo, mantendo seu foco principal na Europa e na Ásia. Sua frota é composta por aeronaves Embraer E-170, E-175 e E-195 para o transporte regional, além do Boeing 737-400. As rotas internacionais são servidas pelo Boeing 787-800, do qual a LOT Polish Airlines foi a primeira operadora em toda a Europa.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)