História das Companhias Aéreas – Capítulo 9

posted in: Artigos | 0

Capítulo_9

A Svensk Lufttrafik foi a primeira companhia aérea da Suécia, e teve, talvez, um dos menores tempos em operação de toda a história: fundada em 7 de Fevereiro de 1919, seu primeiro voo ocorreu exatamente um ano e meio depois, em 7 de Agosto de 1920. Suas operações duraram apenas um ano, e em 1922, a companhia deixou oficialmente de existir.

As principais atividades da Svensk Lufttrafik incluíam cooperações com a alemã DLR, no transporte de malotes postais. A companhia contribuiu com a construção do “Lindarängens flyghamn” ou “Winds Ängens airport”, um aeroporto para hidroaviões construído em 1921 na cidade de Estocolmo. A partir de lá, a companhia operou voos com hidroaviões Savoia S-16, em adição a uma aeronave Junkers F 13, que já efetuava voos pela companhia.

Dentre os pilotos que voaram pela Svensk Lufttrafik estava Hermann Goering, condecorado piloto alemão e comandante-chefe da Luftwaffe, a Força Aérea Alemã. Responsável por estabelecer os primeiros campos de concentração, Goering foi também um dos fundadores da Gestapo, a polícia secreta de Adolf Hitler, além de comandar a Jagdgeschwader 1, unidade da Lutfwaffe antes comandada por Manfred von Richthofen, o “Barão Vermelho”.

Em 1923, após o encerramento das atividades da companhia, o Winds Ängens airport foi vendido à cidade de Estocolmo, estabelecendo-se como uma instalação portuária de livre comércio. A área hoje abriga operações portuárias que partem com destino a Riga, na Letônia, e Sankt Petersburg, na Rússia, constituindo portanto uma importante contribuição à economia Sueca.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)