História das Companhias Aéreas – Capítulo 93

posted in: Artigos | 0

Capítulo_93_Canal_Piloto

No dia 9 de Dezembro de 1931, a Espanha passou por uma grande transformação política. Nessa data, foi assinada a Constituição Espanhola de 1931, dando início ao período conhecido como a Segunda República Espanhola. Essa mudança ocorreu em virtude da pressão popular por mudanças no regime governamental, visto que a desaprovação do modelo monárquico era crescente entre o povo espanhol. Iniciava-se aí um período de governo secular democrático, que duraria até o ano de 1939, quando a Guerra Civil Espanhola daria o poder ao General Francisco Franco, que por sua vez, governaria a Espanha até a sua morte, em 1975.

Os conturbados nove anos da Segunda República Espanhola também tiveram sua própria companhia aérea. A LAPE – Líneas Aéreas Postales Españolas – serviu ao seu país entre os anos de 1932 e 1939. As operações iniciaram-se em Abril de 1932, com a utilização de aeronaves Douglas DC-2. A partir de Madri, partiam voos com destino às cidades de Sevilla e Barcelona.

Em 1935, foram abertas novas rotas com destino às Ilhas Canárias e à cidade de Valencia. A partir de Barcelona, iniciaram-se voos para Palma de Mallorca e Valencia, que também contavam com uma rota da LAPE a interligá-las.

No ano de 1936, a Guerra Civil Espanhola viria a eclodir, prenunciando o fim da Segunda República Espanhola e trazendo sérias complicações às operações da LAPE. Não apenas as aeronaves da companhia foram requisitadas pelas Forças Aéreas para transporte militar, mas também os conflitos armados em Madri envolviam combates aéreos, tornando perigosos e complicados os voos comerciais.

Em 1939, as Forças Armadas Republicanas da Espanha, que defendiam a Segunda República Espanhola, foram derrotadas pelos Nacionalistas, comandados pelo General Francisco Franco. Encerravam-se aí a Guerra Civil Espanhola, a Segunda República e as operações da LAPE, que teve suas aeronaves transferidas para a Iberia, a companhia de bandeira da Espanha.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)