Então senhores, há exatos 22 anos nascia um tal de Sales ai, e separo esse dia especial para compartilhar com vocês uma… “percepção”.
Todos começam sua formação de piloto focando no sucesso profissional, se esforçando para atingir um cargo na aviação com o qual sonham desde pequeno, como o clássico sonho de se tornar Piloto de Linha Aérea. Eu, por outro lado, nunca fui tão específico, sempre desejei apenas poder pilotar aeronaves, e trabalhar com o que gosto.
Após um dos meus últimos voos em SBJD, encontrei um leitor do site ainda no pátio, que dentre outras coisas, me perguntou se eu estou preocupado com o mercado da aviação após me formar. Depois de ficar alguns segundos raciocinando, notei que aquela pergunta fez eu me dar conta da atual situação na qual estava:
– Se o mercado estiver ruim quando eu me formar, poderei esperar, hoje em dia já trabalho com aviação mesmo que em solo, ganho o bastante para pagar uma horas de voo, e ainda tenho o Canal Piloto… “Hoje, eu já faço o que gosto” – Respondi.
Complementando esse meu objetivo profissional, sempre me preocupei eu auxiliar os que passam pelas mesmas fases da formação pelas quais já passei, ajudar com a mesma boa vontade que fui alvo durante meus primeiros passos na aviação. Fazer a diferença, para um grande grupo ou para apenas uma pessoa, é um de meus objetivos pessoais.
Eis que na mesma semana de meu aniversário, 3 dias antes, recebi o e-mail que segue abaixo, que representa diversos outros que felizmente estamos recebendo com uma frequência cada vez maior:
Olá Sales! Levei um tempo escrevendo esse e-mail pois gostaria de agradecer de coração a todo o seu trabalho com o CP…
Tenho 16 anos, há 2 anos atrás eu começava a pesquisar ingenuamente sobre uma profissão que admiro desde que era bem pequeno, a de piloto. O CP foi (e é) a minha principal fonte de pesquisas, mas também acompanho outros blogs…
Por meio do CP fiquei ciente de várias coisas: as dificuldades, os empecilhos, as condições, as informações falsas que aparecem em alguns lugares, etc. A importância que o CP teve e tem pra mim, é que me deu a oportunidade de acreditar no meu sonho. Mas como assim?! Eu quis dizer que hoje sei que não é impossível chegar lá, sei que eu posso correr atrás e tenho uma noção (mesmo que bem limitada talvez) do que irei enfrentar. Não posso afirmar que um dia serei PC, ou PLA, mas posso afirmar que vou buscar isso. Aprendi que as dificuldades só não podem ser vencidas se eu nunca fizer nada.
Minha família não tem todo o dinheiro para pagar a formação de piloto, então vou demorar um pouco mais para ir atrás do meu sonho, por isso terei que ter outros empregos primeiro. Esse ano termino meu Ensino Médio e estou tentando entrar para uma universidade pública. Em breve quero começar o curso de Mecânico de Manutenção de Aeronaves.
Obrigado Sales, seu trabalho ajuda várias pessoas, e eu sou uma delas. Não sei o que eu vou estar fazendo quando tiver 40, 50 anos (mas espero que seja algo dentro da aviação pelo menos hehe) mas sei que nunca vou esquecer do Canal Piloto, nem do (atenção, sem polêmicas rs), Cmte. Sales!
Kevlin Alves
Unindo os dois relatos citados acima, digo que o sentimento alvo dessas palavras é o de Realização. Aos leitores e amigos, que se tornaram parte de minha vida ao longo desta ainda curta trajetória na aviação, cito que hoje, graças a vocês, posso dizer que estou realizado, profissionalmente e pessoalmente.
O primeiro pedaço de bolo é para você!
Abs
Sales
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022