Irkut MS-21: Um grande potencial no mercado aeronáutico

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Com a Boeing e Airbus modernizando seus jatos que mais vendem hoje (B737 e A320), o mercado acaba se tornando bem atrativo para as fabricantes com potencial.

“Escondidos” nas partes geladas da Terra, os russos começaram recentemente a projetar jatos que possam agradar as aéreas de diversos países. O Sukhoi Superjet 100, por exemplo, possui a modernidade e economia que se igualam às atuais regionais do mercado.

Nestes mesmos programas de modernização e busca de expansão no capital, temos também o Irkut MS-21  (em russo: МС‑21 “Магистральный Самолёт 21 века” – “Magistralny Samolyot 21 veka” – “Aeronave Comercial do Século 21”), um jato para voos domésticos com capacidade de 150 a 212 passageiros, dependendo de suas variantes.

O MS-21 será produzido pela Irkut e Yakovlev Designs Bureau, o que parece ser interessante: afinal, a Irkut produziu os caças Su-27 e Su-30, e a Yakolev, já familiarizada com esses tipos de projetos, daria início ao Yak-242, que seria exatamente um MS-21. No entanto, produziu somente o Yak-42, com capacidade para até 120 passageiros.

O MS-21 virá inicialmente para substituir os Tupolev Tu-154, Tu-204 e 214 que ainda estão em serviço, com perspectivas de eficiência extremamente animadoras. Estima-se que essas aeronaves serão de 10 a 15% mais eficientes que as concorrentes da Boeing e Airbus na mesma classe, com vantagem de 15% em eficiência estrutural, custos operacionais 20% mais baixos e 15% a menos no consumo de combustível (comparando-se com o A320), além de obter um preço-alvo inicial de 35 milhões de dólares americanos.

A fase de pré-produção do primeiro protótipo do MS-21 estava prevista para 2009, com conclusão prevista para 2013. O primeiro voo foi estimado para 2014. As entregas começariam já em 2016, mas com um atual adiamento para 2017, vamos ver ainda quanto tempo levará para tudo isso dar certo.

As intenções são de que o MS-21 tenha três variantes, sendo a primeira o MS-21-200, com capacidade para até 150 passageiros e com classe única, seguido do -300 para 181 passageiros, e do -400 para 212 passageiros, além do modelo de longo alcance, o MS-21-200LR.

Também havia intenções de se criar uma variante menor, o MS-21-100, com capacidade para 132 passageiros. Porém, esta foi cancelada para evitar qualquer tipo de concorrência com o Sukhoi Superjet 130.

Andrews Claudino