Que tal falarmos de um futuro um pouco distante? Após a criação do KAI T-50 Golden Eagle, lá para os anos de 2000, a Coréia do Sul deu início a um programa de desenvolvimento de um caça multi função. O único porém para este projeto são as intenções de criar um caça de 4ª ou 5ª geração para os anos seguintes, tendo em vista que já existem os mais avançados.
A Coréia do Sul procura se manter sempre atualizada quando se trata de equipamentos militares. Sob novos programas de modernização, eles dão início a uma compra de aeronaves militares e, sob autorização, eles começam a produzi-las no próprio país com a designação “K” antes do nome. Um exemplo disso foi o KF-16.
Principalmente com o envelhecimento do F-4D e do F-5E, com números de produção local em mais de 250 exemplares, além do envelhecimento do KF-16, o programa KF-X terá um ganho de 50% de raio de combate. Será 34% mais tecnológico, incluindo melhor aviônica e produção de radares pela própria Coréia.
Com financiamento de 60% do desenvolvimento da aeronave, a Coréia espera que os parceiros estrangeiros forneçam os 40% restantes do financiamento no desenvolvimento. A Coréia do Sul possui cerca de 63% da tecnologia necessária para desenvolver o KF-X. Inicialmente, ela pretende produzir 120 exemplares, posteriormente mais 130.
O desenvolvimento foi iniciado em janeiro de 2014, depois de quase uma década de tentativas. Por conta do tempo de espera, e com o início do desenvolvimento, a viabilidade do projeto e especificações passaram a ser revistos, ainda mais com as chegadas de aeronaves de combate mais modernas no mercado.
A Coréia estima que seu desenvolvimento leve o tempo de produção do antecessor KF-16, que poderá ser produzido até 2020. Há a previsão de 120 unidades do KF-X para a Coréia do Sul, e ainda mais 80 para a Indonésia. Conforme os planejamentos, a Coréia prevê que o primeiro voo do KF-X seja entre os anos de 2023 e 2030.
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