Nessa semana (17), um voo da companhia americana Delta que partiu de Amsterdã, Holanda, rumo aos Estados Unidos teve um incidente considerado deveras estranho pelas autoridades e pela própria companhia aérea: Quatro sanduiches servidos durante o voo possuíam como parte do ‘recheio’ agulhas de costura. Uma pessoa ingeriu um sanduíche adulterado e ficou ferida, mas não quis receber atendimento médico.
A Delta Air Lines anunciou nesta terça-feira que está investigando com as autoridades o fato. “A Delta está levando este assunto muito a sério e está cooperando com as autoridades locais e federais para que investiguem o incidente”, afirmou a companhia em um comunicado divulgado.
Além disso, medidas serão tomadas para com o encarregado de catering em Amsterdã “para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos” oferecidos a bordo de seus aviões. A companhia também destacou que exige que todos os seus fornecedores de alimentos cumpram rígidos critérios, porque a segurança dos passageiros e da tripulação é ‘a prioridade número um’, disse Kristin Baur, porta-voz da companhia.
Na sede da companhia, em Atlanta, o agente do FBI Stephen Emmett afirmou que uma investigação criminal está em andamento, porém, nenhum detalhe a mais foi divulgado. A Administração de Segurança no Transporte (TSA em inglês) notificou todas as companhias com voos entre os Estados Unidos e a Holanda. “A TSA segue vigiando de perto a revisão do ocorrido, assim como os protocolos de segurança levados adiante pela companhia aérea e pelas autoridades do aeroporto”, disse em um comunicado.
A companhia de catering Gate Gourmet, responsáveis pelos sanduíches ‘batizados’, afirmou que está investigando o ocorrido, e que leva ‘muito a sério’ o assunto. “As autoridades envolvidas têm todo o nosso apoio e estamos trabalhando estreitamente com nossos clientes para aumentar nossos controles e procedimentos de segurança”, indicou.
Esse não é o primeiro incidente da companhia durante o mês. Em um voo rumo à Espanha, um 767 da companhia foi desviado de sua rota devido uma suspeita de bomba a bordo, devido alguns cabos cortados e jogados em um dos banheiros do avião.
Por Antonio Ribeiro