Tudo que acontece extra-oficialmente no curso de Piloto Privado em Recife. Sejam bem vindos.
E as Obras Continuam
Depois de encontrar a escola sem teto, de não ter onde ficar antes das aulas, material de construção no meio do corredor e poeira mas muita POEIRA…
Chegamos à Nav certo dia e nossa sala estava com um cheiro muito forte de tinta, realmente insuportável. Os alunos já estavam à flor da pele por causa do transtorno, pois as obras estavam atrapalhando e MUITO o rendimento da turma. Chamamos Silva Filho e pedimos para o mesmo ver o estado da sala. Ele viu que realmente não tinha condições de ter aula (As outras salas estavam sendo reformadas e a única que não, estava ocupada pela turma B). Silva nos pediu mil desculpas, disse que não sabia que a sala tinha sido pintada tão recentemente e suspendeu as aulas daquele dia.
Espetinho Mais uma Vez
Como não haveria aula decidimos ir ao velho Espetinho. Apesar de sair da Nav 19h30min, todos chegamos em casa no horário normal e não mais cedo. Ficamos conversando até “tarde”, uns contando as frustrações amorosas, outros “apaixonados” e a tensão dos nossos amigos ao ouvirem de uma comissária o “Teste do copo”, simplesmente basta a ver se o diâmetro do fundo de um copo descartável é igual a CENSURADO. Somando isso e mais 18cm, você foi aprovado, se não é hora de se preocupar. Nosso amigo Serge estava o tempo todo prestando atenção ao teste e provavelmente fez em casa. Depois de palhaçadas, risadas e frustração para alguns, decidimos ir para casa. Elton, como sempre uma mãe, fez o favor de me deixar em casa.
Computador de Voo
Apesar de sempre falar nas aulas que dava para fazer os exercícios sem o computador de voo, acabei comprando um. Afinal, haveriam aulas apenas sobre computador de voo e teria que usar um de uma forma ou de outra. Fazia semanas que estávamos atrás de algum lugar para comprar, depois de várias cogitações, inclusive de comprar fora do Brasil por 20 dólares, decidi comprar o meu de um comissário que foi lá na Nav. Como ele havia deixado apenas 3 na secretaria comprei um. Elton e Marcos compraram os outros no mesmo dia. O computador de metal foi R$180,00 e veio com uma régua de plotar, vi no site da Bianch que ela custa R$90,00 estão ficou um ótimo preço. Apesar de que não compraria a régua se não fosse brinde, aliás, se alguém souber usar a tal régua me ensine que por enquanto a mesma está apenas enfeitando a mesa do computador do meu quarto.
Happy Hour na casa de Filipe
Na terça-feira, após mais uma aula sobre o pé-de-galinha passamos no famoso Espetinho mais uma vez e lá decidimos ir para a casa de Filipe. O advogado foi na frente com Serge para um supermercado comprar um “negocinho” e Hugo, Elton e eu fomos levar Lucas em casa. Enquanto estávamos no caminho Filipe nos liga 3 vezes perguntando onde estávamos. Chegamos ao supermercado e Hugo e Filipe ficaram decidindo o que iam beber. Enquanto Serge o tempo todo falava “Tá tarde. Tá tarde. Tá tarde” O mesmo não iria para a casa de Filipe, estava de carona até um ponto mais próximo de sua casa e estava com pressa. VAI DE ÔNIBUS SERGE. DEIXA DE SER FOLGADO. Haha.
Compraram bebida e petiscos. Quando estávamos no estacionamento, vimos que já passava das 23h e decidimos ir para casa. Filipe, a mãe da vez, foi me deixar em casa e Hugo foi só. Pois a sua casa em Recife fica longe (O mesmo é de Garanhuns-PE).
Quando Filipe está chegando em casa e para o carro no ponto de ônibus de Serge, o mesmo fala “Você deixou Edson naquele buraco lá. Podia me deixar em casa não é?” Obrigado, Serge. Você é muito gentil e sutil. Haha
No dia seguinte, sim, fomos para a casa de Filipe, Elton, Hugo e eu. Ligamos para Bruno, que mora perto e o chamamos. Ficamos lá na varanda vendo os aviões que decolavam da 18. Filipe mora a alguns quilômetros do aeroporto. Enquanto falávamos o nome dos aviões “Lá vai o A330 da Tap, olha o Embraer 190 da Azul” Elton nos olhava e dizia “Eu não sei dizer o nome nem de dia, vocês olham para a luz piscando e sabem o nome do avião”
Depois de um tempo Elizeth chegou e ficou lá conosco. A fome apertando, comi toda a batata que estava servindo de aperitivo. Todos com Money level 0. Demos um jeito e pedimos uma pizza. Antes de a pizza chegar Elton e Elizeth foram embora. Bruno chegou quase meia noite. Ligamos para a pizzaria que nos informou que o entregador bateu na porta e ninguém atendeu. Bruno disse que o mesmo estava rodando uma praça que há perto da casa do advogado mas que não entrou na rua, Bruno não sabia que tínhamos pedido pizza.
Quase duas da manhã saímos à procura de um lugar aberto para comer, até que achamos o Drive Thru do Mc Donald’s aberto. Pedimos uns sanduíches, compramos refrigerante, sorvete e voltamos para casa. Ficamos na varanda até umas 02:30h e depois fomos dormir. Mas só dormimos por volta das 03:30 da manhã. Felipe nos pergunta “Vou acordar cedo amanhã, você querem ir comigo ou querem ficar dormindo?” Hugo “Vá se lascar e deixe a gente dormir”
Sete horas da manhã Filipe entra no quarto e avisa que está saindo, Hugo roncando mais que qualquer paulistinha. Eu com o nariz ruim. Hugo acorda manda Filipe à M… E volta a dormir. Nessa hora Bruno começava a roncar e o meu nariz piorava cada vez mais.
Bruno que na noite anterior ficou dizendo que quem não ouvisse seu despertador era surdo (um 767 acionando) acabou não acordando e tivemos que chamá-lo para desligar aquele “troço”. O mesmo foi embora mais cedo. Levantei por volta do meio dia e fui acordar Filipe que já havia chegado e tinha ido dormir novamente.
Estávamos sem dinheiro e à procura de algum lugar para almoçar, então viemos para a minha casa. Eram 14h e Bruno nos liga nos chamando para irmos ao aeroporto, ficar nos hangares. Pois como bom filho de piloto que é conhece todos por lá. Almoçamos, tomei um banho, coloquei a roupa da Nav, pois iríamos direto e fomos embora.
Lá ficamos vendo os aviões dos táxis-aéreos acionando, decolando, pousando. Ficamos conversando com pilotos muito bacanas, um (piloto de Citation) estava pedindo para Bruno ensiná-lo a voar online “Eu gosto mais de Flight Simulator do que voar de verdade, o cara fica lá pilotando com uma lata de cerveja na mão, é bom demais.” Sauhsauhsauhsa. De lá fomos para a Nav, aula de navegação, aula de Fuso horários.
Happy Hour na Casa de Elton
Nesse mesmo dia fomos para a casa de Elton após a aula. Enquanto nosso amigo foi deixar suas coisas no apartamento, ficamos lá embaixo, na piscina. Conversando, discutindo a aula, um amigo nosso sem tomar banho há 30 horas. Ahuauha
Depois de muito tempo, Elton desce e vamos a um supermercado comprar comes e bebes. Todos sem um tostão, empurramos no cartão e estava feita a “festa”. Ficamos lá embaixo conversando, falando sobre a aviação, carreira, comendo. Estamos nos organizando para fazer as horas de voo. Vamos todos para o mesmo lugar. Dessa vez me deixaram em casa e não tive que ficar ouvindo ronco de Hugo.
No dia seguinte Filipe conversando com Serge “Seeergeee, faz três dias que a gente sai. Perdeu” Serge empolgado “É? VAMOS HOJE. AMANHÃ ESTOU DE FOLGA” Filipe “Não!” Serge “Porque?” Filipe “Porque estamos cansados”
Recesso Nav
Na sexta-feira teríamos prova de navegação e depois aula. Todos preocupados pois essa é a matéria que mais reprova na Anac. Chegamos, ficamos do lado de fora por causa da obra e quando entramos na sala, mais uma vez um cheiro muito forte. Um amigo nosso “inteligente” inventou de colocar “Bom ar” na sala, e colocou MUITO. Então a sala ficou com um cheiro de verniz com lavanda. Mais uma vez não havia condições de ter aula. Mesmo assim começamos a prova. A prova teria 50 questões mas por causa das condições da sala Oséas disse que era preciso fazer apenas 20. Logo após o início da prova, começamos a sentir um cheiro forte de alguma coisa queimando, era o ar-condicionado. Com o ar-condicionado queimado e com o cheiro forte, consegui acabar a prova. Sai da sala, que estava com a porta aberta, e fiquei esperando meus amigos. Dali a pouco ouvi uns estalos e a lâmpada queimou. Tudo estava contra a turma A. Após todos terminarem a prova, fomos falar com Sidvan (um dos sócios da Nav e professor). Dissemos que não tínhamos condições de assistir aulas daquela forma. O mesmo nos entendeu, disse que não queria atrasar o nosso curso, mas já que a situação estava ruim ia ver o que fazia. Dez minutos depois voltou e nos disse que teríamos um recesso de uma semana para resolver a situação. Então estávamos de “férias”, mas não iríamos parar. Teríamos mais tempo para estudar para a Anac.
Aqui acaba mais uma Literatura de Piloto Privado. Obrigado pelos comentários da semana passada. E como sempre todos foram respondidos e os dessa semana também serão.
Grande abraço a todos. Semana que vem tem mais.
Edson Alves
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022