Sejam bem vindos a mais uma Literatura de Piloto Privado.
Oséas viaja às pressas e Silva Filho assume as aulas
Nesta semana estaríamos na matéria de navegação mas o nosso professor precisou viajar sem aviso prévio. Como o mesmo é controlador de voo, foi convocado para uma missão presidencial em Paulo Afonso- BA (Minha cidade natal). O avião de Dilma sempre pousa em lugares com controle. Pois até nos lugares que não possuem frequências específicas são montadas bases temporárias para atender às especificações da missão. Foi o que aconteceu com o nosso professor. De última hora foi chamado para atender a visita presidencial. Então Silva Filho assumiu as aulas e começamos a matéria de voo. Esse, que também é controlador de voo, disse que já fora chamado várias vezes para esse tipo de missão, pois o mesmo tem curso de controle sem radar e tem vasta experiência. Magal sempre fala “O velhinho (Silva Filho) tem 40 anos de controle e 30 de piloto, imaginem a idade…”
Silva… “Certa vez eu estava controlando numa missão dessas e um piloto de um jato particular inventou de pousar na pista contrária. Eu informei ao mesmo que ele não podia e ele queria pousar mesmo assim. Então falei “Arremeta AGORA!”e o mesmo reclamando que havia pouco combustível arremeteu. Depois do pouso pela pista certa ele veio reclamar comigo. Falou que sempre pousavam na pista contrária e eu disse que era obrigação dele ver o Notam que falava da chegada do presidente àquele local.”
Evasão da turma de PP
No início do curso tínhamos 18 pessoas na turma A. Aos poucos, alguns foram faltando, saindo, os faltosos iam cada vez menos. Na 18 ª semana a média de alunos por aula era 5. Marcos, Nuno, Filipe, eu e Elton (que nem da nossa turma é). Marcele também vai o máximo que pode mas muitas vezes precisa faltar devido ao seu trabalho. A verdade é que há pessoas que entram no curso porque acham bonito, outros apenas estão tentando um novo ramo e outros caem na (já velha) história de que o mercado está em alta e estão faltando pilotos. Nunca achei esse um argumento muito válido. Pois para quem quer ser piloto de verdade isso não importa, o mesmo irá batalhar para entrar no mercado de trabalho, poderá até trabalhar em outro ramo enquanto não consegue nada na aviação mas não desistirá. As pessoas que entram no curso apenas por causa do mercado de trabalho geralmente não passam do PP. Há sim pessoas que realmente se apaixonam pelo meio e seguem por essa carreira e outros que são realmente muito esforçados e não desistem, e ainda os que realmente não tinham condições de terminar o curso mas essa é a exceção e não a regra. Poucos restaram, no começo dá para ter uma idéia dos que irão ficar até o fim. É o caso do nosso amigo Marcos, lembro no primeiro dia de aula quando estávamos indo para a parada de ônibus e perguntei “Quando você decidiu ser piloto?” e o mesmo respondeu “Desde que nasci.” O conselho que eu dou é… Se puder não falte às aulas pois há uma grande quantidade de informações por dia e você pode acabar se perdendo e ficar desestimulado.
Aulas de teoria de vôo
As matérias de navegação e teoria de voo são as mais dinâmicas do curso, ou seja, cada detalhe poderá ser usado quando você estiver voando, ao contrário de certos assuntos de outras matérias que você terá que estudar apenas para a prova da Anac. As aulas com Silva Filho são muito divertidas, como o mesmo é piloto sempre há comentários do que fazer em certas situações, o que esperar das instruções. Ele foi lançador de pára-quedistas por um bom tempo e às vezes conta algumas histórias.
Pane de motor com um Cessna 182
Silva Filho… “Certa vez eu estava voando num Cessna 182, o avião que eu lançava pára-quedistas, estava apenas eu e o dono do avião quando o motor parou. Para a minha sorte havia uma pista de pouso bem perto dali e fui para lá. O problema é que a pista não estava sendo usada há um bom tempo e estava cheia de mato mas era minha melhor e única opção. Pousei tranquilamente e quando o avião ainda estava correndo na pista vi que havia uma vala na mesma. Imediatamente puxei o manche, o avião subiu e passou por cima da vala mas logo em seguida estolou mas como estava muito baixo não houve nada mais do que um pouso brusco.” Uma semana depois quando tudo estava resolvido, Silva tirou o avião de lá. “Tá tudo certo mesmo não é?” perguntou ao mecânico e o mesmo disse “Tudo certo patrão.” Então decolaram, Silva no comando e o mecânico de carona. Quando estavam perto de Recife o motor começa a apagar novamente. O mecânico se borrando de medo. “Ai meu Deus do céu. Ai meu Deus” e Silva se virando para colocar o avião no chão. Conseguiram pousar no aeroporto. Depois o mecânico resolveu de verdade o problema e nunca mais o avião teve nada (e nem o mecânico voou).
Silva nos ensina parte prática na teoria
Nosso professor de teoria de vôo sempre faz questão de nos mostrar algo que teremos que fazer na parte prática. Coordenação, pane de motor, procedimentos de emergência. Sempre que pode nos dá dicas e parece estar muito ansioso para a chegada do simulador. Ele fala que será muito bom nos ensinar e que iremos aprender muito. Este foi o primeiro professor que nos mostrou exatamente o que teremos que fazer quando sair da Nav. Isso nos ajuda a não ficar perdidos nos aeroclubes/escolas. Seria muito bom que o mesmo fosse nosso instrutor, isso é um projeto a um prazo que cada dia diminui. Depois da chegada do simulador a Nav batalhará para ter seus próprios aviões.
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