Literatura de PP – 21ª Semana (Última Semana)

posted in: Edson Alves, Textos | 13

Sejam bem vindos ao último texto dessa temporada da Literatura de Piloto Privado.

Aprendemos muitas coisas nesses últimos meses. Aprendemos não só as matérias, mas também como é conviver nesse mundo paralelo que é o da aviação. Aprendemos como devemos lhe dar com pessoas de diferentes conceitos e pensamentos, mas que tem um objetivo em comum. Também tivemos a oportunidade de ensinar muita coisa, ou estudando na casa de amigos ou apenas conversando numa pararia, numa lanchonete ou até numa tarde num aeroclube sem movimento. Nesses cinco meses descobri como é bom fazer o que se gosta, fiz excelentes amigos e adquiri uma experiência que livro nenhum ensina. Aprendi como sobreviver a jacarés, que uma comissária pode pedir um copila em casamento a qualquer hora, como virar deputado, descobri que professores podem se fantasiar de “morte” só para assustar durante uma prova (não se vê isso em lugar nenhum), aprendi que os aviões da Airbus são excelentes, e tantas outras coisas.  No teórico vi que sabia bem menos coisas do que achava que sabia. Fico grato por ter conhecido ótimas pessoas e ter algo novo para contar a cada dia que passa. A aviação é isso, lugares diferentes, pessoas diferentes e aviões diferentes (ou não).

Dou uma dica para quem pensa fazer a prova da Anac sem fazer o teórico: – Só faça isso se você realmente não tiver condições. Se for pedir dinheiro emprestado para pagar a prova e esperar a Anac lançar mais um programa de bolsas para fazer suas horas, se essa não for sua condição então tente fazer o curso. Você pode passar na prova estudando sozinho, acho que todos podem, mas a experiência de todos os dias conviver com professores e alunos que tem um objetivo em comum é inigualável. Vale muito à pena fazer o teórico. Enfim, hoje venho aqui escrever o último texto dessa temporada da Literatura de Piloto Privado.

O Fim do Teórico

Na última semana tivemos revisões de todas as matérias. Isso foi muito bom para relembrar os conceitos que tínhamos aprendido durante todo o curso. Revemos todos os nossos professores, e voltamos um pouco no tempo para lembrar o quanto foram boas as aulas com cada um deles. Muitos podem pensar “Não adianta revisar na última semana. Você não vai lembrar o que aprendeu em 4 meses.” Pelo contrário, as aulas foram excelentes e conseguimos relembrar tudo sim, temos essa obrigação, pois para fazer a prova temos que saber tudo.

Segunda-feira

A primeira aula de revisão foi do nosso professor Marcelo Azeredo. O mesmo ministra as aulas de conhecimentos técnicos e é ídolo do nosso amigo Marcos. Por também ser mecânico de aeronaves, Marcos fica impressionado com a sabedoria do nosso professor “Ele sabe de TUDO, como pode?” Nosso professor parece estar constantemente estudando manuais de motores tanto em inglês quanto em alemão. Revisamos todo o sistema elétrico, potências, combustíveis, etc. Ao ver um avião no computador pergunto a Marcelo “Que avião esquisito e feio é esse aí?” Ele “É meu projeto que nunca saiu do papel.” “Foi mal” auhauha.

Terça-feira

Neste dia tivemos aula de meteorologia com nosso professor Carlos Eduardo. O meteorologista da FAB sempre com suas histórias engraçadas demonstra que está disposto a ajudar a qualquer hora. O tempo inteiro nos pede para chamá-lo quando formos sair para algum lugar, mas o problema é que com tanta coisa para aprender em tão pouco tempo estamos sem tempo para ir para lugar nenhum além de um Fast food. Na aula relembramos as características de frentes, alguns detalhes do TAF, centros de pressão entre outros assuntos. Espero que o mesmo ministre as aulas no curso de Piloto Comercial, pois com o mesmo aprendemos até sem perceber.

Quarta-feira

Na quarta tivemos aula do nosso famoso professor Carvalho. Não há ninguém que não o conheça, não importa onde eu esteja, se eu falar que estou fazendo o curso na Nav, sempre perguntam “Ah, e você tem aulas com o Carvalho?” Na revisão fizemos várias questões, vimos espaços aéreos condicionados, publicações aeronáuticas, relatórios, entre outros. Também tivemos a presença de uma comissária da Avianca na sala (fardada) que irá começar o PP. Também foi nesse dia que nosso amigo Elton ficou me irritando só porque eu disse para o mesmo pegar um ônibus num ponto onde ele não passava. Depois de esperar 3 horas ele desistiu e me xingou bastante. Hehe. Eu achava que o ônibus passava ué.

Quinta-feira

Fui ao Hospital da Aeronáutica de Recife concluir de uma vez por todas os exames necessários para o CMA. Chegando lá encontrei uma comissária da Nav, Ághata, bastante simpática que por ter chegado mais cedo me mostrou exatamente o que devia fazer. Peguei a lista de exames, depois de cinco agulhadas e com os dois braços furados conseguiram tirar meu sangue. Depois urina, radiografia do tórax, neurologista, clínico geral, oftalmologista, otorrino, audiometria, eletrocardiograma (feito pelo nosso amigo Felipe da turma Bravo que trabalha lá), dentista, cardiologista, ufaa! Tivemos uma pausa, pois a psiquiatra só chegaria às 13hrs. Então Ághata e eu fomos ao Drive Thru de uma Mc Donald’s que havia por perto. Depois de nos entupir de comida no estacionamento do Harf, fomos para a sala de espera da psiquiatria. Poucos minutos depois fui chamado. Depois dos exames, a psiquiatra muito simpática disse que estava tudo bem e que estava liberado. Mais um passo estava dado.

Encontrei com Elton e Filipe e fomos para a casa desse estudar. O advogado saiu com sua namorada Vanessa (que é quem manda) e nos deixou em sua casa estudando. Enquanto víamos os aviões decolando da 18 estudávamos Teoria de Voo. De volta, Filipe foi conosco para a Nav assistir a revisão de navegação. A maioria da aula foi baseada em cálculos de vento usando o computador de voo. Nosso professor Oséas ficou muito orgulhoso ao saber que Marcos havia acertado todas as questões da sua matéria na Anac.

Na volta para casa, Filipe, Elton, Carvalho e eu pegamos carona com o irmão de Filipe (Arthur). Para azar de Elton seu celular tocou e o professor, que estava ao seu lado, não perdoou e imitando voz de mulher… “Amor quem é? Volta para a cama. Você viu minha calcinha? Se for da recepção pede uma toalha. Tinho vem cá.” E adivinhem quem era? Exatamente, Eliseth, esposa de Elton e expert em organizar nossos lanches pós estudos (brincadeira).

Sexta-feira – Simuladão

Na sexta tivemos um simulado geral da prova da Anac com cem questões. Era o nosso último dia na Nav. Pouquíssimas pessoas foram se compararmos com o início. Lembrei de tudo que aconteceu nos último 5 meses. Aquela turma lotada do primeiro dia definitivamente não era mais a mesma. Entre 30 alunos os sobreviventes, Filipe, Nuno, Marcele, Lucas e eu. Esperamos que aparecesse alguém da turma Bravo, pois as revisões e simulado também foram para eles mas ninguém foi. Nosso amigo Bruno também estava por lá. Lembrei do primeiro dia, eu meio assustado, como todos da nova turma, sem conhecer ninguém, mas quanta coisa aconteceu. As piadas, os espetinhos, a visita ao aeroporto, os fins de semana no aeroclube (concorrente haha). Conheci pessoas muito bacanas e tive a oportunidade de relatar isso tudo para vocês. Não tivemos a oportunidade de voar e nem fomos ao Cindacta, pois Silva está sem avião no momento e o Comandante da base aérea daqui mudou o que dificultou nossa visita. Mas isso não impede de irmos com outras turmas. Silva filho aplicou a prova, terminamos e ficamos conversando como se não quiséssemos ir embora. O resultado estava previsto para a semana seguinte.

A volta de Marcos Freitas

Nosso amigo Marcos que foi voar em Minas teve que voltar para Recife devido a uma virose. O mesmo fez 5 horas de voo no Aeroclube de Pará de Minas. Voltou fazendo mil elogios, pelo jeito gostou muito de voar lá. É uma pena que tenha ficado doente, disse que até esperou um pouco para ver se melhorava mas a pressão que fazia sobre si mesmo era muito grande, pois teria que checar antes que acabasse suas férias. Nosso amigo falou que desse jeito não ia conseguir melhorar nunca então resolveu voltar para casa.

Atualmente…

Desde o último dia da Nav até hoje passaram 3 semanas. Realmente como era de se esperar não tivemos mais notícias de alguns e pouquíssimas de outros. Elton, Filipe e eu nos reunimos constantemente para estudar e estamos planejando fazer a prova no dia 5 de abril. Encontramos sempre com nosso amigo Marcos. Elton está na nova turma mas devido a uma pequena cirurgia na perna está sem ir às aulas há 15 dias. Sempre falo com Lucas, às vezes com Ludmila, Hugo e com Carvalho por telefone. Nos nossos planos está marcada a viagem entre os dias 16 e 20 de abril para Pará de Minas. Infelizmente Marcos só poderá voltar quando sair de férias novamente ou num feriado prolongado.

Agradeço muito pelos amigos feitos, pelas lições aprendidas, pelo amadurecimento natural e forçado, você tem que crescer quando convive com pessoas com 5 ou 10 anos a mais que você. Nesse tempo já entrei na faculdade, já larguei a faculdade, e apesar do que pensam eu adorei o curso de física e é exatamente por isso que eu não vou mais. Não consigo me imaginar dando aulas algum dia. Não tenho preconceito nenhum com a profissão, pelo contrário, conheço professores excepcionais dos quais tenho grande admiração. Mas se for para estudar cálculo, geometria analítica, etc., prefiro continuar tentando passar m engenharia pois estudarei as mesmas coisas.

Agora vou continuar meu caminho. Estudando, trabalhando, lutando, com certeza alcançarei meus objetivos. Esperei 15 anos para fazer o curso e posso esperar um pouco mais. Deixo aqui meus sinceros e eternos agradecimentos a meus amigos e professores:

Allan – Bruno Carvalho – Filipe Amaral – Elton Corrêa – Hugo Lopes – Ludmila Queiroz – Lucas Albuquerque – Nuno Miguel – Marcele Lira – Marcos Freitas – Carlos Eduardo – Serge Igor – Mônica Alves – Clayton Pires – Elso Filho – Carvalho – Marcelo Azeredo – Silva Filho – Marcelo Magalhães – Oséas e Alexandre Sales.

Rifa da Hora de Voo

As rifas ainda estão sendo vendidas, o sorteio será nessa sexta-feira (30/03/2012). Muitas pessoas se interessaram e não entraram em contato comigo. Peço que o façam o mais rápido possível, você ainda tem tempo de concorrer. Se possível o resultado será divulgado aqui no Canal Piloto.

Aqui termina o último texto dessa temporada da Literatura de Piloto Privado. Muito Obrigado a todos por me deixar compartilhar um pouco da minha trajetória, também aprendi muito escrevendo aqui para vocês e espero em breve iniciar a “Literatura de Piloto Privado – 2ª Temporada”. Assim que puder começarei a escrever textos em Minas sobre a parte prática. Muito obrigado por todos os comentários enviados até hoje. Os elogios são estimulantes e as críticas me ajudam muito a aprender mais. Espero que vocês tenham gostado e nos vemos por esses céus.

Grande Abraço a todos.

Edson Alves,

Recife, 26 de Março de 2012. Futuro Piloto Privado.

Edson.akaves@gmail.com

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)