Antes das entregas do MF1, a Força Aérea Real Norueguesa operava apenas um Farman, que foi dado ao Exército Norueguês por um explorador polar chamado Roald Amundsen, em agosto de 1914. Sua intenção era usar a aeronave para uma expedição através da Rota do Mar do Norte e do Oceano Ártico.
O exército norueguês havia emprestado o Farman de Amundsen para que fosse habilitado a desempenhar as funções de proteção e neutralidade durante a Primeira Guerra. Durante o uso da aeronave, a Força Aérea Real ficou muito satisfeita com o desempenho do Farman, e apresentou grandes intenções de produzir aeronaves do mesmo modelo.
Na época, a Flyvebaatfabrikk, em resposta aos pedidos, construiu o primeiro MF1 em um local de 30 metros quadrados. A produção de peças foi feita no estaleiro da marinha, em Karljohansvern. Mesmo com o espaço limitado, a montagem do avião não era trabalhosa e foi feita na própria fábrica.
O primeiro MF1 foi lançado no dia 26 de maio de 1915, e foi testado nas águas do porto de Horbem. O primeiro voo foi realizado nove dias depois, com a aeronave armada com uma carabina Krag-Jørgensen, com capacidade para 120 tiros e uma pistola Colt 1911. O MF1 também estava equipado com um motor Hall-Scott de 8 cilindros e 130 cv, podendo chegar a até 100 km/h.
Três MF1 foram operados pelo Primeiro Grupo da Força Aérea Real Norueguesa, com sua base principal em Karljohansvern, Horten. Mais três aeronaves foram construídas em 1915, uma em 1916 e por fim, mais uma em 1917. Os quatro primeiros foram perdidos em acidentes entre o período de 1916 e 1918.
Uma variante foi construída para substituir a primeira versão que havia caído em 1916, devido a uma falha no motor. Essa versão foi entregue em 1917 com novos modelos de asas e flutuadores. Em 1922, o MF1 foi completamente desativado depois de haver realizado 322 horas e 15 minutos de voo.
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