O Messerschmitt Me 262, ou Andorinha (nome caído em Português, não?), foi o primeiro caça a jato a entrar em operação. O projeto teve início ainda antes da Segunda Guerra Mundial, mas diversos problemas com o desenvolvimento do motor fizeram com que o lançamento da aeronave se atrasasse para o segundo semestre de 1944.
Comparado com os caças dos Aliados daquela época, incluindo os britânicos Gloster Meteor, também a jato, o Andorinha era muito mais rápido e melhor armado. Sem dúvida, foi um dos projetos mais avançados que entraram em operação na Segunda Guerra, sendo usado numa grande variedade de tarefas, incluindo bombardeio, caça, missões de reconhecimento e voos noturnos.
Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm.
Com toda sua soberania, acredita-se que um total de 735 aeronaves aliadas foram abatidas pelo Andorinha, enquanto cerca de 100 desses foram destruídos em combate. Impossibilitados de responderem a altura, contra um caça tão rápido (capaz facilmente superar os 800km/h) e poderoso, os aliados costumavam responder à supremacia aérea do Andorinha, atacando implacavelmente aeronaves no solo, ou enquanto elas ainda estavam decolando ou aterrissando, ou qualquer outro artifício que fosse capaz de evitar um combate direto.
E não foi só nos campos de batalha que o Andorinha fez sucesso, mas também serviu de inspiração na área da música. E nada melhor do que Blue Öyster Cult, uma banda americana dos anos 60, pra homenagear esta belíssima máquina que fez uma grande história, com a música “Me-262”, em sua obra, Blue Öyster Cult cita alguma das batalhas que o Me-262 participou, nomeando-o de: Príncipe dos Turbojatos, confira:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=SMG1WCVff0I]
Saiba mais:
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015