Motores utilizados na aviação convencional: Rotax

Apresento-lhes na sequência desta semana os motores Rotax. Fabricados hoje no Brasil e amplamente utilizados, são os motores mais conhecidos e talvez os mais escolhidos para equipar aeronaves leves na atualidade, pois tratam-se de motores altamente flexíveis e moldáveis, podendo ser encontrados em versões de 4 e 2 tempos.

Todos nós sabemos da simplicidade que envolve um motor a dois tempos. Ele se faz incomparavelmente mais barato, e por vezes mais econômico. O Rotax foi muito popularizado por equipar aeronaves experimentais e ultraleves avançados, fazendo jus à propaganda que a representante no Brasil, Rotamotores, fazia dele. Um motor que se mostrava se totalmente ajustável à aeronave, com dezenas de variações e, enquanto em aeronaves experimentais, com modificações e melhoramentos intermináveis.

Ao contrário da Continental e Lycoming, a Rotax iniciou e trouxe herança da fabricação de motores náuticos para condições extremas, como em snowmobiles. Isso foi extremamente importante para criar o carro chefe da Rotax: operação, leveza e segurança em qualquer condição. E foi nesse aspecto que a Rotax ganhou o bolso de muitos investidores e mais de 200 empresas fabricantes de aeronaves em todo o mundo, equipando mais de 40% da frota de aviões leves atualmente – número que chegou a 60% nos anos 80, e tem diminuído pela aparição de novo conceitos.

Teste agora um pouco de seu inglês, assista ao vídeo abaixo e se impressione com a seriedade que, embora envolva um motor que equipe aeronaves leves e experimentais, é tida como indispensável pela fábrica da Rotax.


Seriam muitas as características a se destacar que diferenciam o motor Rotax de outros modelos muito utilizados, mas em se tratando do que mais impacta o piloto, poderíamos facilmente citar o baixo consumo. Este pode ser em tipos variados de combustíveis à escolha do comprador, necessitando somente de pequenas alterações no motor. A leveza notável a qualquer um com pouca experiência, um motor cuja relação peso/potência supera facilmente qualquer outro modelo da categoria, a reposição de peças que se faz muito fácil e acessível a qualquer um em praticamente qualquer lugar do mundo, caracterizam os motores Rotax. Ouvi relatos de pilotos que, em situações emergenciais, conseguiram usar peças de motores Volkswagen (fusca), servindo perfeitamente.

O melhor vem agora: nos últimos 3 anos, os motores Rotax vêm sendo autorizados a serem homologados. Isso mesmo, motores que podem compor aeronaves privadas homologadas com prefixo PT ou PR, não mais sendo exclusivo de aeronaves experimentais. Por um lado é bom, pois vem a diminuir a hegemonia e monopólio de determinadas marcas, mas por outro aumenta o seu preço de mercado. Por este motivo principalmente cito o motor Rotax nesta série: um motor com qualidades exclusivas, e que vem pra livrar a aviação da vanguarda, inovando e melhorando o que já era bom.

Eduardo Mateus Nobrega
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