Durante o desenrolar do conflito, que intencionava derrubar o governo provisório do gaúcho Getúlio Vargas, o estado de São Paulo ficou fechado, e os revoltosos roubaram dois aviões Waco (com capacidade de levar duas pessoas a uma velocidade de 210 km/h) do Campo de Marte e outro do Rio de Janeiro.
Para ser exposta no museu, a aeronave foi minuciosamente restaurada, já que foi fabricada em 1927, nos Estados Unidos. O professor de engenharia aeronáutica do campus da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos Fernando Catalano destacou a importância de restauração.
“Essa aeronave Waco tem um valor histórico imenso. É muito importante ter um objeto desse, que representa uma época em que o Brasil ainda se preparava para ser um potencia regional e do continente”, disse.
Após a revolução, o Waco passou a ser usado pelo Correio Aéro Nacional, no transporte de malotes postais. O vendedor José Augusto Bovo, um grande admirador da história do conflito e de aeronaves, fez questão de ver de perto os detalhes do avião.
“Isso aqui faz parte da história de São Paulo. Fez parte da Revolução de 32. Tem toda uma história por trás dele desse avião. O pessoal o conhecia como ‘vermelhinho’, porque a cor original dele era vermelha, mas os paulistas o pintaram de verde para diferenciar quem era quem”, explicou.
O Museu da Tam fica na Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP 318), no km 249,5, na altura do distrito de Água Vermelha, em São Carlos (SP). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3306-2020 (16)3306-2028.
Por Antonio Ribeiro