Nossa participação no VI Encontro Paraibano de Pilotos Virtuais

posted in: Artigos | 5

Hoje irei contar como foi o VI Encontro Paraibano de Pilotos Virtuais, onde o Sales, Cobel e eu (Andrews), participamos representando o Canal Piloto.

Assim que chegamos na ESAC – Escola Superior de Aviação Civil, fomos muito bem recebidos por todos. Conforme a programação do evento, haveria uma palestra do Pedro Neves (aluno da ESAC), falando sobre a EDAV – Esquadrão de Demonstração Aérea Virtual, seguido da segunda palestra, feita por Rafael Barros Melo (egresso ESAC), falando sobre os Fatores Humanos Relacionados com Aspectos Psicológicos nos Acidentes Aeronáuticos. Finalizando, tivemos o Alexandre Sales, falando sobre alguns detalhes de como é voar na Terminal São Paulo com aviões de pequeno porte.

Na primeira palestra, Pedro destacou todos os detalhes sobre a EDAV: como ela surgiu, o tempo em que está em funcionamento, como ela funciona, e os requisitos e treinamentos, que visam sempre a padronização e profissionalismo em reproduzir as manobras realizadas pela EDA real.

Durante sua palestra, Pedro apresentou algumas fotos de seus membros, de eventos na qual a EDAV foi muito bem prestigiada pela EDA, e ainda destacou que a EDAV conta com um ex-piloto da EDA, o que torna a reprodução virtual a mais fiel possível.

Para finalizar sua palestra, foi apresentado um vídeo com uma reprodução completa e fiel à apresentação real da EDA – com a comunicação, narração, sequência de manobras e até “trilha sonora”.

Logo em seguida, para deixar as coisas mais animadas, o coordenador da instituição, Juliano Brandt, iniciou um sorteio, deixando ao nosso critério (Sales, Cobel e eu) escolher um número de 1 a 96, enquanto realizavam todos os preparativos para o segundo palestrante, Rafael Melo.

Dando início à segunda palestra, o Rafael se apresentou ao público, e explicou que já havia feito um seminário uma semana antes para dois professores, sobre o mesmo assunto abordado na palestra.

Durante toda a palestra, o Rafael abordou diversos tópicos, explicando cada um e detalhando-os com imagens, a fim de facilitar o entendimento, incluindo relatório final sobre os acidentes e, também, relatos de pilotos que não se sentiam seguros com a forma como a empresa em que voavam tratava a manutenção das aeronaves.

Para finalizar a palestra, o Rafael exibiu um vídeo, mostrando o prazer de como é chegar ao final da carreira e ser muito bem homenageado, fazendo também muitos que estavam na sala se emocionarem bastante.

Para finalizar todas as palestras, o Juliano iniciou um segundo sorteio, conosco novamente escolhendo um número de 1 a 96, e enquanto isso, foram realizados os preparativos para a terceira e última palestra.

Após o Sales subir ao palco, se apresentando, ele deu início à palestra indo direto ao ponto, falando sobre RA, NM e CTR, já explicando seus significados, valores, entre outros detalhes. A partir daí, todo o público já se mostrou muito participativo.

Assim seguiu-se durante toda a palestra: algumas partes sérias, outras engraçadas – ainda mais quando o Sales falou sobre as referências visuais que seriam óbvias, se não colocassem alguma rodovia ao lado como referência, ou sobre a aproximação entre uma aeronave e a outra, quando se voa pela TMA de SP.

Então, para animar mais as coisas, o Sales resolveu fazer algumas perguntas (judiar), valendo brindes para quem respondesse corretamente. Inicialmente foram perguntas fáceis, dificultando cada vez mais, até chegar na pergunta: “Onde fica o Través da Abril?” – nessa, muita gente teve dificuldade. Mas isso tornou a palestra bem mais animada e informativa.

Finalizando todas as palestras, fiquei surpreso com a solicitação de uma rede de televisão, para entrevistar o Sales e filmar durante a palestra. Logo em seguida, após o Cobel e eu apresentarmos nossas funções no Canal Piloto, finalizamos com o clássico “Oscar Lima Alpha”, mas com todos reunidos dentro da sala.

Após tudo finalizado com relação as palestras, foi dado início ao campeonato dos pilotos virtuais, em duas categorias: VFR e IFR. Como foi em um local fechado e precisava de baixa claridade, não ficamos tão presentes.

Em seguida, fomos almoçar com toda a galera, todos sempre animados, desde quando chegamos.

Voltamos e fomos então assistir um pouco do campeonato de futsal, incluindo o time da casa (ESAC), o time da Infraero, da GOL e mais alguns, mantendo os jogos sempre equilibrados. Mesmo perdendo o jogo, os jogadores não se mostravam desanimados, sempre bem humorados.

Em minha opinião, o evento  foi sensacional: a receptividade, os excelentes palestrantes Pedro e Rafael (a quem deixo meus parabéns), todos os presentes muito animados durante todo o evento, e também o Juliano (coordenador). Deixo aqui os meus parabéns a todos!

Andrews Claudino