O aeroporto abandonado no tempo

posted in: Artigos | 1

Para quem acha que só no Brasil ocorrem problemas com dinheiro jogado fora, está enganado.

O Aeroporto de Ciudad Real era para ser um símbolo da Espanha moderna, mas atualmente se encontra totalmente abandonado.

Construído em 2008 em um projeto que custou no total 1,1 bilhões de Euros, e abrindo as portas em 2009, foi criado para atender uma extimativa de 5 milhões de pessoas anualmente, só que o que podemos ver, é um aeroporto misteriosamente vazio.

O aeroporto foi destinado à tirar o excesso do aeroporto de Bajaras, em Madrid e servir a costa de Andaluzia. No entanto, durante muitos meses, os únicos voos foram de jatos particulares, supostamente incluindo um voo do Príncipe Harry, para mais um dia de caça de javali em terras próximas de propriedade do duque de Westminster.

E quem dera se só o projeto tivesse dado este gasto, atualmente, mesmo fechado, é necessário que seja pago uma equipe para que realizem manutenções periódicas em seus 4.000 metros de pista, pintando com “X” amarelos para sinalizar aos possíveis voos que podem chegar, que a pista está interditada.

E não é só o aeroporto que se encontra abandonado, há uma gama de “cidades fantasmas”, que estão no mesmo estado do aeroporto, estima-se que isso é reflexo da quebra econômica que a Espanha sofreu, mas diria também que houve um grande equívoco de planejamento.

Andrews Claudino