Durante a Segunda Guerra Mundial, em um esforço para repelir o fogo inimigo, funcionários do Terminal Aéreo Lockheed (agora conhecido como Bob Hope Airport) tomaram uma medida incomum mas altamente eficaz, cobriram o aeroporto com uma camuflagem estrategicamente colocada. Visto do ar, nos olhos do inimigo, toda a área parecia um loteamento rural.
Em fevereiro de 1942, um submarino japonês foi flagrado próximo a San Francisco Bay, algumas noites depois, outro submarino japonês emergiu próximo a Santa Barbara e disparou contra uma instalação de armazenamento de petróleo, o Departamento de Guerra ordenou o Tenente-General John L. De Witt, chefe do Comando de Defesa Ocidental, para proteger as instalações vitais ao longo da costa do Pacífico.
O trabalho de disfarçar Califórnia caiu sob a responsabilidade do Coronel John F Ohmer, pioneiro em camuflagem, engano e técnicas de desorientação. Durante a Batalha da Grã-Bretanha em 1940, a camuflagem foi posicionada e feita com todo cuidado, fazendo a Luftwaffe perder milhares de toneladas de bombas sobre campos vazios.
Com a ajuda de designers, pintores, diretores de arte, paisagistas, animadores, carpinteiros, técnicos de iluminação e até homens de estúdios cinematográficos de Hollywood como Metro-Goldwyn-Mayer, Disney Studios, 20th Century Fox, Paramount, Universal Pictures, entre outros, o Coronel Ohmer começou a tarefa de disfarçar March Field e sua vizinhança.
Ohmer escondeu as principais fábricas e montadoras que poderiam ser alvos, incluindo as aeronaves Douglas. Em um curto período de tempo, toda a área da fábrica foi camuflado. A fábrica de aviões Lockheed-Vega em Burbank foi totalmente escondida sob um completo subúrbio repleto de automóveis de borracha e pacíficas cenas de bairro rural pintadas sobre a tela. Os detalhes se estendiam a animais, celeiros e prédios erguidos com quadros de madeira e grandes camadas de lona. Centenas de árvores artificiais e arbustos foram posicionados para dar uma aparência 3D.
Em outras seções, aeronaves chamariz foram espalhadas. Feitas de restos de lona, caixas de serragem, bem como latas amassadas dominavam a paisagem. Nenhum desses aviões pareciam reais de perto, mas enganavam a grandes distâncias. Pistas falsas foram feitas com grama queimada.
O “Subúrbio” de Ohmer trouxe solicitações de outros projetos de camuflagem. Em Seattle por exemplo, a Boeing cobriu quase 26 hectares, transformando tudo numa cidade completa com edifícios municipais, um parque, escolas e residências.
O disfarce na Califórnia deixou de ser crítico quando a Marinha dos EUA tratou de uma derrota contra uma força-tarefa transportadora japonesa em Midway Island. A ameaça de um ataque sério contra a Costa Oeste diminuiu, e em seguida, desapareceu.
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