O primo soviético do B-29

posted in: Artigos | 2

TU-4_Canal_Piloto

Boa tarde aviadores! Hoje estarei falando sobre uma aeronave que de cara iriam dizer que é um B-29 mas, no entanto, as aparências enganam.

Estamos falando do Tupolev Tu-4, uma cópia exata do bombardeiro norte-americano B-29 da Boeing e está na origem de grande parte dos aviões bombardeiros soviéticos que durante décadas foram utilizados pela URSS e pelos países do Pacto de Varsóvia.

Os números variam, mas pelo menos um em cada três B-29 voaram para a URSS durante missões de bombardeio contra o Japão. Como a URSS não estava em guerra com o Japão, os russos utilizaram este subterfúgio para apreender as aeronaves americanas.

Ainda em 1944, Stalin se interessou pessoalmente pelo projeto, analisou os relatórios das aeronaves capturadas no período final da guerra e mandou chamar os seus mais experientes técnicos, aos quais se encontrava Andrei Tupolev.

Stalin perguntou a Tupolev quanto tempo ele precisava para fazer uma cópia da aeronave americana, e depois de estudar os modelos capturados, os técnicos soviéticos disseram que poderiam fazê-lo em cinco anos. Mas Stalin avisou-os de que lhes dava apenas três anos, e nem um dia a mais para fazer um avião igual.

Assim, perante a ameaça velada de Stalin, que após um enorme esforço para desmontar, desenhar e reproduzir cada uma das peças da aeronave americana, o primeiro Tu-4 foi mostrado em 3 de Agosto de 1947, numa apresentação aérea em Moscou.

A apresentação do Tu-4 foi uma surpresa para os ocidentais, que consideravam que a União Soviética não seria capaz de reproduzir uma aeronave tão sofisticada como era o B-29, no entanto, quando o Tu-4 começou a ser entregue, já era evidente que a aeronave não poderia ser utilizada como arma de retaliação para atacar os Estados Unidos, pois as bombas atômicas produzidas na União Soviética eram demasiadamente pesadas. Por essa razão foi iniciado na União Soviética um processo de estudo destinado a converter o Tu-4 num bombardeiro de longo alcance com capacidade para fazer chegar uma arma nuclear aos Estados Unidos.

Especificações

Dimensões
Comprimento: 30.2 M
Envergadura: 43.1 M
Altura: 8.5

Motores/Potência
4 x motores Ash-90
Potência total: 9140 HP/CV

Peso/Cap. carga
Peso vazio: 35000 Kg
Peso máximo/descolagem: 61300 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: 5000 Kg
Tripulação: 11

Velocidade/Autonomia
Velocidade máxima: 570 Km/h
Velocidade cruzeiro: 350 Km/h
Autonomia standard/carregado: 3000 Km
Autonomia máxima/leve: 5000 Km.
Altitude máxima: 11000 Metros

Andrews Claudino