O projeto do primeiro avião fabricado em série no Brasil

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M-7 Canal Piloto

O.L.A aviadores, vocês conhecem o Muniz M-7?

O Muniz M-7 é um avião para dois tripulantes, destinado ao treinamento primário de pilotos. Projetado pelo Major do Exército Brasileiro Antônio Guedes Muniz, foi o primeiro modelo fabricado em série no Brasil. O protótipo foi construído no Parque Central de Aeronáutica (Campo dos Afonsos) e os aparelhos seguintes na Fábrica Brasileira de Aviões, na Ilha do Viana (Rio de Janeiro). A Escola de Aviação Militar, que funcionava no Campo dos Afonsos, utilizou 11 aviões M-7 de um total de 28 produzidos de 1937 à 1941, ficando os outros 17 para aeroclubes. O exemplar em exposição, número de matrícula “13” (fabricado em 1938), voou em aeroclubes com a matrícula “PP-TEN”, de 1941 à 1967.

Sobre a fabricação

Em 1934, Guedes Muniz decidiu projetar uma aeronave de dois lugares para treinamento; seria um monomotor com estrutura de madeira. O modelo do aparelho foi ensaiado em túnel aerodinâmico, em Paris, e o protótipo foi construído no Campo dos Afonsos. A aeronave foi concebida para atender as necessidades do país de aviões de treinamento primário e, dessa forma, a performance aerodinâmica foi sacrificada à robustez estrutural. O avião apresentava grande resistência, em particular no pouso.

Denominada Muniz M-7, a aeronave contava com um motor inglês Gipsy Major, de 130 cavalos de força. O avião tinha 7,24 metros de comprimento e 9 metros de envergadura, voava a uma velocidade de cruzeiro de 150 km/h e  atingia uma velocidade máxima de 190 km/h, com um alcance de 450 km e teto de 4.000 metros; seu peso completo era de 860 kg.

Durante a construção, Guedes Muniz pode testar várias de suas ideias sobre a produção seriada de aviões no Brasil. A Usina Santa Luzia construiu as bequilhas e as rodas fundidas de liga de metal leve para o trem de aterrissagem, a Companhia Nacional de Navegação Aérea construiu os lemes de aço soldado, a tela de algodão para o recobrimento da asa também foi encomendada à indústria têxtil nacional. Muitos outros itens, utilizados nos protótipos e mesmo nos modelos produzidos em série, foram fabricados pela indústria nacional.

Especificações Técnicas

  • Fabricante: Fábrica Brasileira de Aviões
  • Motor: De Havilland “Gipsy-Major” de 130 h.p.
  • Comprimento: 7,24 m
  • Envergadura: 9 m
  • Altura: 2,85 m
  • Peso Vazio: 560 kg
  • Velocidade Máxima: 190 km/h
  • Alcance: 450 km
Andrews Claudino