Os 10 aeroportos mais movimentados do mundo

posted in: Artigos | 0

waiting for the flight

O volume de movimento em um aeroporto é talvez um dos mais complexos de se definir. Basicamente, três parâmetros são considerados nessa volumetria: a quantidade de passageiros em trânsito pelo aeroporto, a quantidade de carga transportada através dele em toneladas métricas, e a quantidade de pousos e decolagens ali ocorridos. Tais valores podem ser verificados isoladamente, ou em conjunto para a composição de um cenário mais completo.

O movimento de um aeroporto pode nos dizer muita coisa a seu respeito. Quanto maior o movimento em um aeroporto, maior a importância comercial ou turística da região em que está inserido. Há ainda os aeroportos que servem como HUBs, funcionando como ponto de encontro entre frotas internacionais e regionais. É onde ocorrem as conexões, que permitem aos passageiros escolher livremente suas origens e destinos, sem a necessidade de um voo direto entre ambos.

Um aeroporto movimentado é uma importante fonte de trabalho para companhias aéreas, e consequentemente, para pilotos. Por isso, é fundamental que os conheçamos. Confira agora os dez aeroportos mais movimentados de nossa atualidade.

10. Dubai International Airport, Emirados Árabes Unidos

10 - Dubai_Airport_Dubai

Os recentes investimentos dos Emirados Árabes Unidos na estrutura turística e hoteleira de Dubai transformaram a cidade em um dos destinos mais caros do mundo. A cidade abriga, entre outras coisas, as Palm Islands, ilhas artificiais em formato de palmeiras, e o Burj Al Arab, o único hotel sete estrelas do mundo. Estas e muitas outras atrações catapultaram o movimento turístico na região, e consequentemente, suas operações aéreas. No Aeroporto Internacional de Dubai, 7.000 voos semanais são operados por 140 linhas aéreas, ligando os Emirados Árabes a mais de 230 destinos ao redor do mundo. Esse cenário também fez do Aeroporto de Dubai o sétimo mais movimentado do mundo em volume de passageiros, e o segundo mais movimentado do mundo em passageiros internacionais.

9. Soekarno–Hatta International Airport, Indonesia

Sukarno Hatta International Airport Terminal 3 front

O Aeroporto Internacional Soekarno–Hatta é o principal aeroporto da Indonésia. Serve à cidade de Jacarta, onde se encontra uma das mais importantes bolsas de valores mundiais. Conforme últimos dados disponíveis, datados de 2012, passaram pelo aeroporto 57.772.762 passageiros e 342.473 toneladas métricas de carga, em pousos e decolagens que contabilizaram 369.740 movimentações de aeronaves. Segundo a Forbes Traveller, divisão da revista Forbes considerada referência em informações de viagens, o aeroporto Soekarno–Hatta é o sexto mais pontual do mundo.

8. Dallas/Fort Worth International Airport, USA

08 - DFW_1

O aeroporto de Dallas, no estado americano do Texas, é um dos mais importantes HUBs dos Estados Unidos. É o quarto aeroporto mais movimentado do mundo em movimentos de aeronaves, e o nono mais movimentado do mundo em transporte de passageiros. É também considerado o melhor aeroporto de carga do mundo, de acordo com a revista Air Cargo World. Faz parte de um seleto grupo de oito aeroportos mundiais, que são os únicos a servir mais de 200 destinos. Suas colossais dimensões ocupam uma área pertencente a quatro cidades: Irving, Euless, Grapevine e Coppell. Por conta dessas mesmas dimensões, o aeroporto tem sua própria força policial, bombeiros e serviços médicos emergenciais. Uma curiosidade para os pilotos é que o aeroporto possui nada menos do que sete pistas, das quais três têm o mesmo rumo magnético. É um dos poucos aeroportos do mundo, portanto, em que uma cabeceira possui pista esquerda, direita E central.

7. Charles de Gaulle Airport, Paris, França

07 - paris-charles-de-gaulle-airport

Localizado em Paris, o aeroporto Charles de Gaulle é o principal aeroporto da França, e um dos principais centros de aviação mundiais. É o segundo aeroporto mais movimentado da Europa em transporte de passageiros, atrás apenas do aeroporto de Heathrow, em Londres. Em relação ao movimento de aeronaves, é o aeroporto mais movimentado da Europa, e o décimo mais movimentado do mundo. No que tange o transporte de carga, é o quinto mais movimentado do mundo, e o segundo mais movimentado da Europa, atrás apenas do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha. Todas estas características conferem-lhe a sétima posição neste ranking.

6. Los Angeles International Airport, USA

Los Angeles International Airport Possible Site of Future Attacks

O aeroporto internacional de Los Angeles também é conhecido popularmente como LAX, sua sigla IATA. Pronunciam-se as três letras separadamente. É emblemático, ainda, por sua estrutura principal, em forma de disco voador, conhecida mundialmente. Em 2013, passaram por ali 66.667.619 passageiros. A administração do LAX alega, ainda, que o aeroporto é o mais movimentado do mundo em origens e destinos (O&D), ou seja, que possui o maior movimento de passageiros que não estejam em conexão.

5. O’Hare International Airport, Chicago

05 - Chicago O'Hare

Até o ano de 2005, o Aeroporto Internacional O’Hare de Chicago era o mais movimentado do mundo. Porém, devido ao seu grande número de atrasos em voos, suas operações sofreram limitações impostas pelo governo federal, levando-o a cair à quinta posição deste ranking. Mesmo assim, o aeroporto guarda uma excelente reputação. Durante dez anos, foi considerado o melhor aeroporto dos Estados Unidos pelos leitores das revistas Business Traveler e Global Traveler Magazine.

4. Haneda International Airport, Japão

04 - Haneda

O Aeroporto Internacional de Haneda serve à região de Tokyo juntamente com o aeroporto de Narita. Em 2009, foi reconhecido pela revista Forbes Traveller como o aeroporto mais pontual do mundo, por dois anos consecutivos. Suas operações enfocam principalmente os voos domésticos, enquanto o aeroporto de Narita cuida de maior parte dos voos internacionais. Conforme dados de 2012, o Aeroporto Internacional de Haneda atendeu 66.795.178 passageiros. Analisando-se esse parâmetro isoladamente, Haneda foi o segundo aeroporto mais movimentado da Ásia, e o quarto mais movimentado do mundo.

3. London Heathrow Airport, Inglaterra

03 - Heathrow_T5

Heathrow é o Aeroporto que mais atende passageiros internacionais em todo o mundo. É o aeroporto mais movimentado da Europa em termos de passageiros, e o terceiro em termos de movimentação de aeronaves. É também a base de operações da British Airways. É utilizado por 90 companhias aéreas, que voam a 170 destinos diferentes ao redor do mundo. Por lá passaram 70.037.417 passageiros, conforme dados de 2012. Sua estrutura sustenta 76.600 empregos diretos, além de 116.000 empregos indiretos, contribuindo com 2,7% do Valor Acrescentado Bruto da receita municipal de Londres.

2. Beijing Capital International Airport, China

02 - beijing-airport-1_48

O Aeroporto Internacional de Pequim vem apresentando agressivo crescimento nos últimos anos, de forma a figurar atualmente na segunda posição deste ranking. Uma das ações que mais contribuiu para essa expansão foi a abertura do terceiro terminal de passageiros, construído especialmente para os jogos olímpicos de 2008, e inaugurado no mesmo ano. Este terminal é o segundo maior do mundo, atrás apenas do terminal 3 de Dubai, e contribui para que o aeroporto de Pequim seja considerado um dos mais bonitos do mundo. Conforme dados de 2012, o aeroporto atendeu 81.929.359 passageiros, efetuou 557.167 movimentações de aeronaves e recebeu 1.787.027 toneladas métricas de carga.

1. Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport, USA

01-Sunset-view-of-Atlanta-Airport-terminal-expansionjpg

Com um atendimento anual de 95.462.867 passageiros e 950.119 movimentações de aeronaves, o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, no EUA, é o aeroporto mais movimentado do mundo. Em uma dia comum de operações, mais de 250.000 passageiros passam por ali, embarcando e desembarcando de aproximadamente 2.500 voos. O aeroporto conta ainda com uma linha própria de trens automatizados, para transporte interno de passageiros entre os terminais. Há ainda uma estação no complexo metroviário de Atlanta, conhecida como MARTA, destinada a atender exclusivamente o aeroporto.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Luiz Cláudio Ribeirinho

Piloto Privado Teórico, host e editor do CP Cast, revisor, e vocalista da banda Rock Wheels.
Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)