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O Canal Piloto produz constantemente novos conteúdos de apoio para os que desejam ingressar na aviação. Artigos, vídeos e podcast fazem parte de nossa rotina. Todavia, se você ainda não conseguiu sanar alguma dúvida que possui, este é o lugar certo.

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Rodrigo Satoshi é Instrutor de Voo e atualmente ministra aulas nas unidades da EJ – Escola de Aviação no estado de São Paulo. Através de seus conhecimentos e de seus diversos contatos, ele fará todo o possível para responder suas duvidas através dos comentários abaixo.


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Rodrigo Satoshi
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Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
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  • Lucas Tomm Gerke

    Boa tarde, terminei meu teórico de PPA faz 1 ano e 10 meses e ainda não fiz a banca por ter tido alguns problemas financeiros. Nesse tempo que passou, pensei muito a respeito de mudar o rumo e ser piloto de helicóptero, é a área hoje que mais gosto e que tenho a certeza de seguir, comparada com avião. Atualmente minha situação financeira está melhor e tenho condições de prosseguir. Como falei, não cheguei a fazer as horas do PPA, só terminei o teórico, a minha dúvida atualmente é o seguinte, faço a banca do PPA e depois complemento matéria para o PPH? ou já complemento com as matérias e faço a banca PPH? Teria diferença financeira? Qual seria o melhor caminho? Quais seriam os complementos necessários de matéria, fazer intensivo em escola homologada?
    Desde já, Obrigado.

    • Rodrigo Satoshi

      Lucas,
      Em primeiro lugar recomendo que você leia esse link
      http://canalpiloto.com.br/por-que-ser-piloto-de-aviao/

      Sendo assim sugiro que como você gosta procure uma escola de helicóptero na cidade aonde você mora, e faça um curso teórico de PPH, com foco nas matérias de Teoria de Voo e conhecimentos técnicos, porque são matérias diferentes com relação ao PPA. Pode fazer um curso intensivo ou extensivo, mas a recomendação é que você procure um escola com foco em asas rotativas.
      Espero ter te ajudado.
      Se tiver mais alguma dúvida só me consultar.
      Abcs
      Satoshi

      • Lucas Tomm Gerke

        Obrigado Cmte.

  • Junior Viana

    Boa tarde! Estou estudando para fazer a prova teórica para PP, e estou interessado em adquirir um simulador de voo para praticar e auxiliar em meus estudos, como já vi em um vídeo do Salles, sobre os recursos que nos auxiliam e facilitam o entendimento de algumas disciplinas. Gostaria de saber qual o melhor simulador que posso adquiri para esse objetivo?

    • Rodrigo Satoshi

      Júnior,
      Boa noite. Não recomendo que você invista nisso, pois os conceitos teóricos do PPA só serão elucidados durante o treinamento prático. Acredito ser muito melhor pra você começar a fazer as aulas práticas, você pode fazer as 15 primeiras horas de voo antes da aprovação na ANAC. Na minha experiência como INVA-prático e teórico os conceitos sobre algumas matérias como: Regulamentos de Tráfego Aéreo, Meteorologia, Teoria de Voo e Conhecimentos Técnicos, tenho certeza que muito das suas dúvidas nessas matérias serão sanadas com as primeiras horas de voo.

      Recomendo a leitura desses link
      http://canalpiloto.com.br/duvida-posso-voar-o-ppa-em-uma-frequencia-de-3-horas-de-voo-por-mes/

      Espero ter te ajudado.
      Se tiver mais alguma dúvida só me consultar.
      Abcs
      Satoshi

  • João Pedro Andrade

    Boa tarde, eu tenho 16 anos e sempre sonhei em ser um piloto de avião, meus familiares não querem deixar pois falam que é muito perigoso, e estão tendo muitas noticias de aviões dando defeito vocês que já tem contato com a profissão, realmente é muito perigoso?
    Aguardo uma resposta, obrigado!

  • Átila Guimarães

    Boa tarde, no fim do ano passado tive a felicidade de ser aprovado na PUC-RS em CA. Minha dúvida está em relação ao que poderei fazer no fim do curso caso não consiga aquelas tão sonhadas vagas da Azul reservadas para nós alunos dessa faculdade. Portanto, pensei em três possibilidades: a primeira seria tentar uma pós no ita ou na Embry Riddle (essa depende do fator econômico, claro), já a segunda seria trabalhar como INVA (essa só pode ocorrer se eu conseguir esse emprego) e a terceira seria trabalhar em outras funções da empresa aérea para, talvez, conseguir a vaga de piloto na empresa (depende do mesmo fator do INVA). Supondo que as três são possíveis, qual o senhor acha que seria a melhor opção para chegar no cockpit de uma grande empresa? Obrigado desde já.

  • joandersom matos

    Boa tarde!
    Comecei a voar o PP em julho do ano passado, no Aeroclube de São Paulo, e desde aí, venho voando aos poucos… Mas pra minha surpresa, na minha 14ªh de voo, houve um aumento nas horas; e aí vem minha duvida:
    Posso parar de voar no ACSP e voar em outro mais barato? Como por exemplo, ACBP. Ou termino o meu PP?
    Desde já, obrigado!

  • abinadabe figuiredo

    Boa noite(tarde, dia, madrugada) A minha pergunta é: Eu quero tenho muita vontade de entrar nesse ramo, porém a questão da família vem me quebrando a cabeça. Eu não quero ser um futuro(pq ainda sou jovem) pai ou marido ausente. Finalmente chegando na pergunta ..rsrs.. Tem como conciliar isso sendo um piloto comercial?

  • José

    Olá.
    Pretendo começar PP esse ano, porém tem algo que está meio que me parando: meu daltonismo.
    Li no RBAC 67 que o teste oftamológico de 2ª e 1ª classe são diferentes, e que só na 2ª classe que eles usam o teste “ver as cores isoladas e identificá-las”, no de 1ª classe (segundo o RBAC), tem que passar ou no teste de Ishihara ou Farnsworth-Munsell. Tenho receio de não passar em nenhum desses e acabar não tendo a chance de fazer o teste das cores isoladas no CMA de 1ª classe e ter meu sonho destruído.
    É possível que eu faça o CMA de 1ª classe antes de ter o de 2ª classe? Até mesmo antes de começar PP? Você me recomendaria isso?
    Tenho receio de fazer o CMA de 2ª classe, passar, fazer todo PP, e quando for fazer o de 1ª classe acabar sendo reprovado.
    Obrigado.

  • abinadabe figuiredo

    A capital do nordeste Natal (RN) possui base de alguma empresa aérea? Ou poderá ter no futuro?

    • Rodrigo Satoshi

      Abinadabe,
      Boa tarde. Então existe um estudo da LATAM de abertura de uma base em Natal, porém hoje todas as companhias aéreas usam como base as seguintes cidades devido ao fluxo de passageiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Brasília, Recife e Porto Alegre;

      http://www.melhoresdestinos.com.br/grupo-latam-hub-nordeste.html
      Se tiver mais alguma dúvida só me consultar.
      Abcs
      Satoshi

      • abinadabe figuiredo

        Obrigado novamente, vocês não tem ideia do quão é gratificante para pessoas como eu, que procuram diariamente informações para ter certeza dessa escolha. Muito obrigado mais uma vez!

        • Rodrigo Satoshi

          De nada, esse é o meu trabalho. Responder as perguntas dos nossos leitores.
          Obrigado e sempre que precisar nos procure.
          Abcs

  • Stefano Zibell

    Olá, tenho 26 anos, 50.000 no banco e um amor à aviação desde criança.

    Queria saber até onde posso ir com esse dinheiro, em relação à carreira de aviação civil, pagando um aluguel barato e comendo pouco.

    Se der pra ser, no mínimo, um instrutor de voo, sigo em frente.

  • João Paulo

    Olá, boa tarde. Não sou piloto ainda, pretendo ser e estou dando uma estudada sozinho. Me surgiu uma dúvida sobre plano de voo de aeródromos não homologados.

    Normalmente fazendas, sítios possuem aerodromos não controlados, seus donos querem voar com seu próprio aviao e não querem homologar pra não passar por toda a burocracia de homologação. Minha dúvida é:

    1º) como fazer um plano de voo de/para o aerodromo em questão?

    2º) E outra, se ele quiser fazer uma voo “local” sobre o aerodromo, ter uma vista aerea, levar os amigos/parentes passear a partir do aerodromo não homologado, nesse caso nao precisaria plano de voo certo? só coordenar na livre?

    Resumo: como funciona na questão de aerodromos não homologados.

    Obrigado

    • Rodrigo Satoshi

      João Paulo,
      Boa noite. Em primeiro lugar uma aeronave deve operar sempre em um aeródromo homologado, não precisar ter controle de tráfego aéreo (Torre), mas precisar estar homologado pois caso acontece algum dano a aeronave em um aeródromo que não seja homologado o seguro dessa acft não vai pagar o reparo.

      Segundo sobre a necessidade de Plano de Voo, não é necessário quando o voo for feito em Regras de Voo Visual, e também quando os aeródromos envolvidos não possuírem órgão de trafego aéreo (torre). Portanto caso um fazendeiro que fazer um voo de uma fazenda para outra, ou de sua fazenda para outra cidade, desde que essa cidade o aeródromo dessa cidade não seja controlado e também a aeronave não ingressar em nenhuma área controlada (Terminal) não há a necessidade de envio de Plano de Voo, e também ele deverá manter o sempre Regras de Voo Visual.
      Se tiver algum mais alguma dúvida, só me consultar.
      Abcs

      • João Paulo

        Então voos só entre aerodromos homologados. Se quiser voar pra um não homologado a partir de um homologado, como faria? Faço a pergunta pois já fui em um sitio com pista de pouso na qual o dono possuía um ultra-leve, mas a pista não era homologada, como ele levou a aeronave até lá? E quando você diz area controlada é TWR ou APP? Obrigado

        • Rodrigo Satoshi

          João,
          O pouso em um aeródromo que não seja homologado, ou seja uma pista que não está registrado pela ANAC e COMAR, não poderia ser utilizado por uma aeronave em uma situação normal. Essa pista, conforme o regulamentação de tráfego aéreo só pode ser ulitizada em emergência.

          Então como mencionei acima, você não precisar enviar um plano devo quando os aeródromo sem controle de tráfego aéreo (TWR ou rádio) sem a necessidade de enviar um plano de voo. Porém não deverá ingressar em uma Terminal, area de jurisdição de um APP (controle).

          O plano de voo é dispensado para aeronaves em VFR (regra de voo visual) ou sem rádio, desde que o voo seja entre aeródromo sem órgão ATS.

          Você pode consultar a MCA 100-16
          http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4428

          Lembrando que TWR/rádio – é responsável pela área próxima de um aeródromo, se um aeródromo possui uma TWR ou uma rádio ele é controlado.

          Já o APP (controle) é responsável pela Terminal, região que compreende um ou mais aeródromos.

          Qualquer dúvida estou à disposição.
          Abcs

          • João Paulo

            Obrigado pela resposta e desculpe a demora. Mas a questão que não entendo é: como um avião obteve autorização para pousar em um aerodromo não homologado e partir desse realizava voos, inclusive treinamento para pilotos de ultra-leve. Este aerodromo em questão fica dentro de uma área terminal, e essa aerea terminal tem uma base da FAB. Ai que mora a dúvida, como se deslocou de A para B, sendo B não homologado e dentro de uma terminal. Fez o plano de voo até o aeroporto que possui base aerea cancelou plano de voo antes de pousar e foi para o aerodromo não controlado? Creio que isso em teoria não poderia ser feito…

          • Rodrigo Satoshi

            João,
            Dentro de um Terminal, existem vários aeródromos muitos deles não controlados. O APP (controle) que é responsável por uma terminal tem como área de jurisdição, na maioria das vezes apartir de 4000fts até o FL195. Uma aeronave voando abaixo dos 4000fts não precisa entrar em contato com o APP, e também não precisa de Plano de Voo. Portanto o APP, não terá conhecimento desse tráfego.
            Qualquer dúvida estou a disposição.
            Abcs

          • João Paulo

            Certo, obrigado. Certo, então uma outra dúvida que apareceu: por isso os helicópteros voam de uma cidade pra outra, normalmente pousam em campos de futebol, ou em helipontos de cidades, pois voam baixo, normalmente o mínimo em relação ao solo que é de 1000 pés, por isso não precisam de plano de voo? Nesse caso eles monitoram a livre, a frequencia de um APP (se estiverem na região de um) ou a frequencia do ACC quando solicitado?

          • Rodrigo Satoshi

            João Paulo,
            Todo aeronave dentro de uma região com aeródromo controlado deve enviar uma notificação, ou Plano de voo quando tiver como destino ou cruzamento de uma área controlado. O helicóptero se enquadra na mesma regra que um avião, para pouso fora de helipontos ou heliporto.

  • Italo Lourenzon

    Bom dia! Gostaria de saber se para ter chance de trabalhar em companhias como QATAR, EMIRATES, ETHIAD, AIR DUBAI e outras internacionais eu teria que ter as carteiras FAA ou existem processos seletivos para tais no Brasil, tendo carteiras ANAC?
    Obrigado.

  • Italo Lourenzon

    Bom dia! Gostaria de saber se para ter chance de trabalhar em companhias como QATAR, EMIRATES, ETHIAD, AIR DUBAI e outras internacionais eu teria que ter as carteiras FAA ou existem processos seletivos para tais no Brasil, tendo carteiras ANAC?
    Obrigado.

  • Roni

    Boa Tarde, Sou apaixonado por aviação, mas fiquei sabendo que a pessoa que tem Ceratocone não pode ser piloto devido antes essa doença não ter tratamento. Mas hoje em dia o Ceratocone tem cura através de uma cirurgia desenvolvida a pouco tempo; e eu fiz essa cirurgia para curar o Ceratocone; e agora quero saber ser ainda posso ser piloto ?

  • Clayton

    Olá.

    Minha dúvida está relacionado a Aviação Agrícola. Gostaria de saber sobre a qualidade de vida de um piloto voando no Brasil que está exposto aos defensivos químicos.

    – O avião de aplicação possui alguma vedação contra estes reagentes?

    – Os EPI’s que o piloto utiliza os protegem?

    Li a seguinte mateira e me despertou esta curiosidade:

    Somam-se a todos esses perigos os de contaminação por inseticidas e defensivos, sobre os quais não existem dados. Em função da inexistência de uma política de saúde para os pilotos, a Anac, por meio do Núcleo do Instituto de Ciências da Atividade Física da Aeronáutica (Nuicaf) e em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vem desenvolvendo estudos para a medição de graus de toxicidade e a detecção da sensibilidade aos defensivos e outros produtos químicos. O fato é que, ao contrário dos pilotos americanos, que usam vestes especiais e passam por procedimentos de descontaminação ao final do trabalho, os brasileiros não contam com nenhum tipo de proteção. Tudo isso para faturar, no auge da carreira, algo em torno de R$ 8 mil mensais. Sem dúvida é uma atividade apenas para quem tem paixão pela profissão.

    Link da matéria: https://www.sescsp.org.br/online/artigo/3875_A+AVIACAO+AGRICOLA+DECOLA+MAS+VOA+BAIXO

    • Rodrigo Satoshi

      Clayton,
      Boa noite. A qualidade de vida de um piloto agrícola é muito baixa, já que ele não tem folga, voando de domingo a domingo durante a safra. Passando somente alguns dias em casa a cada semestre. O piloto voa uma aeronave que a manutenção na maioria das vezes é feita na própria fazenda, e as refeições dentro do avião. Pois o custo para manter essa aeronave é alta: combustivel, manutenção da aeronave e salário do piloto.

      Por ser um mundo onde somente com indicação se consegue uma colocação, para voar alguns pilotos, as vezes acabam abrindo mão dos equipamentos básico de segurança.

      Para maiores informações seguem alguns links abaixo:
      http://canalpiloto.com.br/a-aviacao-agricola/
      http://canalpiloto.com.br/cpcast57/

      Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
      Abcs

      • Clayton

        Rodrigo, boa noite.

        Muito obrigado pela atenção! Tenho mais 2 perguntas.

        – O que falta para que a Aviação agrícola brasileira alcanque o padrão dos EUA?

        – Os Órgãos de fiscalização não fazem nada para melhorar a qualidade de vidas dos pilotos?

        • Rodrigo Satoshi

          Clayton,
          Acredito que uma melhoria das condições de trabalho depende do piloto, que na maioria das vezes aceita trabalhar em condições precárias.

          Devido ao fato de a localização das fazendas serem afastadas dos grandes centros a fiscalização é muito pequena.
          Qualquer dúvida estou à disposição.
          Abcs

  • André Cruz

    Olá, tenho 17 anos e estou cursando o PP teórico e terminarei no meio do ano. Então irei iniciar as aulas praticas, mas segundo a RBAC 61 o solo só poderá ser feito aos meus 18 anos. Teria alguma forma de eu conseguir solar aos 17 anos, tentando até mesmo de alguma forma conseguir isso com a ANAC ? Se sim, como ?
    Desde já, agradeço !

    • Rodrigo Satoshi

      André,
      Bom dia. Para sanar a sua dúvida peço que você leia as artigos que eu já escrevi sobre esse assunto, segue abaixo os links:
      http://canalpiloto.com.br/duvida-emancipacao-podera-agilizar-meu-pp/
      http://canalpiloto.com.br/tenho-16-anos-e-quero-ser-piloto-de-aviao-o-que-devo-fazer/

      Se tiver mais algum dúvida estou à disposição.
      Abcs

      • André Cruz

        Boa tarde.
        Fui informado pela minha escola que ainda aos 17 anos posso fazer a banca da anac. Então começarei a voar e ficarei limitado entre a 15° hora assim não podendo mais voar até poder fazer o solo ?

        • Rodrigo Satoshi

          André,
          Como mencionei nos artigos já escritos, você ficará na 15° hora de voo até completar os 18 anos. Pois conforme consta no artigo – A Emancipação pode agilizar o meu PP, você só poderá fazer o voo solo após os 18 anos, essa informação como escrevi no artigo está no RBAC-61.

  • Felipe Almeida

    Olá, desculpe talvez até tenha a resposta pra minha pergunta já escrita aí, mais acho que estou meio perdido ainda kkkk, olha eu moro longe de uma escola de voo, e o que é mais acessível pra mim é a faculdade (pelo PROUNI) só que mesmo se eu fizer a faculdade e aprova dá ANAC logo depois irei precisar pagar os cursos de PP E PV para conseguir ser piloto?

  • David Lucas

    Boa noite, você poderia dizer se a idade com a qual se inicia o curso de PP interfere até chegar a uma possível PLA?

  • Bianca

    Bom dia, faço curso de ciências aeronáuticas a distância, queria saber quando posso fazer a prova de ppa. Tenho que ter algum tipo de certificado de matérias concluídas?

  • ANA PAULA

    Boa noite

    Tenho 29 anos e tenho um membro inferior 16 mm mais curto que o outro. Esta discrepância impede o ingresso para o EAOAp? Apresento leve escoliose, não maior que 12 graus.

    Grata

    Ana Paula

  • Paulo Fontanezi

    Bom dia!
    Gostaria de saber se por ser talassêmico minor, eu posso ser reprovado no CMA? Li e reli algumas vezes o RBAC-67 porém não vi nada de específico com relação a talassemia (que é genético na minha família, passado pelo meu pai que é descendente direto de italiano) a não ser a parte em que eles falam que não pode haver nos exames nos exames hematológicos anemias de qualquer natureza. A talassemia (minor no meu caso) não afeta em nada a minha saúde exceto pelo fato de que um médico que não conhece o fato de eu ter talassemia, irá me diagnosticar com anemia, pois a minha contagem de glóbulos brancos sempre irá ser superior ao de glóbulos vermelhos. Se no caso quando eu for fazer o CMA, e eu informar que tenho talassemia eu não reprovarei? Estou deixando um link que explica um pouco mais sobre a talassemia (http://www.minhavida.com.br/saude/temas/talassemia)

    • Rodrigo Satoshi

      Paulo,
      Boa noite. Para sanar as sua dúvida peço que leia os artigos abaixo já publicados sobre esse assunto:
      http://canalpiloto.com.br/cma-talassemia-minor-reprova-cma/

      Se ainda ficar com dúvidas pode me perguntar, estou aqui para isso.
      Abcs

      • Paulo Americo

        Muitíssimo obrigado CMTE. Satoshi!
        Esclareceu minhas dúvidas!

        Abraços!

  • Almir Avelar

    Boa tarde, sou piloto de helicóptero e estou realizando uma pesquisa sobre “perdas psicossomáticas” da atividade de piloto ao longo da vida.
    vcs pode me indicar site ou locais para pesquisa?

  • ANA PAULA

    Oi Rodrigo. Vi sua resposta. Obrigada. Tenho outra dúvida. Estou perdida quanto às informações dos diferentes cargos e siglas e etc. Farei exame para o EAOAP e não consigo encontrar a informação se há exigência de altura e peso mínimos. Poderia me ajudar? Desde já obrigada.

    • ANA PAULA

      Rodrigo para o exame físico da EAOAP e saber quais metas físicas devo alcançar seria este arquivo a consulta? http://www.fab.mil.br/icas/ICA%2054-2_ABR_2016.pdf (APLICAÇÃO DO TESTE DE AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PARA EXAMES DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO DO COMANDO DA AERONÁUTICA)
      e eu me encaixo como Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) ??

  • Lucas Lemos

    Boa tarde, tenho 17 e estou no pratico de piloto privado. Para checar PP tem que ter 18 anos. Estava lendo o RBAC 61, e então vi que para solar preciso ter 18, porem, me ficou a duvida, se eu não solar e prosseguir com o treinamento de piloto, poderei, fazer ele inteiro? As navegações? Um menino do aeroclube já tinha me falado, pra não se preocupar com solar, pra ir voando e solar depois. Entao se eu não solasse, poderia seguir o treinamento normal, fazer voo noturno, navegações menos o check?

  • Augusto

    Rodrigo sabe me dizer como esta sendo realizado a renovação do mnte?
    Fui informado que não é mais possível renovar por horas voadas é verdade?

  • André Souza

    Boa Tarde! Alguém poderia me sugerir um site ou outra fonte com informações sobre construção, arquitetura, dados técnicos, logística e curiosidades sobre o Aeroporto Internacional de Soekarno Hatta na Indonesia. É para uma atividade da faculdade da disciplina de Aeroportos. Desde já Agradeço!

    • Rodrigo Satoshi

      André,
      As publicações aeronáuticas possuem informações técnicas sobre: elevação do aeroporto, comprimento e largura da pista, e as posições de parada das aeronaves.

      Para o seu trabalho um excelente fonte de informação acredito que seria esse site:
      https://www.jakartaairportonline.com
      Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
      Abcs

      • André Souza

        Amigo Rodrigo Satoshi,

        Obrigado pela ajuda e atenção! Vou entrar agora no site que você indicou! Grato!

  • Alan Charlie Lopes Dos Santos

    Oscar Lima Alfa e Boa noite, tenho uma deficiência auditiva unilateral no ouvido esquerdo, provável que escute uns 20%, porém no direito eu escuto normal.
    Tenho sonho desde criança de ser piloto, mas há um receio dá minha parte sobre isso, se posso.
    Já entrei em contato com uma escola e estava pensando em fazer o CMA antes de gastar dinheiro com as aulas (que não são baratas). Vi no regulamento dá ANAC , já vi aqui no site inclusive algo sobre o assunto e estudei bastante todas as normas, que diz que mesmo com essa deficiência unilateral, posso ser considerado apto se eu escutar com um dos ouvidos, mas o teste não seria o normal, mas sim um diferenciado, em que seria feita a simulação dá cabine onde eu ouviria sons típicos dá aviação.
    A dúvida é: em qual clínica médica no Brasil eu posso realizar esse teste específico?
    Desde já Obrigado!

    • Rodrigo Satoshi

      Luiz Barros,
      Bom dia. Para sanar a sua dúvida peço que você leia as artigos que eu já escrevi sobre esse assunto, segue abaixo os links:

      Se tiver mais algum dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • ProfLuiz Barros

    Olá. Saudações Aeronáuticas!
    Minha duvida é a seguinte…
    Em quanto tempo se pode fazer as horas para piloto privado? Existe um limite de tempo para fazer as horas?

  • Ana

    Boa tarde, gostaria de saber se triglicerídios elevados pode me reprovar na obtenção do CMA? Faço curso de CMS e constatei que o triglicerídios está elevado, embora o Colesterol esteja dentro do limite.

  • Caio Borges

    Bom dia,

    Eu tirei meu CMA de PP em 2014, sendo assim, venceria apenas em 2019, porem tirei meu CMA de PC em 2015 e esta vencido no momento, e agora vou tirar CMA de 2ª Classe para CMS, o meu de PP feito em 2014 anula o de CMS? Segundo a Clinica ARZ de Campinas eu não preciso fazer o CMA, essa informação esta correta?

  • Carlos Rebock

    Bom dia, Dra Tatiana Trigo.

    Fiz o exame de campo visual e para minha surpresa foi constatado que apenas no OE os índices globais se mostram com anormalidades significativa, não consegui enxergar os pontos luminosos na parte superior da “máquina de teste de campo visual”, segundo o médico, esse fato ocorre devido a uma aplicação de fotocoagulação a lazer na parte inferior da retina do OE para conter um descolamento de retina a qual está muito bem controlada há a mais de três anos.

    Como estou me preparando para fazer a prática de PPH e consequentemente teórico e prática de PCH, gostaria de saber se serei certamente reprovado/inapto ao requerer o cma para piloto.

    Att,
    Carlos Eduardo.

  • Judah Ben Hur

    Olá, possuo 48º de escoliose na coluna, mas penso em fazer cirurgia. A cirurgia com o implante de pinos e barras na coluna seria um impeditivo para ser admitido em qualquer um dos órgãos/escolas da aeronáutica?

    • Rodrigo Satoshi

      Luiz Barros,
      Bom dia. Para sanar a sua dúvida peço que você leia os artigos que já foram publicados sobre esse assunto, segue abaixo os links:

      Se tiver mais algum dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • evelyn

    Olá, completei 19 anos á 3 meses e desde criança sempre quis me tornar uma piloto de avião de linha aérea e desde nova investi em idiomas, me tornei professora de inglês e falo 2 idiomas fluentemente além do português, meus planos iniciais eram iniciar o curso de PPA E PCA numa escola de aviação civil de um piloto amigo da família, porém me interessei pela formação em Ciências Aeronáuticas, penso em cursar e trabalhar durante este período e juntar o dinheiro para as licenças e mais tarde me especializar em Flight Safety, porém dizem que a formação acadêmica não é muito válida, o que me diz a respeito com base em sua carreira?? Obrigada desde já.

  • Victor Sampaio

    qual o passo a passo para obter a CHT de celula apenas, quantas materias devo gerar na GRU?

  • Myt

    Boa tarde!

    Tenho uma duvida a respeito do prático IFR aviao.

    Estou realizando minhas horas do PC fora do aeroclube e já atingi a experiencia para o cheque, faltando apenas as horas IFR.
    De acordo com o RBAC 61 são necessárias 40 horas IFR, das quais 20 podem ser feita em simulador.
    Após realizar as horas no simulador me restarão 20 horas IFR a serem voadas.

    Minha duvida é a seguinte:

    De acordo com o RBAC 61.223(5) São necessárias 15 horas de voo IFR em duplo comando, então as outras 5 horas podem ser como Piloto em comando ?

    E ainda de acordo com o RBAC 61.223(6 – i) 50 (cinquenta) horas de voo como piloto em comando em voo de navegação, das quais,
    no mínimo, 10 (dez) horas tenham sido realizadas em aeronaves da categoria para a qual é requerida
    a habilitação de voo por instrumentos.

    Já tenho 50 horas de voo como PIC em navegação mas são horas VFR em aeronave MNTE.
    Essas 10 horas citadas “aeronave da categoria” devem ser realizadas exatamente na aeronave IFR ou qualquer aeronave que seja MNTE ? Visto que vou checar MNTE/IFR.

    Obrigado.

  • Matheus Gouveia

    Boa noite, gostaria de uma indicação para curso de PP intensivo. pois na minha cidade não tem e só tenho um mes de feria para poder estudar fora.

    • Rodrigo Satoshi

      Matheus,
      Boa noite. Segue abaixo a relação das escolas com curso teórico Intensivo: EJ, FLYCENTER, Aeroclube de Catanduva, Flycompany, EMFA e Aeroclube de Carazinho.

      Algumas escolas possuem esse curso no módulo EAD, ensino a distância.
      Se tiver mais algum dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • Anverton Matos

    Bom dia, estou fazendo o teórico de PPA. Como sabemos não existe na parte teórica uma matéria votada ao assunto de fonia. Gostaria de saber se existe algum curso, treinamento ou material focado somente nesse assunto, pois assim o aluno estará mais preparado para o treinamento pratico e com menos receio de se comunicar com a torre.

  • Pedro

    PP checado pode fazer voos panorâmicos não remunerados?

  • Belieber

    Olá, bom dia!
    Eu tenho diabetes tipo 1 e sou usuária de insulina. Além disso eu tenho 3 graus de astigmatismo no olho direito e dois no esquerdo. Mesmo já estando ciente que não poderei servir como pilota, seria possível servir na carreira militar exercendo atividades em solo? Também gostaria de saber se posso ingressar na Escola preparatória de cadetes do Ar caso passe na prova escrita e no teste físico.
    Obrigada, atenciosamente Isadora Lima.

    • Rodrigo Satoshi

      Luiz Barros,
      Bom dia. Para sanar a sua dúvida peço que você leia os artigos que já foram publicados sobre esse assunto, segue abaixo os links:

      Se tiver mais algum dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • Lucas Garcia

    Bom dia! Tenho 19 anos e ainda não comecei a minha formação por questões financeiras. Para sanar este problema, pretendo tentar a carreira de comissário de bordo, esta que me proporcionaria uma renda aceitável para poder financiar minhas aulas de voo.
    Dito isso, tenho duas dúvidas:
    -Será que eu posso acabar ficando velho demais para ser piloto de linha aérea, visto que ainda não comecei a formação e ainda dependo de conseguir emprego como comissário para tal?
    -Sobre faculdades: costumo ler bastante que a faculdade pode ajudar na hora de entrar em uma companhia, uma vez que, além de ser um “diferencial”, pode até “cortar” algumas horas de voo. Gostaria de saber se os chamados “cursos de tecnólogo” têm o mesmo valor dos bacharelados para as companhias aéreas, pois, como eu sinto que não tenho muito tempo, um curso com menor duração seria uma escolha mais viável.
    Agradeço desde já!

    • Rodrigo Satoshi

      Luiz Barros,
      Bom dia. Para sanar a sua dúvida peço que você leia os artigos que já foram publicados sobre esse assunto, segue abaixo os links:

      Se tiver mais algum dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • Jean da Costa

    Olá, boa tarde!
    Eu tenho uma dúvida em questão ao CMA para Comissários de Voo.
    Bom, eu utilizo aparelho ortodôntico e tenho crises de cefaleia, isso pode me reprovar nos Exames?

    • Rodrigo Satoshi

      Luiz Barros,
      Bom dia. Para sanar a sua dúvida peço que você leia os artigos que já foram publicados sobre esse assunto, segue abaixo os links:

      Se tiver mais algum dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • Giorgio Battistella

    Boa noite, eu tenho pouco conhecimento ainda sobre o curso teórico de Piloto Privado, onde seria melhor e quais os aspectos positivos e negativos de fazer um curso teórico no Interior do estado ou na Capital (São Paulo)? Eu quero seguir carreira de piloto comercial, então não sei qual seria o melhor ambiente pra evoluir e conhecer mais pessoas nesse meio. Obrigado!

  • André Maradei

    Boa noite! tenho o PCA. Quais então os requisitos para checar o PCH, considerando tudo que pode ser abatido?

  • Claudio Veiga

    Qual a velocidade necessaria para um 737 levantar voo?

    • Rodrigo Satoshi

      Claudio,
      Boa tarde. O cálculo, para determinação das velocidades de rotação de um avião a jato, depende de alguns favores como temperatura, peso da aeronave e altitude da pista de decolagem. Necessário coloco-me esse dados no computador de bordo, FMS, e ele calcula as velocidades de rotação e subida.
      Obrigado.
      Abcs

      • Claudio Veiga

        Mas por uma ideia somente

        uma média de 250 a 350?

        chega a 400 um 737 no momento da decolagem?

        • Rodrigo Satoshi

          Claudio,
          A velocidade de rotação de um A320 ou um B737 gira em torno de: 130kt a 150kt (240 a 277km/h).

          Lembrando que para a determinação exata da velocidade de rotação a variação será em termos de: temperatura, elevação da pista com relação ao nível do mar, comprimento da pista e peso da aeronave.

          Velocidade de rotação é a velocidade que a aeronave sai do solo.
          Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
          Abcs

  • Everaldo Schamberg

    Então, a minha dúvida é a seguinte, o cma pra pp serve pra cms tbm?

  • Everaldo Schamberg

    Então, a minha dúvida é a seguinte, o cma pra pp serve pra cms tbm?

  • Gabriel Pires

    Boa noite! Recentemente chequei o PC-MLTE IFR, Tenho o Jet Training e o ICAO 4 e atualmente curso engenharia mecânica.
    Como o trem ta feio aqui vou aproveitar para investir na educação, irei para a Inglaterra para cursos de idiomas, após o curso de idiomas estava pensando em fazer duas semanas de inglês para aviação, na escola Anglo-Continental (https://www.anglo-continental.com/english-courses/aviation-english/english-for-pilots-and-air-traffic-controllers/) . Gostaria de saber se é uma boa ideia, e se o teste deles, o TEAP, como o nosso (SDEA), serviria para a minha carteira aqui do Brasil.
    Muito obrigado!

    • Rodrigo Satoshi

      Gabriel,
      A sua idéia é excelente, porém a ANAC não aceita o teste de ICAO em outro país, mas seria bom você aperfeiçoar o seu inglês lá na Inglaterra e no retorno tenta uma nota melhor aqui no Brasil, o que você acha ?

      Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
      Abcs

      • Gabriel Pires

        Muito obrigado pela resposta, Rodrigo.
        Com certeza será uma ótima experiência, mas o curso voltado para a aviação tem um valor bem maior que o curso de inglês geral, você acha que seria um grande diferencial? Você conhece alguém que já estudou nessa escola?
        Outra vez, muito obrigado!
        Abraços!

        • Rodrigo Satoshi

          Gabriel,
          Bom dia. No meu ponto de vista, um curso de inglês geral e depois algumas aulas aqui no Brasil é o suficiente para o ICAO level 5, um curso de ingles para a aviação não vejo muita diferença entre fazer o curso aqui no Brasil ou aí na Inglaterra, já que a estrutura da prova não muda.

          Infelizmente não conheço ninguém que fez o curso nessa escola.
          Obrigado
          Precisando estou à disposição.
          Abcs

  • Bruno Luz

    olá, gostaria de saber se ainda há necessidade de se fazer um curso teórico em uma escola ou pode estudar em casa para fazer a prova teórica da anac para pp?

  • Greice Emanuela

    Oi, bom dia!
    Gostaria de obter a habilitação de PCH e sei que o primeiro passo é ter o PPH.No entanto, pra essa primeira etapa, farei a prova da anac sem realizar o Curso Teórico e estou precisando de indicações de bibliografias referentes ao Helicoptero, pois ja percebi que o Canalpiloto tem o enfoque pra aviões. Enfatizando, gostaria de indicações de livros relativas as materias que compoem a Banca da Anac pra Helicoptero, para PPH e PCH, principalmente no tocante às disciplinas Teoria de Voo e Conhecimentos Técnicos.
    Preciso de ajuda o quanto antes. Muito obrigada pelo apoio.

    Emanuela

  • Carlos Schulz

    Cmtes boa noite. Tenho uma duvida a respeito do lançamento de horas de voo CIV em planador do tipo experimental….as horas serão computadas normalmente ou so contarão como experiência. Possuímos um planador blanik biplace modelo L13 de instrução, o mesmo esta fora de voo hã alguns anos e para que o mesmo retorne ao voo, teremos de fazer as ADs nas asas o que esta inviabilizando o retorno ao voo desta aeronave. Temos conhecimento que o valor desta AD extrapola em muito inclusive o proprio valor da aeronave. Uma alternativa e transforma-la em experimental, porem fica a pergunta….poderão os alunos e pilotos lançar as horas de instrução em planador experimental em suas CIVs normalmente, ou as mesmas so servirão como contagem de experiencia, levando a inviabilização do funcionamento da escola de pilotagem de planadores……Fico no aguardo da resposta.

    • Rodrigo Satoshi

      Carlos,
      Bom dia. Conforme consta no RBAC-61 – item 61.29 – Contagem e registro de horas de voo, onde consta a seguinte informação: “(i) As horas de voo realizadas em aeronaves experimentais, quando registradas na CIV ou no Sistema Eletrônico de Registro de Voo, devem ser identificadas com anotações no campo “Observações”. Tais horas podem ser consideradas para cumprimento de requisitos de experiência recente, conforme estabelecido na seção 61.21 deste Regulamento; não podendo ser consideradas para concessão de licença de piloto ou elevação de graduação de licença de piloto.”

      Portanto no meu entendimento as horas de voo em aeronave experimentais, só são válidas para experiência recente, não podem ser utilizadas para aquisição de licença.
      Qualquer dúvida.
      Estou à disposição.
      Abcs

  • Bsbhookah Bsb

    Boa tarde,sou PP,MULT e IFR checado,nao fiz a banca de PC,tenho que fazer TEORIA DE VOO e MOTORES so?

    • Rodrigo Satoshi

      Sim, segundo a IS0003-E por você já ser PP-MLTE/IFR, só é necessário fazer a sua provas de Comhecimentos Técnicos e Teoria de Vco, para considerar ser aprovado na banca de PCA – ANAC.
      Obrigado.
      Abcs

  • salomao smith

    Olá, gostaria de saber se osteogênese imperfeita do tipo 1 reprova no CMA

  • Pedro Augusto Gravina

    Ola

    Gostaria de saber o seguente vou fazer a prova para PPA, tenho vontade de fazer IFR mas so para PPA. Posso fazer junto com a prova PPA se nao quando posso fazer e como ?

    Obrigado

  • Guiilherme Henrique

    Ola ! Gosto muito dessa profissão , e gostaria de saber qual os meios que eu posso utilizar , cursos , treinamentos etc !
    Desde ja , obg !

  • Abinadabe B. Figueiredo

    Olá, em 2015 eu fiz o exame: TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (OCT).
    E no laudo tem:
    OD: Depressão foveal preservada. Presença de lesão hiperreflectiva na camada externa da retina com sombra extrafoveal.
    OE: Depressão foveal preservada. Anatomia e espessura retiniana normal na área macular.
    HD: Granuloma
    ————————————————————————————————————————–
    Não sei o’que nenhuma dessas coisas significam, se reprovam no CMA, ou se têm tratamento. Se poderem me tirar essas dúvidas, eu fico muito agradecido. Me desculpe pedir tanto, eu realmente não sei ao que recorrer.
    ————————————————————————————————————————–Só mais uma dúvida: Diplopia monocular, eu ainda tenho chances de um CMA 1º classe?

  • Rafael

    Bom dia! Eu sou PCH e gostaria de saber se abate horas de voo pra tirar o PCA ? E se também abate alguma matéria na banca da anac ? Eu vi que tinha uma pergunta parecida com a minha, mas mudou algumas coisas recentemente. Muito obrigado

  • Abinadabe B. Figueiredo

    Olá, em 2015 eu fiz o exame: TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (OCT).
    E no laudo tem:
    OD: Depressão foveal preservada. Presença de lesão hiperreflectiva na camada externa da retina com sombra extrafoveal.
    OE: Depressão foveal preservada. Anatomia e espessura retiniana normal na área macular.
    HD: Granuloma
    ————————————————————————————————————————–
    Não sei o’que nenhuma dessas coisas significam, se reprovam no CMA, ou se têm tratamento. Se poderem me tirar essas dúvidas, eu fico muito agradecido. Me desculpe pedir tanto, eu realmente não sei ao que recorrer.
    ————————————————————————————————————————–Só mais uma dúvida: Diplopia monocular, eu ainda tenho chances de um CMA 1º classe?

  • Fillipe Ferreira

    Boa tarde, tenho 13 anos,e gostaria de futuramente me torna piloto dessas empresas, tipo tam, gol, etc… To estudando para Epcar, e pelo que sei, quando termina, caso queira ir e passe na prova, pode ir para Afa… Oque eu quero saber é, posso me tornar piloto comercial pela Afa ? se sim, como iria funcionar as coisas la dentro da Afa ? E se não, o que devo fazer para me tornar piloto comercial ?

  • Boa tarde!
    Gostaria de saber quando (em que ano) foi introduzido o normativo de abatimento de horas de CPR para conclusão do PP, bem como qual foi o normativo da ANAC que introduziu isso.
    Foi em 2011?

    • Rodrigo Satoshi

      Juares,
      O ano de publicação do RBAC-61 foi em 2012. E segundo o RBAC-61:

      “(ii) o solicitante de licença de piloto privado para a categoria avião pode ter reduzido o requisito de experiência nas seguintes condições:
      (A) se for titular de uma licença de piloto de helicóptero ou aeronave de sustentação por potência, o total de horas em avião pode ser reduzido para 25 (vinte e cinco) horas; ou
      (B) se for titular de licença de piloto de planador ou de CPL o total de horas de voo em avião pode ser reduzido para 25 (vinte e cinco) horas;”

      Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
      Abcs

      • Rodrigo,
        Sabemos que o RBAC 61 entrou em vigor em 2012.
        Minha dúvida é a data em que foi publicado.
        Obrigado pela atenção!
        Abraço!

        • Rodrigo Satoshi

          Juares,
          Boa noite. Conforme consta no RBAC 61, a resolução foi feita em 05/06/2012.
          Precisando estou à disposição.
          Abcs

  • Zahra El-ouali Dos Santos

    boa noite !
    meu sonho é ser aeromoça , mas estou com muito medo de ser reprovada por causa dos meus dentes , tenho ausência de dois caninos , e tenho maxilar mais pra frente um pouco , pra corrigir tenho que fazer cirurgia buco maxilar , enfim isso não me incomoda pra mastigar ou pra falar e também não aparece e não afeita na estética do meu rosto , fora isso não tenho nenhum problema nos meus dentes , saúde em dia , quero saber se o maxilo pra frente 9um pouco de doformidade que não atrapalha n estetica do rosto e nem em outras coisas) não incomoda pra mastiga ou pra falar , e nem arruína o sorriso , quero saber se mesmo assim faz reprovar no CMA , e o que posso fazer pra não reprovar .
    tmbm tenho outra duvida , estou pretendendo colocar lentes de contato dental , sera que isso não reprova ?
    tenho tambem ainda dentes de juizo , preciso tirar antes de fazer o examo ou posso ficar com eles ?
    a deformidade no maxilo que tenho não atrapalha em nada , e visualmente quase não se percebe isso vai me atrapalha no CMA?
    obrigada desde já

  • Kleverson Fedrigo Soares

    ola,

    tenho prognatismo classe 3, gostaria de saber se isso é motivo de reprovação no CMA?

  • Cleverson Gabriel Dos Santos

    Olá, boa tarde tenho 40 anos e quero ser piloto, se eu começar como piloto de ultra leve as horas feitas com ultra leve também conta futuramente para um piloto comercial? E a minha idade vc acha que vale a pena?

    • Rodrigo Satoshi

      Gabriel,
      Boa tarde. Sobre questão com relação a idade, para sanar a sua dúvida peço que você leia os artigos que já foram publicados sobre esse assunto, segue abaixo os links:
      http://canalpiloto.com.br/estou-muito-velho-para-comecar-na-aviacao/

      http://canalpiloto.com.br/cpcast12/

      http://canalpiloto.com.br/estou-velho-para-comecar-carreira-de-piloto/

      Já a questão do ultra-leve, a licença de CPL só abate horas no PP – Piloto Privado, conforme consta no RBAC-61 – 61.81

      (ii) o solicitante de licença de piloto privado para a categoria avião pode ter reduzido o requisito de experiência nas seguintes condições:
      (A) se for titular de uma licença de piloto de helicóptero ou aeronave de sustentação por potência, o total de horas em avião pode ser reduzido para 25 (vinte e cinco) horas; ou
      (B) se for titular de licença de piloto de planador ou de CPL o total de horas de voo em avião pode ser reduzido para 25 (vinte e cinco) horas;

      Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • Lucas Lima

    Boa noite, tenho 22 anos, sou acadêmico do curso de odontologia, no sexto semestre, porém meu sonho sempre foi ser piloto comercial, digamos que se eu fizer um esforço mesmo em meio a essa crise que vive o nosso país existe a possibilidade de conciliar meu curso de odontologia, com um possível curso a distancia de ciências aeronáuticas com avaliações presenciais de duração de 3 anos. Gostaria de saber se esse curso de ciências aeronáuticas acrescentaria muito em minha carreira ou currículo na aviação civil, tenho planos de cursar este e posteriormente ao termino do meu curso de odontologia iniciar minha formação em piloto privado, no caso isso aconteceria quando eu estaria completando 25 anos, gostaria de saber a opinião do canal piloto. Esse curso de ciências aeronáuticas seria um diferencial interessante em minha carreira? Aguardando ansiosamente a resposta.

  • Carlos Oliveira

    Boa tarde, estou me preparando para dentro de alguns anos, começar o curso de PP, quanto a esta categoria já estou ciente de todo o procedimento, porém quanto ao PC ainda não achei explicações que tirassem minhas dúvidas, e minha pergunta é se as aulas práticas do PC só pode ser feitas em avião bimotor, se nas horas do PC o IFR está incluso, e se assim que terminar o curso de PC eu posso trabalhar em empresas pilotando por exemplo avioes como B58, Seneca, e outros bimotor de pequeno porte? GRATO.

  • Mateus Hessel

    Boa noite quero muito iniciar o curso de pp mas minha situaçao financeira nao esta muito boa entao gostaria de saber se existe um tempo limite para fazer as horas de voo apos fazer o curso teorico ?

  • Allan Prates

    Olá pessoal, tudo bem …

    Estou prestes a fazer os exames para tirar o CMA com intuito de iniciar o curso de piloto privado, e tenho algumas dúvidas.
    Gostaria de saber se vocês conseguem responder, pelo menos para que eu não tenha falsas esperanças, então segue:

    – Logo quando nasci tive problema de osteomielite e por conta disso acabei perdendo parte do osso zigomático. Também por conta deste problema, acabei perdendo alguns dentes, segundo molar e segundo pré-molar.

    – Por conta da ausência de parte do zigomático, tenho um certo desvio de septo também.

    – Com relação a parte oftalmológica, ainda por conta da osteomielite, um dos nervos óticos do olho direito atrofiou, então neste olho tenho muito pouca visão, ainda assim o olho esquerdo é perfeito, sem qual qualquer tipo de alteração.

    Minhas dúvida são:

    Com relação aos pontos acima citados, a aprovação é quase nula, principalmente com relação a parte oftalmológica ?
    A falta de parte do zigomático, é fator para reprovação no CMA ?

    E com relação a ausência de dentes, também reprova no CMA ?

    Desculpe tantas perguntas e fico a disposição para eventuais dúvidas.

    Desde já agradeço.

    Att.

  • Kimberli Nakandakare

    Olá, bom dia.
    Passei para EAGS-SOB 2018 e para me antecipar fiz alguns exames por conta própria para evitar surpresas. No RX panorâmico​ da coluna acusou fusão vertebral congênita em L4-L5, porém não encontrei nada no edital relacionado a isso. Gostaria de saber se reprovar.
    Desde já agradeço.

  • Carol A. Lima

    Pessoal, tudo bom?

    Sou comissária de voo formada e habilitada e no momento estudo Turismo na Universidade de São Paulo.
    Por que estou dizendo isso? Porque, quando me formei comissária, já estava com os olhos na carreira de piloto e esse ano darei início no PP.

    Como é o mercado de trabalho para mulheres no comando de aeronaves?

  • Rafael Oliveira

    Boa tarde !
    Chequei recentemente PC/MLTE/IFR e gostaria de saber se o MLTE revalida automaticamente o MNTE.
    Meu MNTE venceu mês passado e achei que o MLTE revalidaria o mesmo, pois no sistema da anac consta como vencido.

    Desde já agradeço.

  • Mario de Martini

    Bom Dia a todo o mundo,
    Meu nome e Mario, tenho cidadania italiana, mas não brasileira. Sou casado com brasileira com regular visto de residência, RNE e carteira de trabalho. To a ponto de receber a minha licencia EASA (ATPL) com 250 horas de voo na Europa.
    Queria saber se alguém tem experiência com residentes no brasil sem ter cidadania. Existe a possibilidade pra mim de voar no Brasil? Obviamente, depois de ter convertido a minha licencia EASA pra uma da ANAC.
    Agradeço muito pela atenção

    Mario

  • Fernanda Portiolli

    Olá,
    boa tarde!!! Minha dúvida é quanto à minha visão. Eu tenho 3 graus
    de miopia (penso em fazer a cirurgia com 21 anos) e tenho um cisto
    simples no ovário. Tudo isso pode me impedir de tirar meu CMA e me
    impedir também de me tornar uma comissária de voo? Grata.

  • Fernando Rocha

    Boa tarde, sou PLAH e tenho interesse em tirar o PPA, teria alguma reduçao de horas de voo no curso?

  • rute murata

    Oi, tenho 16 anos e quero fazer curso de comissário de bordo no ano que vem, mas tenho medo de reprovar no CMA. Tenho escoliose de 26 graus, mas não sinto dor nenhuma. Para passar no CMA não pode ter escoliose, cifose e lordose sintomáticas que,a critério do examinador da ANAC, possam afetar a segurança de voo. Meu ortopedista disse que minha escoliose é considerável e ele acha que eu reprovaria. Você acha que o meu caso se enquadra no que falei acima? Você acha que posso reprovar por causa da minha escoliose? Se você puder me responder, obrigada, fico muito ansiosa quando penso nisso.

  • Edvaldo gomes

    Ola Bom Dia, tenho uma duvida a respeito do CMA, pois ja fui aprovado na Banca Anac PPA e ainda não obtenho o CMA. Sera terei problemas em retirar o CMA. para que possa começar as aulas praticas.

    • Rodrigo Satoshi

      Edvaldo,
      Boa tarde, você não terá problema nenhum para tirar o CMA pelo fato de já ter sido aprovado na Banca ANAC PPA. Você só poderá iniciar as horas de voo quando tiver o CMA.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • Edvaldo gomes

    Bom dia gostaria de saber se terei problemas para retirada do CMA. Pois já fui aprovado na banca PPA (Anac).

  • André

    Boa, sou Andre tenho 17 anos estou nesse ano terminando o ensino médio e quero começar meu PP, porem meus pais querem que eu faça uma faculdade como plano B fora da aviação, engenharia civil, em paralelo ao curso de piloto, mas não sei se a faculdade atrapalharia a minha evolução como piloto, pois é em período integral, estou também com duvidas sobre o mercado de trabalho agora e para os próximos anos, Obrigado!

  • Pedro Oliveira

    Olá, gostaria de saber sobre o processo de validação da habilitação de PP no exterior.
    Grato

  • Jonatas Felipe

    Boa tarde. Meu primo perdeu 5 dentues. Isso implica no cma? Pode implantar?

  • Héber Nunes

    Bom dia, gostaria de saber se existe alguma apostila para estudos sobre auxiliar de pista (operador de pushback), pois vou fazer uma prova para tal função e não sei onde encontrar o conteúdo?
    Grato, desde já!

  • Henrique Nirenberg

    Prezado,

    Estou iniciando o curso teórico de PCA e, após formado como PC-multi-IFR pretendo convalidá-lo na europa para viver lá. Neste post” http://canalpiloto.com.br/duvida-fazer-o-pc-na-europa/ ” você citou o seguinte: ” Tenho muitos alunos – franceses, italianos e portugueses – que vêem ao Brasil para fazer o curso de PP, PC e INVA, devido ao preço das horas de voo ser mais barato do que na Europa. ”
    Seria possível me passar o contato de algum desses estudantes (principalmente caso sejam italiano) para que eu possa conversar sobre o caminho que seguiram para completar a convalidação. Isso seria de enorme ajuda para sanar questões práticas que surgem durante o processo.

    Desde já agradeço

    • Rodrigo Satoshi

      Boa noite,
      Infelizmente não tenho o contato desses ex-alunos, mas fiz um artigo sobre esse assunto e acredito que ele pode sanar a sua dúvida segue abaixo os links:

      http://canalpiloto.com.br/duvida-convalidacao-easa/

      Se tiver mais algum dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • Marcus

    Bom dia,

    Posso fazer o teórico para Piloto Privado no Brasil e as horas vôos necessárias no Uruguai e depois o teste prático no Brasil? e caso opte por fazer o exame prático no Uruguai a habilitação vale no Brasil? Faço essa pergunta porque o aeroclube mais próximo da minha cidade fica a aproximadamente 500 km e o do Uruguai a 150 Km, além disso a hora vôo no Uruguai é bem mais barata.

    • Rodrigo Satoshi

      Marcus,
      Bom dia. Fazendo o curso prático (PPA) no Uruguai, você terá que fazer tanto a parte teórica como prática no Uruguai, inclusive o check no Uruguai. Depois você poderá convalidar a sua carteira para o Brasil (ANAC).

      Segue um link para como convalidar a carteira do Uruguai para o Brasil.
      http://canalpiloto.com.br/duvida-covalidacao-horas-em-c-162/

      Se tiver mais algum dúvida estou à disposição.
      Abcs

      • Marcus

        Muito obrigado.
        Abraço

  • Boa tarde,uma certa instituição de ensino não soube informar se para ingresso na faculdade de ciências aeronáuticas já habilitado PCA/IFR terei que cursar as matérias de voo novamente. Affff absurdo!!

    • Rodrigo Satoshi

      Maurício,
      Bom dia. Algumas instituições aceita as carteiras de PCA/MLTE-IFR, como redução na carga horária, mas para isso será necessário a realização de provas teóricas e essas faculdades custam cobrar um valor para aplicação de cada prova. Portanto sugiro que você procure a faculdade e veja o valor de cada prova.

      Se tiver mais algum dúvida estou à disposição.
      Abcs

      • Só teve uma de SP que aceitou verificar as matérias.Obrigado

  • Boa tarde,alguém conhece uma boa escola de mecânico de aviação,que tenha especialidade aviônico?De preferência em aeroporto ou aeroclube similar ao aeroclube do Paraná?

  • Everton

    Oi Tenho uma grande duvida, eu tenho 14 anos estou atrasado um pouco no colégio, e quero fazer supletivo do ensino fundamental e fazer o ensino médio normal no colégio, se eu tiver feito o supletivo terei algum problema para ser piloto?

  • Abinadabe B. Figueiredo

    Diplopia reprova no CMA? E se for corrigida com uso de óculos?

  • Murilo

    Olá,

    Uma dúvida, Hydrops Endolinfático reprova no CMA?

    Grato

  • Rafael Tomaz

    Boa tarde,
    obtive a cht provisória, esta aguardando análise no sistema ainda! consigo marcar a banca do PC mesmo assim ? Obrigado

    • Rodrigo Satoshi

      Rafael,
      Bom dia. Para marcação da banca de PCA-ANAC é necessário estar checado PPA e possuir a CHT, que pode ser provisória ou definitiva.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • Juninho Teixeira

    Olá, td bem? Minha dúvida é a seguinte: se por acaso eu estiver trabalhando como piloto de taxi aéreo e tiver os mínimos exigídos, por exemplo, pela Fly Emirates para ser PLA, tendo tbm os cursos de IFR/MULTI/JET mas nunca ter pilotado aviões de cias. aéreas antes, apenas taxi, eu consigo me candidatar para vaga de piloto? Abs

    • Rodrigo Satoshi

      Juninho,
      Os requisitos da Emirates para participar de processo seletivo não é mencionado o tipo de aeronaves de companhia aérea, mas sim com relação ao peso desses equipamentos, que podem ser voados fora da aviação comercial.

      3000h de voos – se realizados em aeronaves de 10 a 20 toneladas.
      2000h de voos – se realizados em aeronaves acima de 20 toneladas.

      Sobre o requisitos de ATPL é uma carteira de Piloto de Linha Aérea, que os requisitos mínimos para a aquisição dessa licenças está nesse link: http://canalpiloto.com.br/duvida-requisitos-para-piloto-de-linha-aerea/

      Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
      Abcs

      • Juninho Teixeira

        Agradeço pela resposta anterior. Apenas mais uma dúvida, nos requisitos de peso do equipamento, de modo geral as aeronaves de taxi aéreo pesam entre 10 e 20 toneladas?
        Obter o Outlook para Android

        • Rodrigo Satoshi

          Juninho,
          Boa tarde. Jatos executivos acima de 10toneladas somente jatos de grande porte como: Gulfstream, Learjet, Leagacy, Global e Falcon.

          Os demais como: King Air, Matrix e Phenon, são aeronaves abaixo de 10 toneladas.
          Qualquer dúvida estou à disposição.
          Abcs

          • Juninho Teixeira

            Agradeço pela resposta rápida e de qualidade. Abs

            Obter o Outlook para Android

  • Erico Silva

    ola to com uma duvida.
    fiz meu PP teórico passei na banca.
    quanto tempo tenho para finalizar as.horas práticas? .Devido a distância dos grandes centros vou demorar a fazer a prática por conta de trabalho férias essas coisas.

  • Renato Murillo

    Rodrigo vc sabe me responder sobre lançamento das horas na civ do INVA, por exemplo, as missões que são solo, mas o aeroclube não libera essas missões solo para os alunos por questão de segurança, sendo essas aeronaves convencionais. Essas horas que teoricamente seriam solo, porém são acompanhadas pelo INVA ,como seriam lançadas para o INVA? Ou essas horas pelo fato de serem na teoria “solo” não podem ser lançadas para o INVA?

    • Rodrigo Satoshi

      Renato,
      Boa tarde. As horas que você ministrou instrução, e lançou na sua CIV física na função de INSTRUTOR de VOO, você pode lançar no SACI também dessa maneira também.

      Porém o PPA, segundo o RBAC 61, precisa ter 10h de voo solo, como são horas solo não devem ser lançadas na sua CIV nem na CIV Digital. Caso contrário o processo do aluno poderar ser indefirido.

      Se tiver mais alguma dúvida estou disposição.
      Abcs

  • Flavio Moraes

    Boa tarde, com tantas tecnologias se renovando por quê as frequencias de rádio ainda trazem o código morse impresso nas cartas? Obrigado

    • Rodrigo Satoshi

      Flávio,
      Bom dia. As frequências dos auxílios rádios (VOR, NDB e ILS) estão em código Morse porque esses auxílios utilizados para voo IFR e o código Morse está lá para que o piloto possa verificar se o auxílio selecionado é o mesmo que ele deseja voar, essa verificação é feita ouvindo o código morse.

      Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • Yago Rocha

    Boa noite, meu sonho e ser piloto, eu li o seu guia básico de como se tornar piloto mas ainda tenho algumas dúvidas:
    >Assim que eu finalizar meu curso de PP posso pilotar em aeroclubes ?
    > qual o valor em média que eu vou gastar ate minha formação de PP ?

  • Adjssan Ramos

    Bom dia, gostaria de saber se existe a possibilidade de um piloto civil ser oficial da reserva na FAB, e qual o procedimento para tal. Desde já, agradeço.

    • Rodrigo Satoshi

      Adjssan,
      Boa noite. Conforme consta DECRETO N. 9.805 – DE 29 DE JUNHO DE 1942 – Capítulo II e III, todo piloto civil é um oficial da reserva. Porém não serão os primeiros convocados em caso de guerra. Os primeiros a serem chamados serão os pilotos militares que estão na reserva, e somente depois desses os pilotos civis.

      Não dispondo de nenhum benefício o piloto de avião, civil.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • Felipe

    Olá Rodrigo, tudo bom?
    Tenho uma dúvida em relação ao curso de mlte. Agradeceria se pudesse me ajudar!
    Desde já lhe agradeço!
    Acontece que fiz as 12hrs do meu curso de MLTE em Fevereiro, entre os dias 03/02 e 12/02 de Fevereiro deste ano em um aeroclube (na verdade fui fazendo tudo na sequência, todas as horas visuais do PC, as horas de simulador e as IFR Mono, então por fim, nessa data acima finalizei com as 12 restantes do MLTE).
    Porém devido a alguns problemas acabei não checando o PC/IFR/MLTE logo após terminar as horas necessárias.
    Agora, gostaria de saber o que seria necessário para checar.
    Estou com o noturno em dia, apenas com essa dúvia em relação aos 6 meses do MLTE.
    Será necessário realizar todas as 12 horas novamente para então pode checar o meu PC/IFR/MLTE?
    Ao consultar o RBAC não encontro nada referente em caso de passado os 6 meses para check, apenas sobre o último voo (endosso) que é necessário ser de no máx 30 dias para a data do check.
    Obrigado desde já!
    Abraço!

    • Rodrigo Satoshi

      Boa tarde.
      Estive conversando com a secretaria técnica da EJ-Jundiai e tive a seguinte informação: “Procure a escola que você fez o treinamento e será necessário um voo de adaptação somente no MLTE”.

      Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • Dani Pickler

    Gostaria de saber como convalidar o curso piloto comercial em Portugal e se for pocivel uma indicação de escola

  • Rafael Tomaz

    Boa noite Rodrigo,

    gostaria de saber, em navegacao ifr, quando a questao nao te da o valor do vento de descida para achar a VS no computador de voo, usa o vento de cruzeiro ou deixa o valor do vento 0000 igualando a Va com a Vs? Cada um fala uma coisa, me ajuda ai, obrigado

    • Rodrigo Satoshi

      Rafael,
      Boa tarde. Primeiramente peço desculpa pela demora da resposta, se essa questão vier após a pergunta do vento desconhecido, sugiro que use o vento desconhecido. Caso contrário pode utilizar o vento de cruzeiro.
      Obrigado e se tiver mais dúvidas estou à disposição.
      Abcs

  • Evandro Ferreira Campos

    Boa Noite.
    Meu nome é Evandro, eu tenho 16 anos, faço 17 no ano que vem, e o meu sonho sempre foi ser piloto.
    Mas um dos meus maiores receios é o meu medo de alturas e o medo de avião. Sinto um certo desconforto dentro do avião. Queria saber se esse medo pode prejudicar durante o curso de PP?
    E também queria saber se após o término do ensino médio a pessoa entra directamente para a escola de aviação ou passa por um curso antes?

  • Eduardo Augusto

    Olá Rodrigo! Como vai?

    Serei piloto de avião, mas terei que trabalhar duro pra isso, tanto financeiramente como nos estudos… Tenho 16 anos, estou no segundo colegial e terminando o terceiro ano, pretendo trabalhar uns 2 anos, se preciso em 2 lugares e fazendo todos os ”bicos” possíveis e dentro da lei que aparecer, para conseguir uma quantia desejável por mês… Depois desses dois anos pretendo entrar no curso de PP e aí sim começar minha caminhada… Li um artigo no canal piloto que diz que consigo me formar com cerca de R$40 mil reais, da forma mais simples, se eu não estiver enganado… Minha dúvida é: Consigo me formar piloto comercial SEM o Jet Training, IFR e as 15 horas no multi-motor? E se sim, consigo trabalhar como instrutor de voo, dando instruções em um Cessna, por exemplo? Visto que não é multi e VFR…
    Desta maneira, pretendo concluir o PC da maneira mais cabível ao meu bolso, e trabalhar como instrutor em Cessna’s e Paulistinha’s por um tempo, até conseguir renda para investir no que falta para eu conseguir algo em linhas aéreas e cia…
    Qual o caminho que o senhor recomenda? Seguir este plano daria certo? E pra constar, sei que a aviação está sempre mudando, e talvez quando eu me formar a legislação seja diferente. Grande abraço, aguardo ansiosamente.

    • Rodrigo Satoshi

      Eduardo,
      Boa tarde. Para você conseguir fazer as suas horas de voo será necessário voar o PPA em escola/aeroclube. Porém as horas do PCA você pode fazer em aeronave particular, existem duas maneiras que acredito que vão te ajudar muito no seu caminho para a formação: trabalhar em um hangar da aviação executiva ou buscar uma colocação dentro de uma companhia aérea como agente de solo.

      Trabalhando na aviação executiva, você tem grandes possibilidades de conseguir um avião para voar as horas do PCA. Já trabalhando na aviação comercial é uma grande porta de entrada como um futuro emprego em uma companhia aérea.

      Você pode sim checar o PCA, só MNTE/IFR, os curso o Jet-Trainner é requisito só para trabalhar na aviação comercial. Muitos aeroclubes/escolas de aviação contratam instrutores somente com as carteiras de INVA e PC-MNTE/IFR.

      Recomendo a leitura desses artigos:
      http://canalpiloto.com.br/duvida-como-vencer-desmotivacao/
      http://canalpiloto.com.br/tenho-16-anos-e-quero-ser-piloto-de-aviao-o-que-devo-fazer/

      Se tiver mais dúvidas estou à disposição.
      Abcs

  • Tábata

    Boa noite!

    Moro em Brasília, sou apaixonada por aviação, principalmente pela pilotagem de helicóptero e pretendo começar minha graduação na área em 2018 na faculdade Icesp, porém tenho ceratocone e li aqui no canal e em outros sites, que quem tem essa doença ocular não pode pilotar aeronave, pois está é item de reprovação nos exames da Anac. Por conta disso, no passado desistir da área e me formei em outro curso, mas não tem jeito, o que quero mesmo é ser piloto. Minha dúvida é, se eu colocar o Anel de Ferrara ou fazer transplante de córnea vou poder pilotar ou posso desistir de vez do meu sonho?

    Desde já agradeço!

  • Bianca Alves

    Boa Tarde,
    Fiz o curso de Comissário de Voo e não passei na primeira prova da ANAC, porém fazem uns 5 anos que me formei e não tentei a prova novamente por questões da faculdade. Decidi fazer a prova no começo do ano e não sei se o método ou se as regras mudaram, porque quando fiz a primeira vez a escola que fez tudo, só fui e agendei a prova. Gostaria de saber se tem algum tempo de “validade” depois do curso e se o procedimento continua sendo o mesmo que encontrei aqui no site. Obrigada.

  • Arlindo FG NeTo

    Boa tarde gostaria de saber , quando imprimi o breve provisório eu posso voar com ele por quanto tempo ? , É depois que acabar esse prazo posso imprimir outro novamente ?

    • Rodrigo Satoshi

      Arlindo,
      Boa tarde. A validade da licença provisória é até a chegada da CHT definitiva, a provisória vale 90dias no máximo, depois disso não há como imprimir novamente.
      Obrigado e se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
      Abcs

      • Arlindo FG NeTo

        Muito obrigado eu que agradeço a atenção ajudou muito

  • Matheus Silveira

    Boa tarde, eu tenho vontade de trabalhar de INVA quando terminar o meu PC pra acumular horas de vôo, só que eu sempre ouvi falar que os aeroclubes davam prioridade para empregar quem fazia todas as horas de vôo no próprio aeroclube. No meu caso, eu fiz a parte teórica do PP aqui no RJ na Fly Escola de Aviação, faria a parte teórica do PC no mesmo lugar, mas a parte prática de PP e de PC eu queria fazer em uma cidade no interior pra economizar, já que as horas de vôo são muito mais baratas, depois voltaria pra RJ pra fazer o curso de INVA e trabalhar como tal aqui mesmo. Será que isso pode me atrapalhar a arrumar emprego de INVA mais pra frente, já que eu vou estar querendo emprego em um aeroclube no qual eu não fiz minhas horas de vôo?

    • Rodrigo Satoshi

      Matheus,
      Boa tarde.
      As escolas de aviação dão a prioridade para a contratação como instrutores os alunos que fizeram no mínimo os cursos de PCA e INVA, na mesma instituição, esse requisito existe quando se tem uma grande fila de candidatos a INVA nessa escola. No entanto em momentos onde não há INVAs disponiveis no mercado a contratação é de profissionais com a carteira de INVA, portanto tudo depende do momento do mercado, como estamos em um período de aquecimento da aviação comercial, porém com uma grande fila de candidatos a INVAs acredito que essa regra de contratar como INVA alunos que fizeram os cursos de PCA e INVA ainda deve prevalecer no ano de 2018.
      Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
      Abcs

      • Matheus Silveira

        Blz, eu to fechando meu PPA agora, então devo demorar um tempo ainda pra fazer o INVA, talvez o mercado já estreja melhor até lá. Obrigado!

  • Clara Chavier

    Bom dia ,gostaria de saber se bloqueio de ramo pode atrapalhar a carreira de piloto privado, ja q meu filho ja esta fazendo faculdade de ciencias aeronauticas.obrigada

  • Daniel Dutra

    Bom dia !
    Eu posso fazer o check apenas do meu PCA visual com as 35 horas do pp + 70 horas do pc visual ?

  • kathl kathl

    Olá, eu gostaria de saber se é possível ganhar dinheiro como pp, para conseguir pagar minhas outras horas de vôo e tudo mais, grato!!

  • Matheus Levi Ribeiro Laudano

    Boa noite, gostaria de saber se existe, e a localização de um escola de ultraleve em Salvador ou em algum outro lugar da Bahia.
    desde já agradeço.

    • Rodrigo Satoshi

      Boa tarde,
      Segue no link abaixo a relação de escola/aeroclube no Brasil.
      http://canalpiloto.com.br/instituicoes/

      A escola SKY DREAM da para CPR e CPD.
      Se tiver mais algum dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • Mario Norte

    Tirei meu cct em 2002, porem nao pude dar continuidade…e apos todos estes anos d geladeira estou finalmente voltando ao sonho d ser piloto. Porem nao encontro respostas coerentes sobre minhas duvidas.
    Pelo q andei lendo meu cct ainda é valido, mas nao sei se vou precisar fazer a prova d regulamento para revalida-lo, andei lendo sobre um tal d recheck d carteira, mas nao entendi o q seria.
    Se puderem me ajudar eu agradeço.

  • Iuri Araujo

    Prezados ,
    Boa tarde !
    Gostaria de saber se o Curso de simulador IFR tem validade ?

  • Pietro Tosin

    Boa tarde, atualmente sou PPA checado e agora estou fazendo o teórico de PC(ainda não prestei a banca do teórico de PC). Entrei em contato com um piloto nos EUA (através de amigos) e talvez eu tenha a oportunidade de fazer minhas horas de PC com ele, porém, se essa oportunidade realmente surgir tenho que ir o quanto antes para la (sem ter prestado a banca aqui). A minha duvida é posso fazer as horas de PC (mono-IFR-MULTI) sem ter passado na banca aqui no Brasil? Devo primeiro passar na banca de PC para depois ir para la voar e convalidar as horas aqui no Brasil? Ou é melhor eu fazer o teórico de PC la e checar por lá mesmo?

    • Rodrigo Satoshi

      Bom dia.
      Obrigado por ter enviado a sua pergunta, sobre a sua dúvida acredito que você pode terminar o PC-teórico aqui no Brasil e fazer a banca da ANAC pois você já começou o curso e depois de aprovado na ANAC ir para o EUA fazer o PCA. No meu ponto de vista parar o curso agora e ir para os EUA, você vai perder o dinheiro já investido no curso teórico, como os trâmites com o visto americano são burocráticos, recomendo o que já falei acima, e a aprovação na ANAC não tem mais prazo para você fazer o curso prático. Fazer a prova quando você voltar também não acho uma boa opção pois você vai ter esquecido todo o conteúdo do curso.

      A prova teórica no PCA – Brasil e EUA, possuem algumas diferenças ou seja passando na ANAC aqui você vai ter quem fazer nova prova nos EUA.

      O Canal Piloto possui alguns artigos sobre esse assunto e acredito que eles podem ajudar a sanar a sua dúvida segue abaixo os links:

      http://canalpiloto.com.br/a-nova-validade-do-cct-por-toda-a-vida/

      http://canalpiloto.com.br/duvida-como-tirar-o-inva-nos-usa/

      Se tiver mais algum dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • Marcos Wilian

    Ensino a Distancia para o Teórico do PP é viável?
    Qual seria a instituição recomendada?

    • Rodrigo Satoshi

      Olá boa tarde,
      Obrigado por ter enviado a sua pergunta, sobre a sua dúvida fiz um artigo sobre esse assunto e acredito que ele pode sanar a sua dúvida segue abaixo os links:

      http://canalpiloto.com.br/duvida-vale-pena-fazer-cursos-ead/

      Existem várias escolas que oferecem esses cursos: EJ, Flight Center, Aerocurso, ATC treinamento e Fly Win.

      Se tiver mais algum dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • Jess Santos

    Olá
    Estou querendo ser comissária de bordo mas estou preocupada com uma questão, eu tenho perda auditiva em um dos ouvidos de 50db.Gostaria de saber se isso impossibilitaria de ser aprovada?Acredito que essa é a unica pendencia para realizar o curso e não estou encontrando essa informação em nenhum lugar.

  • Evandro Ferreira Campos

    Bom dia, tenho 16 e desde os 14 que sonho em ser Piloto. Mas o meu maior medo é não ser aceite nos testes. E não sei por onde começar o curso. Daqui a um ano faço 17 e termino o ensino médio.
    Vocês têm alguma dica por onde começar?

  • Abdallah A

    Ola tudo bem? Quero tirar uma duvida…Sou do Líbano e to fazendo o curso do PC…com visto de permanente só tenho como trabalhar no táxi aéreo pelo menos ou tem que ser naturalizado mesmo..qual é a oportunidade q eu tenho depois desse curso de PC aqui no Brasil

  • Milena Abreu

    Boa tarde, estava fazendo meus exames da 2º classe e em uma folha do ergométrico apareceu “taquicardia sinusal, demais aspectos normais” contudo no laudo apareceu que estava tudo ótimo. Agora estou na duvida se conseguirei a aprovação ou não. Se vocês puderem me ajudar ficarei grata. Beijos

  • Nidsley Kowalsky

    Caro Rodrigo Satoshi, primeiramente o meu muito obrigado pela disposição e pelo nobre serviço prestado.
    Minha dúvida é em relação ao serviço de copiloto sem remuneração, quando tem-se apenas o check de PP, que já foi citado em uma resposta aqui no site. Não consegui achar nenhuma informação a respeito dessa prática na Internet. Teria como explicar um pouco a respeito? Mesmo que não sejam as horas completas, mas que já é de grande ajuda para quem não tem condições. Grande abraço.

  • Miguel Arcanjo Corrêa

    Se eu tiver o Teórico aprovado para PP, consigo a dispensa do teórico para o CPR?

    • Rodrigo Satoshi

      Miguel,
      Possuindo o PP-teorico, você não precisa fazer o CPR teórico. Mas deverá fazer todo o curso teórico do CPR, acredito ser um curso mais completo você terminar o PPA e iniciar os voos no ultra-leve.

      Para maiores informações recomendo a leitura do link abaixo:
      http://canalpiloto.com.br/duvida-posso-voar-um-ultraleve-com-o-pp-ou-o-cpr/

      Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição,
      Abcs

      • Miguel Arcanjo Corrêa

        Não entendi. Você disse que se eu tiver o PP-teórico eu não preciso
        fazer o CPR teórico. Mas que deverei fazer todo curso “TEÓRICO DO CPR”.
        Não seria TODO CURSO PRÁTICO?

        • Miguel Arcanjo Corrêa

          É verdade que o teórico não tem mais validade?

          • Rodrigo Satoshi

            Correto, não tem mais validade. Recomendo que você dê uma lida nesse artigo: http://canalpiloto.com.br/a-nova-validade-do-cct-por-toda-a-vida/

            Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
            Abcs

          • Miguel Arcanjo Corrêa

            Rodrigo, agradeço imensamente suas informações, pois elas irão facilitar o caminho que quero percorrer na aviação. Gostaria de saber se as 5 provas teóricas da ANAC para PPA devem ser agendadas simultaneamente ou posso agendar uma a uma em datas diferentes?
            Pois isso facilitaria o estudo, visto que estou estudando sozinho, sem escola.

          • Rodrigo Satoshi

            Miguel,
            Todas as cinco matéria deve ser agendandas em um único dia. Para informações sobre agendamento de prova recomendo a leitura, de dois links abaixo:
            http://canalpiloto.com.br/duvida-como-agendar-prova-na-anac/
            http://canalpiloto.com.br/guia-basico-ppa-parte-4-prova-da-anac/

            Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
            Abcs

        • Rodrigo Satoshi

          Miguel,
          Bom dia. Com o PP-teórico, você não precisa fazer o curso teórico de CPR, somente o curso prático.

  • Glauco Luis de Freitas

    Gosto muito de aviação, mas nunca tive dinheiro para investir nesse sonho. Hoje estou estabilizado no emprego tenho um salario de R$ 4.880,0 e já posso bancar os estudos e as horas de voo, mas estou com muitas dúvidas em qual curso entrar PPH ou PPA e empregabilidade, pois já estou com 38 anos minha idade permite? estou velho ou não?

    Obrigado:

    Glauco Freitas.

  • William Goncalves

    Oscar Lima Alfa , ser piloto e meu objetivo escolhi ser piloto com 13 para 14 anos agora com 17 falta pouco para mim fazer o curso de PP,e logo depois se Deus quiser, pretendo fazer o de PC, eu queria saber se com a licença de PP eu poderia fazer voos panorâmicos com um ultraleve anfíbio em uma praia, próxima da minha cidade e cobrar por este serviço, esta seria uma opção bem lucrativa e seria a melhor opção para pagar meu curso de PC se for possível! então esta e minha duvida, eu poderia fazer isso ??

  • jonas andrade

    Olá! Boa Tarde,
    Tenho uma duvida, posso realizar o curso pratico PP com aprovação no teórico mas sem o CMA de 2 classe?

  • Gabriel Teixeira

    Olá!
    Meu nome é Gabriel e estou começando o ensino médio agora mas eu venero a aviação desde pequeno.
    A minha dúvida é se em Portugal teria um curso ou faculdade, boa para se estudar aviação, se tiver, onde se localiza, se caso não houver, qual país eu poderia optar?

  • fabioferp

    Oscar Lima Alfa!

    Caro leitor ou leitora, gostaria de parabenizar toda a equipe do canal pela excelente qualidade na difusão de informações sobre a formação aeronáutica e curiosidades sobre o mundo da aviação. Acompanho o portal quase que desde o seu surgimento e sou muito grato. Infelizmente não segui a formação de piloto quando comecei, há um tempo atrás, e agora tenho a intenção de voltar. Pra isso eu preciso renovar o meu CMA de 2ª classe (não sei se ainda consta como CCF, tirei em 2013). Gostaria de saber como proceder

    Obrigado e bons voos!

  • Augusto Oliveira

    Boa tarde Rodrigo! Já li algumas de suas postagens – parabéns pelo site aliás – porém ainda possuo algumas duvidas sobre como devo me formar em aviação civil. As opções são 2: ou faço curso teórico (PP E PC + Horas – que imagino que saia algo em torno de R$100.000,00), ou faço Curso superior (Faculdade em Ciências Aeronauticas na PUCRS – em torno de uns 140mil total, ou Faculdade de aviação civil da Anhembi Morumbi _ Uns 120 mil imagino). Tendo em vista que moro em São Paulo e não possuo grande dote, qual acha que vale mais a pena? Basear o meu curriculo em cursos de aviação (quais recomenda, se essa for a opção?), morar no Rio Grande do Sul para fazer PUCRS (bem caro), ou continuar em SP e fazer Anhembi Morumbi (ouvi falar mal do curso deles em Aviação Civil). O jeito que conseguir os Certificados muda tanto? Ou importa mais, por exemplo, as línguas faladas por mim? Muitíssimo Obrigado! Augusto Seiffer

    • Rodrigo Satoshi

      Augusto,
      Bom dia. Os requisitos fundamentais hoje para entrar no mercado de trabalho são: as carteiras de PCA e inglês avançados. Atualmente o mercado de trabalho está exigindo curso superior, porém não é necessario ser em Aviação Civil ou Ciências Aeronáuticas. Os dois cursos vão te dar uma opção de trabalho em outros campos dentro da aviação.

      Para complementar a minha resposta recomendo a leitura desses links:
      http://canalpiloto.com.br/cp-cast-7-faculdade-de-aviacao/
      http://canalpiloto.com.br/faculdade-ou-carteiras-em-qual-investir/

      Se tiver mais alguma dúvida pode contar comigo.
      Muito obrigado
      Abcs

  • Felipe Rubio

    No link abaixo identifiquei uma questão parecida com a minha, que é a seguinte, estive fazendo alguns vôos como piloto em instrução com um inva em aeronave particular (Seneca II), fora da escola, e alguns desses vôos, são IFR, tenho somente CMA 2ª Classe. Preciso obter o CMA de 1ª Classe para voar em regras de vôo por instrumento como piloto em instrução? Ou só preciso do mesmo para checar o IFR ?
    Pois se for possível, poderia ter preenchido essas horas como piloto em instrução no diário e civ.

    LINK COM A QUESTÃO PARECIDA.
    http://canalpiloto.com.br/duvidas-cma-de-1-classe-para-voar-o-pc/

    • Rodrigo Satoshi

      Felipe,
      Bom dia. Conforme consta na resposta que você me enviou, você pode fazer todo o treinamento do PCA VFR e IFR, somente com o CMA de segunda classe, o CMA de primeira classe é necessário somente para o voo de cheque de PCA. Mas recomendo que você assim que possível obtenha o CMA de primeira classe, para evitar qualquer problema junto à ANAC. Lembrando que como já disse não consta nada sobre isso no RBAC 61.

      Você pode sim lançar todas as horas que já voou no Sêneca como piloto em instrução sim, mesmo que só possuindo o CMA de segunda classe.
      Obrigado por ter enviado à sua pergunta.
      Abcs

      • Felipe Rubio

        Opa, beleza Rodrigo Satoshi, muito obrigado pela ajuda ! Grande abraço e bons vôos.

  • Lucas Oliveira

    Olá, fiz a banca da ANAC para PPA em 2013 e em novembro do ano passado entrei no sistema e verifiquei que a minha banca tinha vencido. Pretendo voltar a fazer as aulas para tirar o brevê, mas precisarei revalidar a banca. A minha dúvida, que eu não consegui encontrar a resposta no RBAC61, é se eu precisarei fazer a banca tudo de novo ou apenas a prova de regulamentos, levando em consideração que já faz um ano que a minha banca venceu. Nem consta mais a informação de que fiz a banca no sistema da ANAC. Obrigado desde já pela resposta.

    • Rodrigo Satoshi

      Lucas,
      Bom dia. Antigamente as provas da ANAC tinham uma validade de cinco anos, agora no entanto não possuem mais validade, portanto você pode fazer o seu curso prático.

      Recomendo a leitura desse link: http://canalpiloto.com.br/a-nova-validade-do-cct-por-toda-a-vida/

      Se tiver mais dúvidas estou à disposição.
      Abcs

      • Lucas Oliveira

        Bom dia Rodrigo,

        Então essa lei também é válida pra quem fez a banca antes da lei entrar em vigor?

        • Rodrigo Satoshi

          É válida sim !

          • Lucas Oliveira

            Muito obrigado! Já ia marcar pra fazer a banca de novo hahaha