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Rodrigo Satoshi é Instrutor de Voo e atualmente ministra aulas nas unidades da EJ – Escola de Aviação no estado de São Paulo. Através de seus conhecimentos e de seus diversos contatos, ele fará todo o possível para responder suas duvidas através dos comentários abaixo.


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Rodrigo Satoshi
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Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
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  • Lucas Tomm Gerke

    Boa tarde, terminei meu teórico de PPA faz 1 ano e 10 meses e ainda não fiz a banca por ter tido alguns problemas financeiros. Nesse tempo que passou, pensei muito a respeito de mudar o rumo e ser piloto de helicóptero, é a área hoje que mais gosto e que tenho a certeza de seguir, comparada com avião. Atualmente minha situação financeira está melhor e tenho condições de prosseguir. Como falei, não cheguei a fazer as horas do PPA, só terminei o teórico, a minha dúvida atualmente é o seguinte, faço a banca do PPA e depois complemento matéria para o PPH? ou já complemento com as matérias e faço a banca PPH? Teria diferença financeira? Qual seria o melhor caminho? Quais seriam os complementos necessários de matéria, fazer intensivo em escola homologada?
    Desde já, Obrigado.

    • Rodrigo Satoshi

      Lucas,
      Em primeiro lugar recomendo que você leia esse link
      http://canalpiloto.com.br/por-que-ser-piloto-de-aviao/

      Sendo assim sugiro que como você gosta procure uma escola de helicóptero na cidade aonde você mora, e faça um curso teórico de PPH, com foco nas matérias de Teoria de Voo e conhecimentos técnicos, porque são matérias diferentes com relação ao PPA. Pode fazer um curso intensivo ou extensivo, mas a recomendação é que você procure um escola com foco em asas rotativas.
      Espero ter te ajudado.
      Se tiver mais alguma dúvida só me consultar.
      Abcs
      Satoshi

      • Lucas Tomm Gerke

        Obrigado Cmte.

  • Junior Viana

    Boa tarde! Estou estudando para fazer a prova teórica para PP, e estou interessado em adquirir um simulador de voo para praticar e auxiliar em meus estudos, como já vi em um vídeo do Salles, sobre os recursos que nos auxiliam e facilitam o entendimento de algumas disciplinas. Gostaria de saber qual o melhor simulador que posso adquiri para esse objetivo?

    • Rodrigo Satoshi

      Júnior,
      Boa noite. Não recomendo que você invista nisso, pois os conceitos teóricos do PPA só serão elucidados durante o treinamento prático. Acredito ser muito melhor pra você começar a fazer as aulas práticas, você pode fazer as 15 primeiras horas de voo antes da aprovação na ANAC. Na minha experiência como INVA-prático e teórico os conceitos sobre algumas matérias como: Regulamentos de Tráfego Aéreo, Meteorologia, Teoria de Voo e Conhecimentos Técnicos, tenho certeza que muito das suas dúvidas nessas matérias serão sanadas com as primeiras horas de voo.

      Recomendo a leitura desses link
      http://canalpiloto.com.br/duvida-posso-voar-o-ppa-em-uma-frequencia-de-3-horas-de-voo-por-mes/

      Espero ter te ajudado.
      Se tiver mais alguma dúvida só me consultar.
      Abcs
      Satoshi

  • João Pedro Andrade

    Boa tarde, eu tenho 16 anos e sempre sonhei em ser um piloto de avião, meus familiares não querem deixar pois falam que é muito perigoso, e estão tendo muitas noticias de aviões dando defeito vocês que já tem contato com a profissão, realmente é muito perigoso?
    Aguardo uma resposta, obrigado!

  • Átila Guimarães

    Boa tarde, no fim do ano passado tive a felicidade de ser aprovado na PUC-RS em CA. Minha dúvida está em relação ao que poderei fazer no fim do curso caso não consiga aquelas tão sonhadas vagas da Azul reservadas para nós alunos dessa faculdade. Portanto, pensei em três possibilidades: a primeira seria tentar uma pós no ita ou na Embry Riddle (essa depende do fator econômico, claro), já a segunda seria trabalhar como INVA (essa só pode ocorrer se eu conseguir esse emprego) e a terceira seria trabalhar em outras funções da empresa aérea para, talvez, conseguir a vaga de piloto na empresa (depende do mesmo fator do INVA). Supondo que as três são possíveis, qual o senhor acha que seria a melhor opção para chegar no cockpit de uma grande empresa? Obrigado desde já.

  • joandersom matos

    Boa tarde!
    Comecei a voar o PP em julho do ano passado, no Aeroclube de São Paulo, e desde aí, venho voando aos poucos… Mas pra minha surpresa, na minha 14ªh de voo, houve um aumento nas horas; e aí vem minha duvida:
    Posso parar de voar no ACSP e voar em outro mais barato? Como por exemplo, ACBP. Ou termino o meu PP?
    Desde já, obrigado!

  • abinadabe figuiredo

    Boa noite(tarde, dia, madrugada) A minha pergunta é: Eu quero tenho muita vontade de entrar nesse ramo, porém a questão da família vem me quebrando a cabeça. Eu não quero ser um futuro(pq ainda sou jovem) pai ou marido ausente. Finalmente chegando na pergunta ..rsrs.. Tem como conciliar isso sendo um piloto comercial?

  • José

    Olá.
    Pretendo começar PP esse ano, porém tem algo que está meio que me parando: meu daltonismo.
    Li no RBAC 67 que o teste oftamológico de 2ª e 1ª classe são diferentes, e que só na 2ª classe que eles usam o teste “ver as cores isoladas e identificá-las”, no de 1ª classe (segundo o RBAC), tem que passar ou no teste de Ishihara ou Farnsworth-Munsell. Tenho receio de não passar em nenhum desses e acabar não tendo a chance de fazer o teste das cores isoladas no CMA de 1ª classe e ter meu sonho destruído.
    É possível que eu faça o CMA de 1ª classe antes de ter o de 2ª classe? Até mesmo antes de começar PP? Você me recomendaria isso?
    Tenho receio de fazer o CMA de 2ª classe, passar, fazer todo PP, e quando for fazer o de 1ª classe acabar sendo reprovado.
    Obrigado.

  • abinadabe figuiredo

    A capital do nordeste Natal (RN) possui base de alguma empresa aérea? Ou poderá ter no futuro?

    • Rodrigo Satoshi

      Abinadabe,
      Boa tarde. Então existe um estudo da LATAM de abertura de uma base em Natal, porém hoje todas as companhias aéreas usam como base as seguintes cidades devido ao fluxo de passageiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Brasília, Recife e Porto Alegre;

      http://www.melhoresdestinos.com.br/grupo-latam-hub-nordeste.html
      Se tiver mais alguma dúvida só me consultar.
      Abcs
      Satoshi

      • abinadabe figuiredo

        Obrigado novamente, vocês não tem ideia do quão é gratificante para pessoas como eu, que procuram diariamente informações para ter certeza dessa escolha. Muito obrigado mais uma vez!

        • Rodrigo Satoshi

          De nada, esse é o meu trabalho. Responder as perguntas dos nossos leitores.
          Obrigado e sempre que precisar nos procure.
          Abcs

  • Stefano Zibell

    Olá, tenho 26 anos, 50.000 no banco e um amor à aviação desde criança.

    Queria saber até onde posso ir com esse dinheiro, em relação à carreira de aviação civil, pagando um aluguel barato e comendo pouco.

    Se der pra ser, no mínimo, um instrutor de voo, sigo em frente.

  • João Paulo

    Olá, boa tarde. Não sou piloto ainda, pretendo ser e estou dando uma estudada sozinho. Me surgiu uma dúvida sobre plano de voo de aeródromos não homologados.

    Normalmente fazendas, sítios possuem aerodromos não controlados, seus donos querem voar com seu próprio aviao e não querem homologar pra não passar por toda a burocracia de homologação. Minha dúvida é:

    1º) como fazer um plano de voo de/para o aerodromo em questão?

    2º) E outra, se ele quiser fazer uma voo “local” sobre o aerodromo, ter uma vista aerea, levar os amigos/parentes passear a partir do aerodromo não homologado, nesse caso nao precisaria plano de voo certo? só coordenar na livre?

    Resumo: como funciona na questão de aerodromos não homologados.

    Obrigado

    • Rodrigo Satoshi

      João Paulo,
      Boa noite. Em primeiro lugar uma aeronave deve operar sempre em um aeródromo homologado, não precisar ter controle de tráfego aéreo (Torre), mas precisar estar homologado pois caso acontece algum dano a aeronave em um aeródromo que não seja homologado o seguro dessa acft não vai pagar o reparo.

      Segundo sobre a necessidade de Plano de Voo, não é necessário quando o voo for feito em Regras de Voo Visual, e também quando os aeródromos envolvidos não possuírem órgão de trafego aéreo (torre). Portanto caso um fazendeiro que fazer um voo de uma fazenda para outra, ou de sua fazenda para outra cidade, desde que essa cidade o aeródromo dessa cidade não seja controlado e também a aeronave não ingressar em nenhuma área controlada (Terminal) não há a necessidade de envio de Plano de Voo, e também ele deverá manter o sempre Regras de Voo Visual.
      Se tiver algum mais alguma dúvida, só me consultar.
      Abcs

      • João Paulo

        Então voos só entre aerodromos homologados. Se quiser voar pra um não homologado a partir de um homologado, como faria? Faço a pergunta pois já fui em um sitio com pista de pouso na qual o dono possuía um ultra-leve, mas a pista não era homologada, como ele levou a aeronave até lá? E quando você diz area controlada é TWR ou APP? Obrigado

        • Rodrigo Satoshi

          João,
          O pouso em um aeródromo que não seja homologado, ou seja uma pista que não está registrado pela ANAC e COMAR, não poderia ser utilizado por uma aeronave em uma situação normal. Essa pista, conforme o regulamentação de tráfego aéreo só pode ser ulitizada em emergência.

          Então como mencionei acima, você não precisar enviar um plano devo quando os aeródromo sem controle de tráfego aéreo (TWR ou rádio) sem a necessidade de enviar um plano de voo. Porém não deverá ingressar em uma Terminal, area de jurisdição de um APP (controle).

          O plano de voo é dispensado para aeronaves em VFR (regra de voo visual) ou sem rádio, desde que o voo seja entre aeródromo sem órgão ATS.

          Você pode consultar a MCA 100-16
          http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4428

          Lembrando que TWR/rádio – é responsável pela área próxima de um aeródromo, se um aeródromo possui uma TWR ou uma rádio ele é controlado.

          Já o APP (controle) é responsável pela Terminal, região que compreende um ou mais aeródromos.

          Qualquer dúvida estou à disposição.
          Abcs

          • João Paulo

            Obrigado pela resposta e desculpe a demora. Mas a questão que não entendo é: como um avião obteve autorização para pousar em um aerodromo não homologado e partir desse realizava voos, inclusive treinamento para pilotos de ultra-leve. Este aerodromo em questão fica dentro de uma área terminal, e essa aerea terminal tem uma base da FAB. Ai que mora a dúvida, como se deslocou de A para B, sendo B não homologado e dentro de uma terminal. Fez o plano de voo até o aeroporto que possui base aerea cancelou plano de voo antes de pousar e foi para o aerodromo não controlado? Creio que isso em teoria não poderia ser feito…

          • Rodrigo Satoshi

            João,
            Dentro de um Terminal, existem vários aeródromos muitos deles não controlados. O APP (controle) que é responsável por uma terminal tem como área de jurisdição, na maioria das vezes apartir de 4000fts até o FL195. Uma aeronave voando abaixo dos 4000fts não precisa entrar em contato com o APP, e também não precisa de Plano de Voo. Portanto o APP, não terá conhecimento desse tráfego.
            Qualquer dúvida estou a disposição.
            Abcs

          • João Paulo

            Certo, obrigado. Certo, então uma outra dúvida que apareceu: por isso os helicópteros voam de uma cidade pra outra, normalmente pousam em campos de futebol, ou em helipontos de cidades, pois voam baixo, normalmente o mínimo em relação ao solo que é de 1000 pés, por isso não precisam de plano de voo? Nesse caso eles monitoram a livre, a frequencia de um APP (se estiverem na região de um) ou a frequencia do ACC quando solicitado?

          • Rodrigo Satoshi

            João Paulo,
            Todo aeronave dentro de uma região com aeródromo controlado deve enviar uma notificação, ou Plano de voo quando tiver como destino ou cruzamento de uma área controlado. O helicóptero se enquadra na mesma regra que um avião, para pouso fora de helipontos ou heliporto.

  • Italo Lourenzon

    Bom dia! Gostaria de saber se para ter chance de trabalhar em companhias como QATAR, EMIRATES, ETHIAD, AIR DUBAI e outras internacionais eu teria que ter as carteiras FAA ou existem processos seletivos para tais no Brasil, tendo carteiras ANAC?
    Obrigado.

  • Italo Lourenzon

    Bom dia! Gostaria de saber se para ter chance de trabalhar em companhias como QATAR, EMIRATES, ETHIAD, AIR DUBAI e outras internacionais eu teria que ter as carteiras FAA ou existem processos seletivos para tais no Brasil, tendo carteiras ANAC?
    Obrigado.

  • Roni

    Boa Tarde, Sou apaixonado por aviação, mas fiquei sabendo que a pessoa que tem Ceratocone não pode ser piloto devido antes essa doença não ter tratamento. Mas hoje em dia o Ceratocone tem cura através de uma cirurgia desenvolvida a pouco tempo; e eu fiz essa cirurgia para curar o Ceratocone; e agora quero saber ser ainda posso ser piloto ?

  • Clayton

    Olá.

    Minha dúvida está relacionado a Aviação Agrícola. Gostaria de saber sobre a qualidade de vida de um piloto voando no Brasil que está exposto aos defensivos químicos.

    – O avião de aplicação possui alguma vedação contra estes reagentes?

    – Os EPI’s que o piloto utiliza os protegem?

    Li a seguinte mateira e me despertou esta curiosidade:

    Somam-se a todos esses perigos os de contaminação por inseticidas e defensivos, sobre os quais não existem dados. Em função da inexistência de uma política de saúde para os pilotos, a Anac, por meio do Núcleo do Instituto de Ciências da Atividade Física da Aeronáutica (Nuicaf) e em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vem desenvolvendo estudos para a medição de graus de toxicidade e a detecção da sensibilidade aos defensivos e outros produtos químicos. O fato é que, ao contrário dos pilotos americanos, que usam vestes especiais e passam por procedimentos de descontaminação ao final do trabalho, os brasileiros não contam com nenhum tipo de proteção. Tudo isso para faturar, no auge da carreira, algo em torno de R$ 8 mil mensais. Sem dúvida é uma atividade apenas para quem tem paixão pela profissão.

    Link da matéria: https://www.sescsp.org.br/online/artigo/3875_A+AVIACAO+AGRICOLA+DECOLA+MAS+VOA+BAIXO

    • Rodrigo Satoshi

      Clayton,
      Boa noite. A qualidade de vida de um piloto agrícola é muito baixa, já que ele não tem folga, voando de domingo a domingo durante a safra. Passando somente alguns dias em casa a cada semestre. O piloto voa uma aeronave que a manutenção na maioria das vezes é feita na própria fazenda, e as refeições dentro do avião. Pois o custo para manter essa aeronave é alta: combustivel, manutenção da aeronave e salário do piloto.

      Por ser um mundo onde somente com indicação se consegue uma colocação, para voar alguns pilotos, as vezes acabam abrindo mão dos equipamentos básico de segurança.

      Para maiores informações seguem alguns links abaixo:
      http://canalpiloto.com.br/a-aviacao-agricola/
      http://canalpiloto.com.br/cpcast57/

      Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
      Abcs

      • Clayton

        Rodrigo, boa noite.

        Muito obrigado pela atenção! Tenho mais 2 perguntas.

        – O que falta para que a Aviação agrícola brasileira alcanque o padrão dos EUA?

        – Os Órgãos de fiscalização não fazem nada para melhorar a qualidade de vidas dos pilotos?

        • Rodrigo Satoshi

          Clayton,
          Acredito que uma melhoria das condições de trabalho depende do piloto, que na maioria das vezes aceita trabalhar em condições precárias.

          Devido ao fato de a localização das fazendas serem afastadas dos grandes centros a fiscalização é muito pequena.
          Qualquer dúvida estou à disposição.
          Abcs

  • André Cruz

    Olá, tenho 17 anos e estou cursando o PP teórico e terminarei no meio do ano. Então irei iniciar as aulas praticas, mas segundo a RBAC 61 o solo só poderá ser feito aos meus 18 anos. Teria alguma forma de eu conseguir solar aos 17 anos, tentando até mesmo de alguma forma conseguir isso com a ANAC ? Se sim, como ?
    Desde já, agradeço !

    • Rodrigo Satoshi

      André,
      Bom dia. Para sanar a sua dúvida peço que você leia as artigos que eu já escrevi sobre esse assunto, segue abaixo os links:
      http://canalpiloto.com.br/duvida-emancipacao-podera-agilizar-meu-pp/
      http://canalpiloto.com.br/tenho-16-anos-e-quero-ser-piloto-de-aviao-o-que-devo-fazer/

      Se tiver mais algum dúvida estou à disposição.
      Abcs

      • André Cruz

        Boa tarde.
        Fui informado pela minha escola que ainda aos 17 anos posso fazer a banca da anac. Então começarei a voar e ficarei limitado entre a 15° hora assim não podendo mais voar até poder fazer o solo ?

        • Rodrigo Satoshi

          André,
          Como mencionei nos artigos já escritos, você ficará na 15° hora de voo até completar os 18 anos. Pois conforme consta no artigo – A Emancipação pode agilizar o meu PP, você só poderá fazer o voo solo após os 18 anos, essa informação como escrevi no artigo está no RBAC-61.

  • Felipe Almeida

    Olá, desculpe talvez até tenha a resposta pra minha pergunta já escrita aí, mais acho que estou meio perdido ainda kkkk, olha eu moro longe de uma escola de voo, e o que é mais acessível pra mim é a faculdade (pelo PROUNI) só que mesmo se eu fizer a faculdade e aprova dá ANAC logo depois irei precisar pagar os cursos de PP E PV para conseguir ser piloto?

  • David Lucas

    Boa noite, você poderia dizer se a idade com a qual se inicia o curso de PP interfere até chegar a uma possível PLA?

  • Bianca

    Bom dia, faço curso de ciências aeronáuticas a distância, queria saber quando posso fazer a prova de ppa. Tenho que ter algum tipo de certificado de matérias concluídas?

  • ANA PAULA

    Boa noite

    Tenho 29 anos e tenho um membro inferior 16 mm mais curto que o outro. Esta discrepância impede o ingresso para o EAOAp? Apresento leve escoliose, não maior que 12 graus.

    Grata

    Ana Paula

  • Paulo Fontanezi

    Bom dia!
    Gostaria de saber se por ser talassêmico minor, eu posso ser reprovado no CMA? Li e reli algumas vezes o RBAC-67 porém não vi nada de específico com relação a talassemia (que é genético na minha família, passado pelo meu pai que é descendente direto de italiano) a não ser a parte em que eles falam que não pode haver nos exames nos exames hematológicos anemias de qualquer natureza. A talassemia (minor no meu caso) não afeta em nada a minha saúde exceto pelo fato de que um médico que não conhece o fato de eu ter talassemia, irá me diagnosticar com anemia, pois a minha contagem de glóbulos brancos sempre irá ser superior ao de glóbulos vermelhos. Se no caso quando eu for fazer o CMA, e eu informar que tenho talassemia eu não reprovarei? Estou deixando um link que explica um pouco mais sobre a talassemia (http://www.minhavida.com.br/saude/temas/talassemia)

    • Rodrigo Satoshi

      Paulo,
      Boa noite. Para sanar as sua dúvida peço que leia os artigos abaixo já publicados sobre esse assunto:
      http://canalpiloto.com.br/cma-talassemia-minor-reprova-cma/

      Se ainda ficar com dúvidas pode me perguntar, estou aqui para isso.
      Abcs

      • Paulo Americo

        Muitíssimo obrigado CMTE. Satoshi!
        Esclareceu minhas dúvidas!

        Abraços!

  • Almir Avelar

    Boa tarde, sou piloto de helicóptero e estou realizando uma pesquisa sobre “perdas psicossomáticas” da atividade de piloto ao longo da vida.
    vcs pode me indicar site ou locais para pesquisa?

  • ANA PAULA

    Oi Rodrigo. Vi sua resposta. Obrigada. Tenho outra dúvida. Estou perdida quanto às informações dos diferentes cargos e siglas e etc. Farei exame para o EAOAP e não consigo encontrar a informação se há exigência de altura e peso mínimos. Poderia me ajudar? Desde já obrigada.

    • ANA PAULA

      Rodrigo para o exame físico da EAOAP e saber quais metas físicas devo alcançar seria este arquivo a consulta? http://www.fab.mil.br/icas/ICA%2054-2_ABR_2016.pdf (APLICAÇÃO DO TESTE DE AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PARA EXAMES DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO DO COMANDO DA AERONÁUTICA)
      e eu me encaixo como Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) ??

  • Lucas Lemos

    Boa tarde, tenho 17 e estou no pratico de piloto privado. Para checar PP tem que ter 18 anos. Estava lendo o RBAC 61, e então vi que para solar preciso ter 18, porem, me ficou a duvida, se eu não solar e prosseguir com o treinamento de piloto, poderei, fazer ele inteiro? As navegações? Um menino do aeroclube já tinha me falado, pra não se preocupar com solar, pra ir voando e solar depois. Entao se eu não solasse, poderia seguir o treinamento normal, fazer voo noturno, navegações menos o check?

  • Augusto

    Rodrigo sabe me dizer como esta sendo realizado a renovação do mnte?
    Fui informado que não é mais possível renovar por horas voadas é verdade?

  • André Souza

    Boa Tarde! Alguém poderia me sugerir um site ou outra fonte com informações sobre construção, arquitetura, dados técnicos, logística e curiosidades sobre o Aeroporto Internacional de Soekarno Hatta na Indonesia. É para uma atividade da faculdade da disciplina de Aeroportos. Desde já Agradeço!

    • Rodrigo Satoshi

      André,
      As publicações aeronáuticas possuem informações técnicas sobre: elevação do aeroporto, comprimento e largura da pista, e as posições de parada das aeronaves.

      Para o seu trabalho um excelente fonte de informação acredito que seria esse site:
      https://www.jakartaairportonline.com
      Se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.
      Abcs

      • André Souza

        Amigo Rodrigo Satoshi,

        Obrigado pela ajuda e atenção! Vou entrar agora no site que você indicou! Grato!

  • Alan Charlie Lopes Dos Santos

    Oscar Lima Alfa e Boa noite, tenho uma deficiência auditiva unilateral no ouvido esquerdo, provável que escute uns 20%, porém no direito eu escuto normal.
    Tenho sonho desde criança de ser piloto, mas há um receio dá minha parte sobre isso, se posso.
    Já entrei em contato com uma escola e estava pensando em fazer o CMA antes de gastar dinheiro com as aulas (que não são baratas). Vi no regulamento dá ANAC , já vi aqui no site inclusive algo sobre o assunto e estudei bastante todas as normas, que diz que mesmo com essa deficiência unilateral, posso ser considerado apto se eu escutar com um dos ouvidos, mas o teste não seria o normal, mas sim um diferenciado, em que seria feita a simulação dá cabine onde eu ouviria sons típicos dá aviação.
    A dúvida é: em qual clínica médica no Brasil eu posso realizar esse teste específico?
    Desde já Obrigado!

    • Rodrigo Satoshi

      Luiz Barros,
      Bom dia. Para sanar a sua dúvida peço que você leia as artigos que eu já escrevi sobre esse assunto, segue abaixo os links:

      Se tiver mais algum dúvida estou à disposição.
      Abcs

  • ProfLuiz Barros

    Olá. Saudações Aeronáuticas!
    Minha duvida é a seguinte…
    Em quanto tempo se pode fazer as horas para piloto privado? Existe um limite de tempo para fazer as horas?

  • Ana

    Boa tarde, gostaria de saber se triglicerídios elevados pode me reprovar na obtenção do CMA? Faço curso de CMS e constatei que o triglicerídios está elevado, embora o Colesterol esteja dentro do limite.

  • Caio Borges

    Bom dia,

    Eu tirei meu CMA de PP em 2014, sendo assim, venceria apenas em 2019, porem tirei meu CMA de PC em 2015 e esta vencido no momento, e agora vou tirar CMA de 2ª Classe para CMS, o meu de PP feito em 2014 anula o de CMS? Segundo a Clinica ARZ de Campinas eu não preciso fazer o CMA, essa informação esta correta?

  • Carlos Rebock

    Bom dia, Dra Tatiana Trigo.

    Fiz o exame de campo visual e para minha surpresa foi constatado que apenas no OE os índices globais se mostram com anormalidades significativa, não consegui enxergar os pontos luminosos na parte superior da “máquina de teste de campo visual”, segundo o médico, esse fato ocorre devido a uma aplicação de fotocoagulação a lazer na parte inferior da retina do OE para conter um descolamento de retina a qual está muito bem controlada há a mais de três anos.

    Como estou me preparando para fazer a prática de PPH e consequentemente teórico e prática de PCH, gostaria de saber se serei certamente reprovado/inapto ao requerer o cma para piloto.

    Att,
    Carlos Eduardo.

  • Judah Ben Hur

    Olá, possuo 48º de escoliose na coluna, mas penso em fazer cirurgia. A cirurgia com o implante de pinos e barras na coluna seria um impeditivo para ser admitido em qualquer um dos órgãos/escolas da aeronáutica?