O Correio Aéreo Nacional exerceu inúmeras funções e se modificou ao longo do tempo, de acordo com as necessidades das regiões e localidades onde atuava. Na região amazônica, seu foco era proporcionar acessibilidade e prover assistência médica e humanitária. Nos grandes centros, o objetivo sempre foi promover a comunicação ágil e segura, levando inclusive quantias monetárias, o famoso malote. Com o tempo, percebeu-se que havia uma necessidade também do translado de pessoas e oficiais da própria Aeronáutica. Os transportes civis eram caros e custavam muito tempo.
Foi assim que nasceu o transporte solidário e gratuito do Correio Aéreo. Durante anos, milhares de pessoas, incluindo famílias inteiras, foram levadas entre os vários estados do Brasil. A Aeronáutica passou a utilizar o CAN como uma ferramenta de transporte. O único detalhe é que os voos continuavam condicionados, na maioria das vezes, às frequências antes estabelecidas ou aos objetivos principais do grupamento.
Essa ferramenta de transporte se mostrou tão eficaz que, com o passar do tempo, começou a simbolizar de certa forma o próprio CAN, de modo que as pessoas se referiam ao serviço de transporte aéreo não mais como um meio de comunicação e acessibilidade, mas sim de transporte. Inicialmente, a ferramenta serviu apenas a oficiais e funcionários de altos cargos do governo, mas com o tempo, popularizou-se entre a população que passava a ter uma alternativa a mais de transporte naquela época.
Até os dias de hoje, esse transporte de pessoas ainda acontece com frequência. Uma coisa que pouca gente sabe é que ele se popularizou de tal forma que a Força Aérea abriu a possibilidade de “pegar uma carona” para qualquer civil. Não são só as principais autoridades políticas do país, ou chefes militares, que têm direito de voar em aeronaves da FAB. Qualquer cidadão civil também pode pleitear um lugar nos voos da Aeronáutica, sem custo nenhum, para todas as regiões do país, desde que haja vagas nas aeronaves.
As aeronaves e os voos são inconstantes, e dependem das missões do grupamento, de modo que o solicitante pode embarcar confortavelmente num ERJ-145 ou ir desfrutando a aventura de voar num C-105 Amazonas. O transporte é gratuito e praticamente para todas as regiões do Brasil, justamente por obedecer às missões da FAB. O que dificulta é a frequência dos voos, onde é comum ter rotas com um voo por mês. Claro que, pra quem não tem condições de pagar por uma passagem, é uma ótima alternativa.
A mais bela e mais sensível característica do CAN foi sua capacidade de flexibilização e mudança, a partir das necessidades que encontrava pelo território Brasileiro. Isso se faz notável pelo tempo que ele se mantém em operação, de forma proveitosa para as forças armadas em geral e para o desenvolvimento do Brasil.
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