Pilotos terão até Dezembro para refazer teste de inglês

posted in: Canal Piloto Reporta | 0

Por considerar deficiente a proficiência de alguns pilotos que realizam voos internacionais, a ANAC cancelou o teste de inglês de 95 pilotos brasileiros, que haviam sido aprovados em um teste feito no Centro Avaliador de Competência de Linguística Aeronáutica, situado em Madri, Espanha.

A agência entendeu que o teste aplicado na escola espanhola não era adequado com os padrões da ICAO, e decidiu cancelar o certificado dos pilotos envolvidos, alegando que eles não são fluentes no idioma shakespeariano. Do outro lado, os pilotos reclamam dos critérios rígidos da agência. O prazo para realizar a prova é até o dia 15 de dezembro, aqui no país.

Vários pilotos que não passaram no teste feito no Brasil foram aprovados na Espanha e em outras escolas estrangeiras. Além disso, alguns pilotos afirmam que os avaliadores são professores de inglês, leigos na fraseologia usada mundo afora, e que cobram assuntos mais adequados a um turista. “A cobrança da ANAC é muito exagerada. Eles botaram avaliadores que são professores de inglês, pessoas que não são acostumadas com o meio de aviação”, afirma um piloto, que prefere não se identificar.

O advogado que representa os pilotos afirma que os profissionais nunca tiveram problemas na Europa por causa do inglês e que a escola de avaliação espanhola forma pilotos para as maiores companhias europeias. Ele também pede a anulação da decisão da ANAC, de cancelar o certificado da escola espanhola.

Por Antonio Ribeiro

Renato Cobel
Redes