Na tarde dessa segunda-feira (15), o MD-11 N988AR que estava interditando a pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) desde a noite desse sábado (13), finalmente foi retirado. A pista foi liberada por volta das 17h30.
A operação total para remover o cargueiro iniciou após 44h do incidente. A INFRAERO afirmou que a liberação da pista dependia da limpeza, manutenção do asfalto e perícia de segurança. O número de voos cancelados passou dos 450.
O reboque do avião foi complexo por conta de seu peso, que chega a 130 toneladas. O lado esquerdo do MD-11 ficou sustentado por uma carreta, que abrigava um material inflável semelhante a um colchão, que auxiliou no nivelamento. Seu deslocamento durou 30 minutos, e o cargueiro foi levado até um recuo situado fora da pista.
Os equipamentos que deram apoio na operação foram removidos após a retirada do avião. Além disso, foi feita uma varredura da pista e, depois, a INFRAERO realizou a vistoria de segurança para liberação dos pousos e decolagens. O processo todo levou uma hora e meia aproximadamente.
Logo após a liberação, todos os voos que foram cancelados foram retomados pelas companhias, com destaque para a Azul, empresa mais afetada por conta do ocorrido.
O CENIPA deverá investigar as causas do acidente.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Lana Torres